Carro detecta sono do motorista e sugere um cafezinho

Carro detecta sono com o sensor de fadiga. Esse sistema tem evitado muitos acidentes causados por motoristas sonolentos ao volante

shutterstock 147217718
Por Boris Feldman
Publicado em 26/05/2018 às 17h30
Atualizado em 07/02/2020 às 19h31

É muito maior do que se imagina o número de acidentes provocados nas estradas por motoristas sonolentos que estavam dormindo (ou quase) ao volante. Por isso foi inventado um dispositivo e agora carro detecta sono.

motorista cansado sono ao volante carro detecta sono

Percebeu a sonolência? Não insista! Esta é uma briga ruim que o motorista sempre perde. Encoste num local seguro porque, em geral, uma cochilada de 15 a 20 minutos é suficiente para que o organismo se restabeleça e permita dirigir mais algumas horas.

Na tentativa de reduzir estes acidentes, a indústria automobilística contou com o apoio da eletrônica para alertar o motorista. E colocou seus engenheiros para criar um dispositivo capaz de evitar o motorista dormir ao volante. O resultado foi o “sensor de fadiga”. Alguns sistemas criados inicialmente detectavam a sonolência por câmeras focadas nos olhos do motorista, capazes de perceber que ele piscava.

Os últimos dispositivos são mais sofisticados ainda. Eles registram as reações do motorista em seus primeiros quinze minutos ao volante. Como ele atua nos pedais e no volante quando está desperto. Depois, vai monitorando sua atuação e comparando sua atitude em relação àquela registrada nos primeiros minutos. O dispositivo tem condições de perceber que o motorista mudou seu comportamento em relação aos pedais e – principalmente – ao volante. Se estiver sonolento ele pode, por exemplo, deixar o carro se afastar da faixa de rolamento para depois “puxá-lo” de volta com o volante. E outras manobras que indicam não estar efetivamente controlando o carro. Sinal de sonolência.

Nestas condições, o sistema dispara alarmes sonoros (como uma cigarra) ou visuais. E pode até surgir no centro do painel uma xicrinha de café sugerindo uma pausa para se restabelecer. Em momento algum o dispositivo assume o comando do automóvel, mas o carro detecta sono e faz o possível para evitar o acidente.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
João Antônio Dohms 8 de fevereiro de 2019

Esse sistema é ineficaz,
Basta vc na estrada te tar desviar um buraco ,qie ele sinaliza cansaço .
Pode ser após uma parada num posto de gasolina para abastecimento e lanches ,etc
Cinco minutos após ,se vc for desviar um buraco ,ele sinaliza qie vc está precisando parar !
Ineficaz!

Avatar
Deixe um comentário