Câmara no “sem câmara”?

Se você sofre um furo de pneu na estrada e precisa consertá-lo com certa urgência: utilizar a câmara em um pneu tubeless pode resolver?

Consertar o furo do pneu com uma câmara pode servir, mas apenas em situações emergenciais
Consertar o furo do pneu com uma câmara pode servir, mas apenas em situações emergenciais (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
12 de janeiro de 2022 21:32

Há tempos que não se usa mais pneu com câmara. Hoje são todos do tipo “tubeless” (sem câmara). Mas surgiu um leitor contando que um borracheiro sugeriu reparar o pneu dele, não consertando um furo – que era muito grande, quase um rasgo – mas adaptando uma câmera. É possível?

Sem dúvida que é, pelo menos emergencialmente.

O problema é que, quando os pneus eram produzidos para receber uma câmara em seu interior, seu acabamento interno era específico para isso, bem liso e sem rugosidades, para não danificar a câmara.

Depois de abolida a câmara, as fábricas de pneus deixaram de caprichar no acabamento interno. Ou seja, mesmo no pneu não previsto para receber uma câmara, é possível colocá-la.

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Porém, o atrito que ocorre entre ela e o pneu pode danificá-la. E o tiro sair pela culatra. Talvez seja mesmo uma solução apenas emergencial.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
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Marcus 21 de fevereiro de 2022

Só colocar a camara nova dentro de uma câmara velha aberta sem o bico. A câmara velha vai servir de proteção.

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Will silva 16 de janeiro de 2022

Quando acontece de furar o pneu aqui eles costumam usar a câmara de ar dentro com outra velha pra proteger a nova nesse tipo de pneu

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Peter Paulo de Brito 15 de janeiro de 2022

Verdade falou tudo! Tive um pneu zerado que me cortaram no meio fio e me colocaram uma câmera de ar resultado a câmera furava direto pelo atrito que foi mencionado aí! Pra deixar de furar revesti o pneu com uma câmera de ar velha! Falei pro dono do veículo que o ideal seria vulcanizar o pneu!

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Nanael Soubaim 13 de janeiro de 2022

Foi o que eu pensei. Mesmo se utilizando da gambiarra de encerar ou lubrificar o interior do pneu, o atrito pode causar um acidente, isso se um incêndio não o fizer primeiro.

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