Tabela Fipe ou KBB: qual delas é mais confiável?

Tabela Fipe e KBB têm seus métodos de avaliar o valor de um carro usado, mas uma delas tem uma vantagem interessante a ser observada

Por Boris Feldman01/04/20 às 06h15

No Brasil, por enquanto quando se fala em tabela de carros usados, lembra-se imediatamente da tabela Fipe. Ela registra o valor aproximado com que o modelo é comercializado no mercado de usados.

Já nos Estados Unidos, a tabela de maior credibilidade é o Kelley Blue Book, ou KBB. Que existe há quase 80 anos, e veio de mala e cuia para o Brasil. A vantagem do KBB em relação a tabela Fipe é que ele não dá um único valor para o modelo de determinado ano, mas ele leva em consideração a quilometragem rodada, os equipamentos.

Enfim, tudo aquilo que influencia no preço real de mercado. Ele já é referência das tabelas de vários veículos de comunicação aqui no Brasil. Entre eles a revista Quatro Rodas e o portal AutoPapo.

Volkswagen Gol branco: seu valor na tabela Fipe e KBB pode variar
A tabela KBB é mais acurada quando se trata de preços de carros usados (Montagem | AutoPapo)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
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    Ribeiro 11 de setembro de 2020

    Acredito que o mercador Americano e muito diferente do Mercado Brasileiro.No meu ponto de vista e na pratica em campo a realidade e outra.Se o particular for um pouco mais inteligente ele não entrega seu Usado em revenda concessionária ele mesmo buscar realizar a venda com preço menor como particular.Se for carro de qualidade ele sabe o valor que o carro tem.Não precisa ser muito inteligente para fazer essa analise.

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    BILL CARLOS MANHÃES 31 de julho de 2020

    Feldmann boa noite. O que deve tomar cuidado na compra de uma BMW 528I 2013? Saudações

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    Ghoc 3 de abril de 2020

    tudo especulação

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    gustavo vigato 2 de abril de 2020

    O que vale para pagto de IPVA é a Fipe.
    Está na hora desse imposto ser analisado, pois poucos carros tem valor de mercado igual ao valor citado pela Fipe, pode até valer qdo no máximo 2 anos uso, passou disso não pega mais Fipe.
    A não ser carros 2012 com 30.000km,desses que dono tira da garagem no domingo, vai a padaria e guarda de novo.
    Que se crie um IPVA proporcional a km então, assim como está não é justo!

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      Rivaldo 14 de maio de 2020

      Muito bem pensado, parabéns !
      Os carros sem multa também deveria ter desconto na hora do pgto dos tributos que oneram os mesmos.

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    Julio zancan 1 de abril de 2020

    Kbb eh mt mais realista.

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