Automático: faz tudo errado e ainda reclama!

Alguns donos de carro com câmbio automático não sabem utilizar o dispositivo da maneira correta e isso traz problemas no funcionamento

O condutor deve se atentar à maneira correta de utilizar o câmbio automático
O condutor deve se atentar à maneira correta de utilizar o câmbio automático (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Boris Feldman
19 de janeiro de 2022 21:32

Dúvida de quem tem carro com câmbio automático: vai encostar em uma ladeira, (para cima ou para baixo, não importa) e não sabe qual a sequência correta nos comandos do freio de estacionamento e do “P” na alavanca do câmbio.

Lamentavelmente, a maioria dos motoristas não o faz corretamente.

Importante lembrar que, o que deve “segurar” o carro na ladeira é sempre o freio de estacionamento. Depois de ele estar acionado é que se coloca a alavanca do câmbio no “P” de “Parking”.

E, ao sair com o carro, a operação é ao contrário: liga-se o motor, desengata-se a alavanca do “P”, e só então se solta o freio de estacionamento.

VEJA TAMBÉM:

O pior é que tem motorista que faz tudo errado e ainda reclama, “quando eu tiro a alavanca do câmbio do “P”, sinto um tranco”. Claro, pois era uma trava na caixa de marchas que estava segurando todo o peso do carro. Então, a coisa errada, no caso, é o próprio motorista…

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
rodrigo 21 de janeiro de 2022

Brasileiro não pode ter carro automático, automatizado ….. etc, brasileiro é índio tem que andar de carro de boi, carroça, piroga ou melhor a pé!!!!
O povo sem noção e escroto.

Avatar
Escroto é teu pai 23 de janeiro de 2022

Escroto é teu pai que deixou você nascer aqui…
Se não tivesse seu pai e sua mãe, não nasceria um escroto igual a você !

Avatar
Thássio 21 de janeiro de 2022

Ele se equivocou. O jeito certo para estacionar: coloca em “N”, puxa o freio de mão e só depois coloca em “P”. Para sair: Pisa no pedal do freio, solta o freio de mão e coloca em “D”.

Avatar
Eduardo 22 de janeiro de 2022

Simples assim! Mas pelo jeito nem o autor da matéria sabe.

Avatar
Luciano 22 de janeiro de 2022

Com o cambio no N e o pé no freio aciona o freio de estacionamento depois solta o pé do freio pra descarregar o peso do carro, pisa novamente no freio e finalmente no P

Avatar
Deixe um comentário