Pneu: errado conferir apenas as medidas

Chegou a hora de trocar o pneu do carro. Conferir a medida ao comprar um novo é importante, mas não deve ser o único critério de escolha

A própria borracha mostra a medida de um pneu
A própria borracha mostra a medida de um pneu (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
20 de janeiro de 2022 07:32

Componentes de reposição de um automóvel tem pelos preços variáveis no mercado, mas tudo depende também da qualidade e das características. Bom exemplo é no momento de comprar pneu de reposição.

E um dos enganos de quem o compra é achar que basta encontrar o pneu com a medida correta. Se o pneu do carro for, por exemplo, 175×65 R15, outro que tenha exatamente estas medidas vai caber na roda. Mas nem sempre é o indicado para aquele modelo.


Antes de comprar um pneu, verifique no seu original, que está no carro ou indicado no manual, as outras indicações na banda lateral. Todas muito importantes para a segurança.

– Tem um número (97, por exemplo) que indica o peso que ele deve suportar.

– Outra indicação é a letra (Y, por exemplo) que indica a velocidade máxima daquele pneu.

– E também o DOT, os dígitos que indicam semana e ano que ele foi produzido. Se o DOT é 1321, significa ele ter sido produzido na 13ª semana de 2021. Faça as contas, pois a durabilidade máxima é de seis anos. Se ele já tiver três ou quatro anos de fabricação, não o adquira, pois vai durar apenas dois ou três anos em boas condições.

VEJA TAMBÉM:

Finalmente, no Brasil não é obrigatório, mas alguns pneus de exportação registam uma durabilidade referencial, em relação a um padrão que é 100. É o “treadwear”, que varia de 80 a 600. Quanto maior, melhor…

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Evandro Silva Brito 23 de janeiro de 2022

Gostei muito de saber sobre comprar pneus novos, sobre medidas durabilidade , fabricação datas de vencimento,e capacidade de carga .

Avatar
Deixe um comentário