Aviões podem ser abastecidos com ‘etanol’

Nos Estados Unidos, foi aprovado o bioquerosene, derivado do combustível vegetal; ele pode ser adotado em larga escala

bioquerosene aviao shutterstock 2055311654
É uma medica ecológica enquanto as baterias não são viáveis (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 06/03/2023 às 18h02

O EPA, órgão do governo dos Estados Unidos encarregado da proteção ambiental, acaba de aprovar o bioquerosene como combustível de aeronaves.

VEJA TAMBÉM:

Ele é produzido a partir do nosso etanol. Ou seja, ao contrário do querosene convencional de aviação, ele não é derivado de um combustível fóssil. E tem grandes chances de ser adotado em larga escala em todo o mundo.

Mas por que não a opção da energia elétrica nos aviões? Teoricamente é uma solução possível, entretanto apenas com a eletricidade vinda de baterias.

Elas são muito volumosas e principalmente pesadas para conferir a autonomia que um avião necessita. Então, bioquerosene nele!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcus Silva 7 de março de 2023

Cabe lembrar que até muito antes do avião agrícola Ipanema a álcool, a nossa Embraer já havia produzido e vendido o monomotor Corisco movido a etanol, no começo dos anos 80.

Avatar
Deixe um comentário