Por que os carros bebem mais no Brasil que em outros países?

O alto consumo de combustível dos carros no Brasil não significa que nossa gasolina seja ruim. O problema, na verdade, é a mistura

Por Boris Feldman 28/10/19 às 17h30
bomba de combustivel gasolina etanol diesel frentista posto de combustivel abastecer shutterstock 2

Questão colocada por brasileiros que dirigem carros a gasolina em outros países, ou que comparam, por fichas técnicas ou literatura, o consumo de combustível lá e cá, é: por que no Brasil o carro bebe que em outros países? É sinal de que a nossa gasolina é realmente inferior às outras?

Negativo. A nossa gasolina é tão boa quanto ou melhor que as de outros países. O que faz o consumo do mesmo carro ser maior no Brasil é a quantidade de etanol anidro adicionado à gasolina, que chega a absurdos 27%.

Enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, a proporção é de apenas 10%, mas aí ela é chamada de Gasohol. E por uma questão de honestidade, se cobra um pouco menos por ela.

gasolina tanque abastecer preco valor combustivel
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
RICARDO VASCONCELOS SANTOS 4 de abril de 2021

O preço do combustível vive subindo: como economizar hoje?
Nos últimos meses e semanas, foram registradas sérias altas nos preços de combustíveis em todo o país dificultando o acesso a este produto.
A urgência desse cenário gera diversos obstáculos para a nossa mobilidade urbana, capaz de impactar negativamente no orçamento mensal de qualquer consumidor, desta forma, qualquer desconto já auxilia e muito o nosso bolso. O meu foi impactado e o seu? Desta forma precisamos encontrar soluções inteligentes e eficientes para quem quer reduzir os custos de abastecimento e aprimorar o uso de seu veículo.
Uma das soluções que encontrei foi o uso do aplicativo Shell Box, eu consigo R$10,00 de desconto no primeiro abastecimento com o pagamento sendo realizado pelo APP, para isso antes do primeiro pagamento com o Shell Box, o usuário que habilitou a função pagamento do aplicativo deve inserir este código EIE2481 na área “Meus descontos” >” Ativar Código”, no próprio aplicativo Shell Box. O aplicativo é encontrado na Google play ou na Apple store, ative este código e receba o desconto.
Você tem disponível diversos recursos para acompanhar o seu consumo, obter outros descontos como o de R$0,15/L da V-power e encontrar os melhores estabelecimentos para abastecer com combustível de qualidade, e, de quebra, é claro ainda aproveitar melhor o seu tempo com um certo alívio no seu bolso.

Avatar
Renato 31 de outubro de 2019

Disse tudo! Somos mansos ao extremo!

Avatar
Victor Hugo Vieira 30 de outubro de 2019

Eles bebem mais aqui para tentar competir com os donos (que bebem outra coisa, também derivado da cana em alguns casos).

Avatar
André Luiz Leite 30 de outubro de 2019

E quanto as estradas cheias de buracos, lombadas a cada 50 mt, rodovias que cortam os centros de cidades e isso é só a ponta do iceberg.

Avatar
Edvaldo José da Silva 29 de outubro de 2019

No Brasil tudo é uma bosta nada presta

Avatar
José Henrique 29 de outubro de 2019

É um absurdo! É por isso que os carros no Brasil tem vida curta . E o pior de tudo, pagamos gasolina batizada a preço de ouro.

Avatar
Walter Carneiro 29 de outubro de 2019

A verdade é que, nós brasileiros, agimos como verdadeiros “carneirinhos” a tudo quanto é porcaria que os nossos eternos desGorverno nos impõem, até mesmo cortando pela metade as futuras pensões dos pobres viúvos. Gasolina com 27% de etanol é um dos menores males que teimamos em lhes perdoar.

Avatar
Renato 31 de outubro de 2019

Disse tudo! Somos mansos ao extremo!

Avatar
eneias 29 de outubro de 2019

Pior que é isso mesmo

Avatar
Marcelo Barreto livio 28 de outubro de 2019

É porque os donos também são uns pés de cana em qualquer buteco para pra tomar um álcool…se os postos vende-se caipirinha, 51 ,trez fazendas enfim …pinga a famosa “”branquinha” lucrariam mais …rs…e eu que pensava que era na Rússia que os carros bebessem mais…rs

Avatar
Marcelo Barreto livio 28 de outubro de 2019

É porque os donos também são uns pés de cana em qualquer buteco para pra tomar um álcool…se os postos vende-se caipirinha 51 trez fazendas enfim …pinga a famosa branquinha lucrariam mais …rs…e eu que pensava que era na Rússia que os carros bebessem mais…rs

Avatar
Marcelo Barreto livio 28 de outubro de 2019

É porque os donos também são uns pés de cana em qualquer buteco para pra tomar um álcool…se os postos vende-se caipirinha 51 tres fazendas enfim …pinga a famosa branquinha lucravam mais …rs…e eu que pensava que era na Rússia que os carros bebessem mais…rs

Avatar
Rafael 28 de outubro de 2019

Sério essa matéria???

Avatar
André Luiz Leite 30 de outubro de 2019

E quanto as estradas cheias de buracos, lombadas a cada 50 mt, rodovias que cortam os centros de cidades e isso é só a ponta do iceberg.

Avatar
Deixe um comentário