Câmbio automatizado: foi o fim apenas da versão com uma embreagem

O câmbio automatizado chegou ao fim no Brasil com o GSR deixando de ser ofertado no Fiat Cronos. Esse tipo de transmissão é totalmente ruim?

Por Boris Feldman 04/11/20 às 21h31
cambio gsr fiat cronos argo
Câmbio automatizado do tipo DSG presente nos modelos Fiat Argo e Cronos (Foto: Fiat | Divulgação)

A opção do câmbio automatizado, o GSR, no Fiat Cronos, já era. E com isso, toda a imprensa noticiou que foi o fim do câmbio automatizado, pois o Cronos era o último automóvel com essa opção.

Quer saber? Já vai tarde! Pois era uma solução tecnicamente medíocre.

Mas não é o fim do câmbio automatizado, pois este do Fiat, assim como os da GM, Renault e Volkswagen, era o automatizado com uma embreagem. Porém tem com duas embreagens.

Que pode ser muito ruim, como o da Ford, (Powershift) mas muito bom, como o DSG da Volkswagen.

Também utilizado pelas marcas Audi e Porsche com outras denominações Duas asiáticas, Chery e Hyundai, também oferecem o automatizado de duas embreagens. Uma solução considerada por muitos como o “estado da arte” do câmbio automático.

Câmbio automatizado do tipo DSG presente nos modelos Fiat Argo e Cronos
Câmbio automatizado é bom; mas a versão de dupla embreagem (Foto: Fiat | Divulgação)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Oswaldo 5 de novembro de 2020

    DSG -> 100% excelente! FOX 65000km cambio impecável!

    • Avatar
      Fox 5 de novembro de 2020

      Fox é carro popular. Nunca teve e nunca terá câmbio DSG…
      Se informe melhor…

  • Avatar
    Zeca 5 de novembro de 2020

    Sempre me surpreendo com comentários que desabonam o Power Shift. Fiquei só um ano com meu Fiesta Titanium, mas foi uma experiência extremamente agradável. Só tive carros automáticos desde 2008, sendo o Fiesta o único automatizado e tão prazeroso quanto os automáticos, mais econômico e mais rápido dada a ausência do conversor de torque. Não tenho o conhecimento do Boris, mas tive o câmbio e era o melhor predicado do carro.

    • Avatar
      Caio 6 de novembro de 2020

      Meu amigo, esse Boris nem sabe o que fala, nem leve em consideração….sem comentários…

  • Avatar
    Herón 5 de novembro de 2020

    Sem dúvidas o DSG da VW é ótimo. Meu Jetta 2.0 TSi é 2013, com 75.000km, manutenção em dia. Não conheço câmbio melhor!!!

  • Avatar
    Marquinhos 4 de novembro de 2020

    Tenho um DSG e nunca deu defeito, carro 2015, com 35.000km.

    • Avatar
      Paulo 4 de novembro de 2020

      Meu Golf 2014 DSG continua perfeito também, fora que as mudanças de marcha muito rápidas.

Avatar
Deixe um comentário