Carro automático ou automatizado pega no tranco?

No carro manual, é possível dar tranco em caso de emergência. Mas como fica essa situação em que há o câmbio automatizado ou automático?

Por Boris Feldman06/09/20 às 21h31

Carro com câmbio automático ou automatizado pega no tranco? Se for o automático, o conversor de torque não deixa. Se for o automatizado, depende: se o problema for debateria arriada, só trocando ou fazendo uma chupeta.

Mas se o problema for outro, por exemplo o motor de arranque que pifou, dá para o automatizado pegar no tranco; ou empurra ou joga ladeira abaixo com a alavanca no neutro; quando o carro embala, engata o Drive.

Nesse momento, a central eletrônica entende que as rodas e o câmbio estão em movimento, porém o motor está parado. Então a central solta a embreagem e engata o câmbio no motor e ele pega.

E mais: o sistema faz engatar a marcha adequada para a velocidade do carro.

Motorista empurrando o carro com câmbio automatizado para pegar no tranco
Existe um método de dar tranco no carro com câmbio automatizado (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Emanuel 8 de setembro de 2020

    Meu carro tem Start & Stop. O sistema ficou inativo e não percebi. Qdo soltei o pé do freio no Drive o carro começou descer e fiquei sem o freio e direção. Por pouco não bati o carro. sorte que a descida acabou. O que posso fazer nessa situação?

  • Avatar
    João bosco 8 de setembro de 2020

    não entendo como um carro automático pega no tranco?pois colocando a macha no neutro,quando.o carro embalar tenho.que colocar no drave e pra colocar no.drave tenho que pisar no freio

    • Avatar
      Evandro 8 de setembro de 2020

      Foi exatamente o que a matéria disse: “Se for o automático, o conversor de torque não deixa”; traduzindo: se for automático, não pega no tranco.

  • Avatar
    Nilton Sergio Cordeiro Matosinhos 7 de setembro de 2020

    Como assim Sandro? Chamar o Boris de retardado ? Pra mim um dos melhores do Brasil no assunto carro.
    Adoro os comentários dele que são leves e fácil de entender. Nunca perco a oportunidade de ouvir.
    Retardado pra mim, me desculpe, é quem escreve DISCRÉDITO ao invés de DESCRÉDITO. Me perdoe mas não poderia deixar de me expressar.

Avatar
Deixe um comentário