Aliança Mercedes-Benz, Nissan e Renault foi um fracasso completo?
O trio fechou aliança para produzir uma picape de cada marca a partir de um único chassi. Afinal, qual foi o resultado dessa parceria?
Por Boris Feldman 07/09/20 às 07h30O trio fechou aliança para produzir uma picape de cada marca a partir de um único chassi. Afinal, qual foi o resultado dessa parceria?
Por Boris Feldman 07/09/20 às 07h30Dizem que quando negócio nenhum dá certo num determinado lugar, é porque tem caveira de burro enterrada ali.
Pois eu acho que tinha também uma caveira de burro no projeto desenvolvido pela Mercedes-Benz, Nissan e Renault para as três desenvolverem uma única picape.
A da Nissan deu certo, é a Frontier produzida na Argentina e que vem para o Brasil. A da Mercedes seria a Classe X, que começou a ser fabricada na Espanha em 2017 e no começo desse ano os alemães abortaram o projeto.
Inclusive, a Classe X que seria produzida na Argentina.
No caso da Renault, é a picape Alaskan, que já começou a ser produzida na Argentina; mas a vinda para o Brasil é incerta. A Mercedes não fala, mas seu prejuízo nesse projeto foi acima de € 1 bilhão.
Picape é veículo de trabalho, rústico. Não é o público padrão da Mercedes, não pelo menos na proposta oferecida, no preço oferecido. O público consumidor de picapes não tem dinheiro para comprar uma Mercedes X Class V6 e o custo-benefício da 2.3 turbo perdia para a Nissan Frontier.
Próximo passo é ver se vai dar certo a criação em conjunto da Amarok com a Ranger.
Quem conhece camionete sabe que camionete é Ford Ranger para o patrão, S10 para o peão e Hilux tombilux capotalux para os sem noção. Deste trio só se salvaria a Mercedes Classe X top, pois até a Classe X básica não passava de uma Frontier com estrela, seria apenas uma coadjuvante.
A Hilux é a mais vendida na nos países africanos, nas selvas sul-americanas, no deserto árabe, no sudeste asiático e na Oceania (Austrália e Nova Zelândia). A Ford e a Chevrolet só são vendidas para os gordos americanos do interiorzão atrasado. Hilux: trabalho pesado nos lugares mais inóspitos do mundo; GM e Ford, para carregar os caipiras inúteis viciados em meta anfetamina dos grotões dos Estados Unidos.