Câmbio automatizado: foi o fim apenas da versão com uma embreagem

O câmbio automatizado chegou ao fim no Brasil com o GSR deixando de ser ofertado no Fiat Cronos. Esse tipo de transmissão é totalmente ruim?

cambio gsr fiat cronos argo
Câmbio automatizado do tipo DSG presente nos modelos Fiat Argo e Cronos (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Boris Feldman
04 de novembro de 2020 21:31

A opção do câmbio automatizado, o GSR, no Fiat Cronos, já era. E com isso, toda a imprensa noticiou que foi o fim do câmbio automatizado, pois o Cronos era o último automóvel com essa opção.

Quer saber? Já vai tarde! Pois era uma solução tecnicamente medíocre.

Mas não é o fim do câmbio automatizado, pois este do Fiat, assim como os da GM, Renault e Volkswagen, era o automatizado com uma embreagem. Porém tem com duas embreagens.

Que pode ser muito ruim, como o da Ford, (Powershift) mas muito bom, como o DSG da Volkswagen.

Também utilizado pelas marcas Audi e Porsche com outras denominações Duas asiáticas, Chery e Hyundai, também oferecem o automatizado de duas embreagens. Uma solução considerada por muitos como o “estado da arte” do câmbio automático.

Câmbio automatizado do tipo DSG presente nos modelos Fiat Argo e Cronos
Câmbio automatizado é bom; mas a versão de dupla embreagem (Foto: Fiat | Divulgação)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodinei Ramos da Rocha Rocha 3 de maio de 2021

Não conheço os câmbios Power shift mais antigos, mas tenho uma ecosport 2016, e não posso reclamar de nada o cambio é muito rápido, a troca de marchas é suave e já estou com mais de 90000km, sem nenhun problema, só troquei 1 jogo de pneus, uma bateria, filtro, um jogo de pastilhas e lubrificantes, o carro faz até 16 Km por litro com gasolina na estrada, já viajei 5000 km por estradas na Argentina , e lá com gasolina pura, o carro chegou a 18km por litro em estradas sinuosas e subidas de serra, chegando a temperaturas abaixo de -3 °C.

Avatar
Rodinei Ramos da Rocha Rocha 3 de maio de 2021

Não conheço os câmbios Power shift mais antigos, mas tenho uma ecosport 2016, e não posso reclamar de nada o cambio é muito rápido, a troca de marchas é suave e já estou com mais de 90000km, sem nenhun problema, só troquei 1 jogo de pneus, uma bateria, filtro e lubrificantes, o carro faz até 16 Km por litro com gasolina na estrada, já viajei 5000 km por estradas na Argentina , e lá com gasolina pura, o carro chegou a 18km por litro em estradas sinuosas e subidas de serra, chegando a temperaturas abaixo de -3 °C.

Avatar
Oswaldo 5 de novembro de 2020

DSG -> 100% excelente! FOX 65000km cambio impecável!

Avatar
Fox 5 de novembro de 2020

Fox é carro popular. Nunca teve e nunca terá câmbio DSG…
Se informe melhor…

Avatar
Zeca 5 de novembro de 2020

Sempre me surpreendo com comentários que desabonam o Power Shift. Fiquei só um ano com meu Fiesta Titanium, mas foi uma experiência extremamente agradável. Só tive carros automáticos desde 2008, sendo o Fiesta o único automatizado e tão prazeroso quanto os automáticos, mais econômico e mais rápido dada a ausência do conversor de torque. Não tenho o conhecimento do Boris, mas tive o câmbio e era o melhor predicado do carro.

Avatar
Caio 6 de novembro de 2020

Meu amigo, esse Boris nem sabe o que fala, nem leve em consideração….sem comentários…

Avatar
Herón 5 de novembro de 2020

Sem dúvidas o DSG da VW é ótimo. Meu Jetta 2.0 TSi é 2013, com 75.000km, manutenção em dia. Não conheço câmbio melhor!!!

Avatar
Marquinhos 4 de novembro de 2020

Tenho um DSG e nunca deu defeito, carro 2015, com 35.000km.

Avatar
Paulo 4 de novembro de 2020

Meu Golf 2014 DSG continua perfeito também, fora que as mudanças de marcha muito rápidas.

Avatar
Deixe um comentário