Câmbio automático tem trava “anti-barbeiragem”

Apesar de já ser comum no Brasil, o câmbio automático ainda desperta dúvida entre os motoristas. Para evitar 'barbeiragens', há uma solução

Câmbio automático conta com sistema "anti-barbeiragem"
Câmbio automático conta com sistema "anti-barbeiragem" (Foto: Renault | Divulgação)
Por Boris Feldman
27 de maio de 2021 07:30

Eu já recomendei aqui várias vezes reduzir a marcha nas descidas, colocar para descer a mesma que se usaria para subir. Principalmente para poupar o sistema de freios, para ajudá-lo com o freio-motor. Mas alguns leitores do AutoPapo me questionaram, pois alegam ter agora um automóvel com câmbio automático.

Não sabem se é possível essa redução de marcha no automático e nem se ela não poderia prejudicar o câmbio e o motor. E isso é porque o motorista que compra um carro automático, acha que é colocar alavanca no “D” – Drive, e esquecer da vida.

VEJA TAMBÉM:

Mas essa alavanca tem posições que permite o motorista colocar na marcha que ele bem entender. E o sistema eletrônico não permite ele engatar a marcha errada que poderia elevar exageradamente as rotações do motor.

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
SergioRoberto Gomes 29 de maio de 2021

Quando vc coloca na oposição D o carro desce na colocaçao do pé no freio apertando de vagar.
N a o precisa de mais nada.E só ter calma

Avatar
Dalton Carlos 28 de maio de 2021

Olá tenho um city automático 2010, com borboletas no volante. Ele não permite subir marchas em velocidades inadequadas, assim como não permite uma redução de marchas em velocidades altas. Exceto quando o sistema percebe que está em freio motor. Neste caso ele permite uma marcha baixa e NÃO sobe marcha automaticamente, mesmo em declive acentuado, somente após pisar no acelerador é que o sistema libera pra marchas mais altas. Então desta forma é simples pra descer um longo declive no freio motor.

Avatar
Ari geronasso 27 de maio de 2021

Gostaria de sabe se é possível mudar de posição com o veículo em movimento sem prejudicar os caixa obrigado

Avatar
Mateus Lopes 27 de maio de 2021

Então cara, se o seu carro tem a função “Tiptronic” pra poder reduzir ou aumentar marchas não tem problema, só que não é recomendado você troque as posições do câmbio em movimento não

Avatar
SergioRoberto Gomes 29 de maio de 2021

Não faça isso é perigoso.
Deixa que o câmbio se encarrega do resto.
Se o dizer você danifica o sistema câmbio automatico.
Que é muito caro

Avatar
moises 20 de julho de 2021

O cambio atomatico foi projetado para mudar as posiçoes em movimento menos a ré

Avatar
brunoav123 27 de maio de 2021

Eu rodo muito com carros no NEUTRO aproveitando o embalo e em marcha lenta… economizo MUITA gasolina desta forma… nas cidades eu jogo Neutro uns 200 metros antes de uma curva ou quando vejo que o sinal fecha lá na frente… eu fazia isto em carros automaticos tb e funcionava muito bem. Mas mecanicos não recomendam por conta de parar lubrificação. Porém creio que rodar até 15 segundos em marcha lenta no cambio automatico não fará mal.

Avatar
Mateus Lopes 27 de maio de 2021

Amigo se seu carro não for carburado você não está economizando rodando no neutro, pelo contrário está gastando mais freio que o necessário por não usar a reduzida do câmbio,seu carro só gasta combustível a partir do momento que você pisa no acelerador caso não, o consumo se manterá

Avatar
Paulo de Oliveira Leite 27 de maio de 2021

Todos os câmbios automáticos podem trocar marchas em movimento, o cuidado é saber usar a marcha certa, ter paciência e não acionar mais de uma vez ao reduzir; quanto ao usar o neutro, nunca faça isto, jamais.
Paulo de Oliveira Leite, Especialista em Trânsito.

Avatar
Paschoali Ribeirao Preto 27 de maio de 2021

Bom dia Equipe e Grande Mestre Boris, aprendi a dirigir carro automatic nos anos 80 , questionei meu pai pq só usavam o D, e R, ele respondeu, , é que não sabem tirar proveito dos recursos desse modelo, e Sempre Prezervar Freios, já em 2012 comprei com automatic, e sempre fazendo reduções em estradas e cidade usando freio motor, e os mitos que automatic hasta mais, é falso, os meus na cidade ambos fazem 10,5 pra mais, é claro que depende do pé de cada um. Forte Abraço querido Feldman!

Avatar
Carlos 27 de maio de 2021

O mesmo acontece com as novas caixas sequenciais tambem e possivel essa mudanca de cambio para usar “freio motor” como nos automáticos

Avatar
Deixe um comentário