Calço hidráulico deve ser coberto pela garantia do carro?

Leitor reclama que o motor de seu carro quebrou com menos de um ano de uso, mas concessionária alega que ocorreu calço hidráulico

pistao motor carro calco hidraulico shutterstock
Por Boris Feldman
Publicado em 06/03/2020 às 06h15

Um leitor do AutoPapo nos mandou um e-mail reclamando contra a concessionária e a fábrica do seu automóvel, dizendo que vai entrar na justiça contra as duas. Pois teve negado o seu pedido de garantia do seu motor, que quebrou com menos de um ano e 12 meses de uso do carro. Pois eu não entraria na justiça, pois o motivo alegado pela concessionária foi calço hidráulico.

O calço hidráulico acontece quando o carro passa por um alagamento mais alto do que poderia, e a água entra no motor, travando o seu funcionamento e quebrando os seus componentes.

Por isso a recomendação: entrou num trecho alagado e o motor morreu? Não tente fazê-lo funcionar e leve-o rebocado para a oficina, onde se pode tirar a água e fazê-lo voltar a funcionar. Mas tentar (ligar o motor) com água no seu interior é prejuízo na certa!

alagado calco hidraulico alagamento shutterstock 505568617
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
FABIO 19 de junho de 2020

BOA MATERIA

Avatar
Júnior 6 de março de 2020

E também já vi na internet (Youtube) casos de calço hidráulico devido a bico injetor travar aberto, neste caso parece que a culpa é do combustível batizado. Assim senhores, vejam a importância de escolher combustível pela qualidade e não pelo preço. Gasolina e etanol infelizmente são batizados por solventes que podem travar aberto os bicos injetores.
Por fim. mas não menos importante no manual do proprietário deveria dizer que caso o carro use combustível adulterado se deva considerar o prazo de troca como de uso severo, ou seja, metade do período indicado para troca de uso normal.

Avatar
Júnior 6 de março de 2020

Corrigindo o texto:
“no manual do proprietário deveria dizer que para a troca do óleo do motor, caso o carro use combustível adulterado se deva considerar o prazo de troca como de uso severo, ou seja, metade do período indicado para troca de uso normal”.

Avatar
Deixe um comentário