STF autoriza e você pode perder a CNH!

O Supremo Tribunal Federal decretou que os documentos dos inadimplentes podem ser apreendidos; motoristas profissionais estão isentos de risco

o que precisa ser feito para tirar a CNH
Motoristas inadimplentes correm risco de terem documentos caçados (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
Publicado em 07/03/2023 às 07h02

Sessenta e cinco milhões de brasileiros estão hoje inadimplentes, de acordo a Confederação Nacional dos Diretores Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito.

VEJA TAMBÉM:

E eles poderiam perder sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e passaporte de acordo com uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a fim de garantir o pagamento da dívida.

Mas há controvérsias e quem diga que a retenção do passaporte e da CNH só acontece depois de um processo judicial com comprovação da legitimidade dessa dívida e também de que a CNH jamais poderá ser retida de taxistas, motoristas de aplicativos e outros profissionais que dela necessitam, como ferramenta de trabalho.

Em sua decisão, o Supremo Tribunal Federal observa que a medida é válida desde que sejam respeitados os direitos fundamentais e os princípios de proporcionalidade e razoabilidade.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário