Boa alma: sem a correia, não adianta

É importante carregar uma correia do alternador extra no seu veículo. Mesmo que você não saiba trocar, alguém pode aparecer disposto a ajudar

É importante ter uma correia do alternador reserva, caso precise trocá-la enquanto estiver na estrada
É importante ter uma correia do alternador reserva, caso precise trocá-la enquanto estiver na estrada (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
27 de dezembro de 2021 07:32

Vai viajar de automóvel por esses dias? Então vai aqui uma dica de quatro itens importantes para você levar e que podem evitar dor de cabeça ou até despesas desnecessárias.

1 – Ninguém se lembra de colocar uma chave reserva no bolso por motivos óbvios, como perder a principal durante a viagem. Ou quebra-la;

2-  E aquele super prático tubinho reparador instantâneo de pneus? Nada pior que a operação de troca na estrada. Dependendo da região e do horário, além do trabalho, um perigo!

3-  Vale a pena também deixar no porta-malas um frasco de um litro do óleo do motor. Imagina se você chega no posto, puxa a vareta e percebe que tem que completar. Lá no posto tem, é claro, óleo do motor. Mas quem disse que tem exatamente o mesmo que você já usa?

VEJA TAMBÉM:

4- Correia do alternador. É simples, barata e não ocupa espaço. E ainda que você não saiba trocá-la, vai que apareça uma boa alma disposta a te ajudar. Mas sem a correia fica difícil, não?

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
15 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ney Verdandi 29 de dezembro de 2021

Considero as dicas válidas, mas seria interessante acrescentar:
01 – Correia dentada para carros com mais de 70K rodados que nunca foi trocada
01 – Cabo de bateria, principalmente para os carros jurássicos que utilizam interruptor da década de 80, e as pessoas esquecem de desligar.
01 – jogo de chaves diversas e uma lanterna; serve para socorrer outras pessoas também.
01 – Litro de óleo do motor; vários motores possuem um consumo maior em viagens longas.

Avatar
Andre Rocha 27 de dezembro de 2021

Levar tubinho reparador de pneus, em caso de furo. Ok, e vai encher como? Soprando a válvula do pneu?

Avatar
Sir.Alves 27 de dezembro de 2021

Compressor portátil12volts amigo. Leve, compacto e não é absurdo de caro. Abraço.

Avatar
Leitor corriqueiro 28 de dezembro de 2021

Acho que o tubo é com espuma especial veda-furo sob pressão, basta adaptar na válvula e enche o pneu.

Avatar
Mister Gasosa 27 de dezembro de 2021

A correia de acessórios do meu Onix 1.4-L ano 2019 é recomendado segundo o manual do proprietário verificar o seu estado a cada 10.000 km ou 1 ano, e ainda a sua substituição preventiva a cada 100.000 km ou 10 anos de uso. Logo quem segue o que recomenda o manual do proprietário dificilmente vai estourar a correia de acessórios, pois em 100.000 km rodados foram 10 inspeções.

Avatar
Mister Gasosa 29 de dezembro de 2021

O referido manual do proprietário do meu carro encontra-se disponível gratuitamente a visualização no site da Chevrolet do Brasil / Manual dos veículos.

Avatar
Polvo 27 de dezembro de 2021

Gostei das dicas. Acho que um frasco de líquido de arrefecimento também pode ser útil em viagens. Mesmo que o carro tenha sido revisado, problemas podem acontecer.

Avatar
Heitor Kabum 27 de dezembro de 2021

Sim, aí vc abre o radiador e recebe um litro de água fervendo na fuça. Genial

Avatar
Polvo 28 de dezembro de 2021

Sim Heitor, tem que saber abrir. Igual uma panela de pressão, vc vai soltando com cuidado e sem pressa dá certo.

Avatar
Fernando B 27 de dezembro de 2021

Somente dicas ruins e muito pouco práticas. Chave de fenda vai ajudar exatamente no que? Na outra dica, não se deve consultar o óleo no posto de combustível exatamente pelo simples motivo que leva no mínimo 10 minutos para o óleo assentar, dessa forma sempre que vc parar no posto e puxar a vareta vai estar “faltando” óleo. Agora a campeã de todas foi a última… levar uma correia??? Não é melhor trocar antes de levar se você acredita que ela possa estourar??? A única dica melhorzinha é a do pneu, as demais são realmente muito ruins.

Avatar
Rafaé 27 de dezembro de 2021

As dicas são válidas, já que voltamos para 1960!!

Avatar
Sir.Alves 27 de dezembro de 2021

Seu carro é um DeLorean Voador? Estou precisando de um também. Me passa o contacto do vendedor. Rsrsrs

Avatar
Kleber Pratagy Filho 27 de dezembro de 2021

Já tive caso de correia nova partir, as dicas são válidas sim!

Avatar
Andre Rocha 27 de dezembro de 2021

Ele não disse chave de FENDA, disse chave RESERVA, a chave reserva do sei veículo, caso você tranque a principal dentro dele, ou perca, ou quebre. Tá precisando de óculos, hein!

Avatar
Roberto 11 de junho de 2022

No manual do meu carro, recomenda verificar o nível do óleo a cada reabastecimento. É claro que ninguém vai desligar o motor e puxar a vareta instantaneamente, e é claro que mesmo que não espere 10 minutos para o óleo assentar, se o óleo estiver no mínimo da vareta, é problema na certa.

Avatar
Deixe um comentário