Câmbio automático travando no P. Saiba o motivo e como resolver

Problemas com o mau uso do câmbio automático podem se agravar com o passar do tempo. E, a solução está em usar a posição P da maneira correta

Por Boris Feldman 18/11/18 às 07h30
corolla cambio automatico marcha

Alguns problemas nos automóveis são causados pelos próprios motoristas, como o câmbio automático travando no P, de parking. A solução está na mudança de hábito.

[TRANSCRIÇÃO]

Leitor do nosso AutoPapo reclama que no seu Toyota Corolla a alavanca do câmbio resiste na hora de tirá-la do P, de parking. E ele quer saber qual é o problema. Pois saiba então, que o problema está entre o volante e o banco. Porque se a alavanca resisti pra sair do P é por culpa do próprio motorista que usou a posição parking de maneira errada.

Quando se para numa subida ou numa descida como carro de câmbio automático, primeiro se puxa o freio de mão, para depois tirar alavanca do D ou do N e colocar no P de parking. Ou seja, quem está travando o carro é o freio de mão. A alavanca no P é para uma emergência, e não pra segurar o carro. Ao sair com o automóvel chegou a hora da operação inversa: liga-se o motor, tira-se alavanca do P, para depois soltar o freio de mão. Então a solução é bem simples: é só usar as boas práticas no momento de estacionar.

Câmbio automático travou, o que fazer

Agora no caso da alavanca do câmbio travar por causa de uma pane elétrica, já que você não vai conseguir ligar o carro,  a solução é bem simples: tire uma tampinha que fica próximo ao câmbio e use a própria chave do carro para empurrar um botãozinho que fica embutido lá para desbloquear a alavanca e colocá-la na posição N. Assim, você poderá soltar o carro para colocá-lo em um reboque ou empurrá-lo para um outro local.

Câmbio automático travando no P

E mais: Não aceite empurroterapia na revisão programada

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Wladimur Sasso 18 de novembro de 2020

Olá, boa noite !!! … POR FAVOR, PRECISO DE ORIENTAÇÃO: Minha Tracker 2018 “Premier” apresentou ESPORADICAMENTE, seguinte problema: Mesmo com o freio de mão NÃO ACIONADO, e a alavanca do câmbio automático NA POSIÇÃO “D” ou “R”, nota-se que as rodas ESTÃO TRAVADAS ou seja, O FREIO ESTA ACIONADO… Para destravar, tenho colocado o câmbio em “N” e movimento o veículo, ocorrendo assim o DESTRAVAMENTO e consequente movimentação normal do veículo … Recentemente na revisão geral, foi verificado discos pastilhas, faixas e também, foi feito “SANGRIA” no sistema de freio e, estou testando e aguardando para ver se “A PANE OCORRE NOVAMENTE” … Quem conhecer ou souber sobre o problema, por favor me informe … Grato e abraço forte A Todos.
]

Avatar
Osvaldo andriolo 12 de julho de 2020

Meu eco esport

travou a marcha em p como destravar

Avatar
zildo richter 8 de janeiro de 2020

Tenho um i30 que tambem esta com este problema de travamento no p que ja vinha apresentando problema ao ligar ele nao dava sinal.Gostaria de saber se algo eletrico.

Avatar
Tadeu Jose moraes 21 de dezembro de 2019

Tenho um versa nissan unique 1.6 ano 2018
Com todos os procedimentos de parada ele trava algumas vezes destrava no parking
A bateria do carro influencia .

Avatar
ANTONIO ELDER SAMPAIO NUNES 19 de agosto de 2019

Sou um ouvinte assíduo dos seus programas e ensinamentos sobre veículos.
Preciso de uma orientação:
Externei o interesse em adquiri um ASX 2013 de meu filho, bem conservado 90.000km.
Ele me relatou que não me venderia por está com um problema: Não desengata do P com intermitência. Ouvi suas orientações, imagino que tenha feito mal uso. Agora fazendo tudo correto continua com mais frequência.
É problema grave????

AutoPapo
AutoPapo 19 de agosto de 2019

Olá, Antonio.

Difícil fazer um diagnóstico a distância. Sugerimos que você procure uma oficina especializada.

Obrigado

Avatar
Rafael Benevides 20 de dezembro de 2019

Amigo recentemente tive esse problema com o Sentra, e acredito que pode ser que a mesma solução lhe assista.

No pedal do freio existem dois sensores um de dois pinos, que é da luz de freio e outro de quatro pinos que é o que faz a comunicação com uma espécie de motor de trava embaixo da alavanca de câmbio.

No meu caso,troquei esse sensor e os problemas não se repetiram. Verifique também a possibilidade de essa trava não receber a voltagem necessária para seu correto funcionamento!

Avatar
Deixe um comentário