Tabela Fipe ou KBB: qual delas é mais confiável?

Tabela Fipe e KBB têm seus métodos de avaliar o valor de um carro usado, mas uma delas tem uma vantagem interessante a ser observada

Por Boris Feldman01/04/20 às 06h15

No Brasil, por enquanto quando se fala em tabela de carros usados, lembra-se imediatamente da tabela Fipe. Ela registra o valor aproximado com que o modelo é comercializado no mercado de usados.

Já nos Estados Unidos, a tabela de maior credibilidade é o Kelley Blue Book, ou KBB. Que existe há quase 80 anos, e veio de mala e cuia para o Brasil. A vantagem do KBB em relação a tabela Fipe é que ele não dá um único valor para o modelo de determinado ano, mas ele leva em consideração a quilometragem rodada, os equipamentos.

Enfim, tudo aquilo que influencia no preço real de mercado. Ele já é referência das tabelas de vários veículos de comunicação aqui no Brasil. Entre eles a revista Quatro Rodas e o portal AutoPapo.

Volkswagen Gol branco: seu valor na tabela Fipe e KBB pode variar
A tabela KBB é mais acurada quando se trata de preços de carros usados (Montagem | AutoPapo)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Ghoc 3 de abril de 2020

    tudo especulação

  • Avatar
    gustavo vigato 2 de abril de 2020

    O que vale para pagto de IPVA é a Fipe.
    Está na hora desse imposto ser analisado, pois poucos carros tem valor de mercado igual ao valor citado pela Fipe, pode até valer qdo no máximo 2 anos uso, passou disso não pega mais Fipe.
    A não ser carros 2012 com 30.000km,desses que dono tira da garagem no domingo, vai a padaria e guarda de novo.
    Que se crie um IPVA proporcional a km então, assim como está não é justo!

    • Avatar
      Rivaldo 14 de maio de 2020

      Muito bem pensado, parabéns !
      Os carros sem multa também deveria ter desconto na hora do pgto dos tributos que oneram os mesmos.

  • Avatar
    Julio zancan 1 de abril de 2020

    Kbb eh mt mais realista.

Avatar
Deixe um comentário