Se o câmbio é automático, por quê ‘1, 2 e 3’ no cursor da alavanca?

Caindo cada vez mas no gosto dos brasileiros, o câmbio automático ainda tem gerado dúvidas sobre como utilizá-lo. Mas, eu esclareço aqui

Câmbio automático conta com sistema "anti-barbeiragem"
Por Boris Feldman
Publicado em 01/04/2020 às 08h30
Atualizado em 02/04/2020 às 11h13

Acabou o tabu do câmbio automático, ele cada vez vende mais por aqui e cada vez surgem mais dúvidas a seu respeito. Uma que um leitor do AutoPapo me fez é que: “se o carro é automático, pra quê no curso da alavanca ter os números 3, 2, 1 para engatar estas marchas? Não basta deixar no D, de Drive?”

E sem dúvida com a alavanca no D, o carro faz tudo sozinho, mas com duas exceções. Primeiro: numa estrada, ao chegar numa curva e o motorista quiser reduzir a marcha usando também a caixa, ele tem que puxar a alavanca para o três ou para o dois.

VEJA TAMBÉM

E a segunda situação é numa longa e íngreme descida de estrada. É aconselhável o motorista a reduzir a velocidade usando a marcha para poupar os freios. Veja esse assunto com mais detalhes clicando aqui.

cambio automatico 3 marchas shutterstock
Câmbio automático com L (1), 2 e 3 no cursor da alavanca (Foto Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antônio Geciani Junior 26 de julho de 2022

Eu como eu também moro numa cidade aonde existe muitas ladeiras subidas e descidas aqui eu posso fazer o uso direto do dessa marcha 23 para poder deixar o carro sempre engatado nessas marchas para ajudar o consumo da combustível não ficar alongando para troca mais longas

Avatar
Eduardo Henrique Ribeiro de Barros 9 de abril de 2020

Caro Boris, antes de tudo sou seu fam e o ouço diariamente na CDL FM em Belo Horizonte. Só acrescentando o comentário sobre o câmbio automático, porque das posições 1, 2 e até 3 se existe o D (Drive) que troca todas as marchas sozinho. Acrescento ao seu comentário o uso em estradas de terra onde precisamos do carro mais firme com os giros mais altos, principalmente em épocas de chuva. Grande Abraço, Saúde e Sucesso.

Avatar
simone greslan 6 de abril de 2020

Carro automático quando paro no semáforo deixo no neutro ou no drive???

Avatar
Rivaldo 14 de maio de 2020

nunca mexa no câmbio quando parar em sinaleiro, deixe no P. Se ficar colocando no N, logo não terá mais câmbio…

Avatar
Antonio Sousa da Conceição Mendes 2 de abril de 2020

Faltou informar que numa situação como a travessia de trecho alagado se deve colocar a alavanca em 1 ou em L para segurar o câmbio nessa marcha, elevando a rotação do motor, impedindo entrada de água pelo escapamento e que o motor apague no meio da travessia

Avatar
Geovani 2 de abril de 2020

Que péssima matéria.

Avatar
Carlosqueiroz00@.com 2 de abril de 2020

Muito proveitoso e esclarecedor tirando dúvidas que muitas vezes não são esclarecidas quando se adquiri um automóvel automático, parabéns pela iniciativa, Obrigado

Avatar
Roberto 2 de abril de 2020

Caro Boris, existe mais uma situação em que esse recurso se torna ainda mais útil. Trata-se de subidas muito íngremes, onde vc posiciona a alavanca na posição 1 e executa a subida em velocidade constante, num giro menor, poupando o câmbio (caso estivesse em D) de ficar fazendo trocas desnecessárias.

Avatar
Fabrício 3 de abril de 2020

Péssima materia

Avatar
Léo 2 de abril de 2020

Cada ves “mais”, né…

Avatar
Deixe um comentário