Automático: faz tudo errado e ainda reclama!

Alguns donos de carro com câmbio automático não sabem utilizar o dispositivo da maneira correta e isso traz problemas no funcionamento

O condutor deve se atentar à maneira correta de utilizar o câmbio automático
O condutor deve se atentar à maneira correta de utilizar o câmbio automático (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 19/01/2022 às 21h32

Dúvida de quem tem carro com câmbio automático: vai encostar em uma ladeira, (para cima ou para baixo, não importa) e não sabe qual a sequência correta nos comandos do freio de estacionamento e do “P” na alavanca do câmbio.

Lamentavelmente, a maioria dos motoristas não o faz corretamente.

Importante lembrar que, o que deve “segurar” o carro na ladeira é sempre o freio de estacionamento. Depois de ele estar acionado é que se coloca a alavanca do câmbio no “P” de “Parking”.

E, ao sair com o carro, a operação é ao contrário: liga-se o motor, desengata-se a alavanca do “P”, e só então se solta o freio de estacionamento.

VEJA TAMBÉM:

O pior é que tem motorista que faz tudo errado e ainda reclama, “quando eu tiro a alavanca do câmbio do “P”, sinto um tranco”. Claro, pois era uma trava na caixa de marchas que estava segurando todo o peso do carro. Então, a coisa errada, no caso, é o próprio motorista…

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Vilmar Canez 15 de julho de 2022

O pessoal esta discutindo. Sem nescessidade e so olhar o manual que resolve

Avatar
rodrigo 21 de janeiro de 2022

Brasileiro não pode ter carro automático, automatizado ….. etc, brasileiro é índio tem que andar de carro de boi, carroça, piroga ou melhor a pé!!!!
O povo sem noção e escroto.

Avatar
Escroto é teu pai 23 de janeiro de 2022

Escroto é teu pai que deixou você nascer aqui…
Se não tivesse seu pai e sua mãe, não nasceria um escroto igual a você !

Avatar
Thássio 21 de janeiro de 2022

Ele se equivocou. O jeito certo para estacionar: coloca em “N”, puxa o freio de mão e só depois coloca em “P”. Para sair: Pisa no pedal do freio, solta o freio de mão e coloca em “D”.

Avatar
Eduardo 22 de janeiro de 2022

Simples assim! Mas pelo jeito nem o autor da matéria sabe.

Avatar
Luciano 22 de janeiro de 2022

Com o cambio no N e o pé no freio aciona o freio de estacionamento depois solta o pé do freio pra descarregar o peso do carro, pisa novamente no freio e finalmente no P

Avatar
Deixe um comentário