Se o câmbio é automático, por quê ‘1, 2 e 3’ no cursor da alavanca?

Caindo cada vez mas no gosto dos brasileiros, o câmbio automático ainda tem gerado dúvidas sobre como utilizá-lo. Mas, eu esclareço aqui

Por Boris Feldman 01/04/20 às 08h30
cambio automatico 3 marchas shutterstock

Acabou o tabu do câmbio automático, ele cada vez vende mais por aqui e cada vez surgem mais dúvidas a seu respeito. Uma que um leitor do AutoPapo me fez é que: “se o carro é automático, pra quê no curso da alavanca ter os números 3, 2, 1 para engatar estas marchas? Não basta deixar no D, de Drive?”

E sem dúvida com a alavanca no D, o carro faz tudo sozinho, mas com duas exceções. Primeiro: numa estrada, ao chegar numa curva e o motorista quiser reduzir a marcha usando também a caixa, ele tem que puxar a alavanca para o três ou para o dois.

VEJA TAMBÉM

E a segunda situação é numa longa e íngreme descida de estrada. É aconselhável o motorista a reduzir a velocidade usando a marcha para poupar os freios. Veja esse assunto com mais detalhes clicando aqui.

cambio automatico 3 marchas shutterstock
Câmbio automático com L (1), 2 e 3 no cursor da alavanca (Foto Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Eduardo Henrique Ribeiro de Barros 9 de abril de 2020

    Caro Boris, antes de tudo sou seu fam e o ouço diariamente na CDL FM em Belo Horizonte. Só acrescentando o comentário sobre o câmbio automático, porque das posições 1, 2 e até 3 se existe o D (Drive) que troca todas as marchas sozinho. Acrescento ao seu comentário o uso em estradas de terra onde precisamos do carro mais firme com os giros mais altos, principalmente em épocas de chuva. Grande Abraço, Saúde e Sucesso.

  • Avatar
    simone greslan 6 de abril de 2020

    Carro automático quando paro no semáforo deixo no neutro ou no drive???

    • Avatar
      Rivaldo 14 de maio de 2020

      nunca mexa no câmbio quando parar em sinaleiro, deixe no P. Se ficar colocando no N, logo não terá mais câmbio…

  • Avatar
    Antonio Sousa da Conceição Mendes 2 de abril de 2020

    Faltou informar que numa situação como a travessia de trecho alagado se deve colocar a alavanca em 1 ou em L para segurar o câmbio nessa marcha, elevando a rotação do motor, impedindo entrada de água pelo escapamento e que o motor apague no meio da travessia

  • Avatar
    Geovani 2 de abril de 2020

    Que péssima matéria.

  • Avatar
    Carlosqueiroz00@.com 2 de abril de 2020

    Muito proveitoso e esclarecedor tirando dúvidas que muitas vezes não são esclarecidas quando se adquiri um automóvel automático, parabéns pela iniciativa, Obrigado

  • Avatar
    Roberto 2 de abril de 2020

    Caro Boris, existe mais uma situação em que esse recurso se torna ainda mais útil. Trata-se de subidas muito íngremes, onde vc posiciona a alavanca na posição 1 e executa a subida em velocidade constante, num giro menor, poupando o câmbio (caso estivesse em D) de ficar fazendo trocas desnecessárias.

    • Avatar
      Fabrício 3 de abril de 2020

      Péssima materia

  • Avatar
    Léo 2 de abril de 2020

    Cada ves “mais”, né…

Avatar
Deixe um comentário