Calibrar abaixo do recomendado aumenta o conforto?

Existem algumas dicas na internet que ensinam que calibrar os pneus com uma pressão abaixo da recomendada, pelo fabricante, aumenta o conforto. Será?

Por Boris Feldman 13/09/18 às 06h30
pneu calibragem  roda 02

Calibrar os pneus com uma pressão abaixo da recomendada tem seus prós e contras. É bom avaliar primeiro antes de colocar em prática tudo que é dito na internet.

[TRANSCRIÇÃO]

É verdade, pergunta um ouvinte nosso, que se rodar com o pneu ligeiramente abaixo da calibragem recomendada pelo fabricante, umas 3 libras a menos do que está no manual, o carro fica um pouco mais confortável? Anda mais macio? Transmite menos as irregularidades do piso para os ocupantes? Sim, com a calibragem reduzida, o carro fica um pouquinho mais macio. Eu também já vi essa recomendação na internet, que aliás, é uma fonte de informações, em sua maioria, falsas.

Pois, é verdade também, e isso ninguém explica na internet, que quando se reduz a calibragem recomendada no manual vai haver um aumento no desgaste do pneu. E não só isso, ele vai ter uma menor durabilidade e o consumo de combustível vai aumentar. Afinal,  quanto menos pressão nos pneus, mais atrito terá que ser vencido pelo motor. Além do mais, com a pressão, com a calibragem reduzida, o carro perde também em estabilidade e fica mais sujeito a derrapar nas curvas. De modo que você analise os prós e contras para ver se realmente vale a pena reduzira pressão dos pneus para deixar o carro um pouquinho mais confortável.

Calibrar
Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jura 23 de maio de 2019

Com.as ruas de SP,calibragem de fabrica acaba com.a suspensão,isso ninguém fala,meu fabricante recomenda 35 sinto um grão de arroz no asfalto além fazer o veículo bater seco..rígido em ruas acidentadas e buracos.

Avatar
Maciel 13 de setembro de 2018

Cheio demais o pneu arredonda e marca uma faixa no meio da bandagem dele e tudo que tiver no chão vc vai sentir enquanto dirige e vazio ele fica com uma faixa muito larga marcada na bandagem do pneu so que consume de combustível é maior

Avatar
Cássio 13 de setembro de 2018

E se eu trocar os pneus 1.75/65 r-14 por 1.85/70 r-14 o carro ganha mais estabilidade e melhora o conforto? Calibrando corretamente.

Avatar
Maciel 13 de setembro de 2018

Sim, ganha mais estabilidade, porque ele é mais largo trm mais base de contato com chão

Avatar
armando farias 13 de setembro de 2018

eu fez isso uma vez levei 2 multa troquei porque o carro se deslocava mas rápido e radar pega por aproximação e não marca certo no painel

Avatar
GIUSEPPE MARCUS MARIANO SABATINI 13 de setembro de 2018

Esqueceram de mencionar que tambem aumenta o risco de furar

Avatar
Deixe um comentário