Mais biodiesel é prejudicial para quem roda pouco

O maior percentual de biodiesel no litro do óleo pode potencializar formação de borras que podem entupir filtros

Vai dar borra!
Aumento de 2% no teor do diesel pode dar dor de cabeça tanto para quem tem um SUV quanto para quem tem gerador de energia (Foto: Adobe Stock | AutoPapo )
Por Boris Feldman
Publicado em 19/01/2024 às 18h02
Atualizado em 20/02/2024 às 14h27

Se o seu veículo tem motor diesel, preste atenção! O governo antecipou o aumento do teor de biodiesel no diesel de 12% para 14%, que seria no próximo ano, para este mês de março.

VEJA TAMBÉM:

Apesar da ANP ter aumentado em maio de 2023 as exigências para reduzir os problemas provocados pelo biodiesel, eles continuam em determinadas regiões do país, principalmente no norte-nordeste e quando o diesel fica estocado por mais tempo. Em caminhões e ônibus que estão sempre rodando, a chance do biodiesel entupir motores é menor.

Mas um SUV ou uma picape que rodam pouco, há uma formação de borra no fundo do tanque que acaba entupindo filtros. Já em gerador de energia elétrica que raramente funciona, o risco é muito maior.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo Ribeiro 21 de janeiro de 2024

Boris,, existe algum aditivo ou procedimento que pode ser feito para não sofrer esse efeito higroscópico? O que é possível de se fazer para não ter os motores danificados por esse combustível. Não consigo encontrar nenhuma instrução na Internet ou nota técnica ou qualquer outra solução. Obrigado

Avatar
Deixe um comentário