Carro elétrico ‘recarregado’ com etanol?

Solução seria "sopa no mel" no Brasil, pois o etanol pode ser encontrado em qualquer posto, e tornaria carros elétricos mais viáveis

Por Boris Feldman 24/06/21 às 07h32
Ideia consiste em extrair o nitrogênio presente no etanol para alimentar a Fuel Cell, que gera energia para movimentar o carro elétrico.
Ideia consiste em extrair o hidrogênio presente no etanol para alimentar a Fuel Cell, que gera energia para movimentar o carro elétrico. (Foto: Nissan | Divulgação)

A Nissan é a única fábrica no Brasil que desenvolve um carro elétrico movido por célula a combustível. Porém, sem os problemas de produção e armazenamento do hidrogênio, combustível usado em todos os outros automóveis que usam esta tecnologia (Fuel Cell).

E, para isso, a filial brasileira da marca japonesa acaba de renovar um convênio com o IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) ligado à USP: a ideia é extrair do etanol o hidrogênio necessário para a célula a combustível.

VEJA TAMBÉM:

Ou seja, uma solução que para o Brasil é “sopa no mel”, pois o carro para no posto, se abastece de etanol e dele se extrai o hidrogênio que vai alimentar a Fuel Cell que gera a energia elétrica para movimentar o carro.

Então, ao final do projeto, o Brasil terá seu automóvel elétrico sem limite de autonomia, pois é “recarregado” pelo etanol que se encontra em qualquer posto do país.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
107 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mauricio 2 de julho de 2021

Cadê a medição de custo beneficio?

Avatar
JOSIMAR SOARES DA SILVA 1 de julho de 2021

EXCELENTE NOTÍCIA. O BRASIL LIBERTO DO PETRÓLEO.

Avatar
Dimas 1 de julho de 2021

Temos que investir mais recursos em inteligência para termos mentes mais aprimoradas para desenvolver tecnologias, produtos e serviços que nos permitam viver de forma mais digna, seja em alimentação,em longevidade com saúde, em conhecimento, em entretenimento, em mobilidade e principalmente em felicidade, porém para todos, não só para alguns.

Avatar
Antonio Luiz 1 de julho de 2021

Concordo plenamente

Avatar
Reinaldo 1 de julho de 2021

Agora e só esperar o caminhão elétrico movido a diesel e também os elétricos movidos a gasolina.

Avatar
Felipe 19 de julho de 2021

Hidrogênio santa inteligência, estamos falando de Hidrogênio e não de mais Carbono pra poluir o meio ambiente. Sinceramente este seu comentário é extremamente desnecessário.

Avatar
Edney Lapa 1 de julho de 2021

Falando em carro elétrico, a energia disponível no pais nao esta dando nem pra minha casa, imagine quando nos carros forem elétricos.

Avatar
PAULO CESAR DA SILVA FERREIRA 30 de junho de 2021

Só resta saber se essa economia será vantajosa e vai chegar ao nosso bolso. Com o álcool subindo de preço descontroladanente e a especulação econômica que assola o país de vento em popa, jamais acreditarei que o nosso caso tem solução.

Avatar
Diego 1 de julho de 2021

N tem.

Avatar
JOHNNY MAXIMIANO DA SILVA 30 de junho de 2021

Ai o preço o etanol vai ser mais caro que a gasolina isso aq e Brasil.
Carro elétrico mais vc ainda continua gastando com combustível ⛽!!!

Avatar
DIEGO LOURENCO DAS DORES 1 de julho de 2021

Energia é de graça ?? Só troca um gasto por outro , .

Avatar
Braian Pavanelli 29 de junho de 2021

Aleluiaaa esse projeto existe desde 2008 e só agora estão colocando algo parecido em prática! Hidrólise da água é algo muito custoso… O melhor seria utilizarem o Metanol que pode ser obtido da Cana assim como o Etanol porém com mais moléculas de hidrogênio… Fazendo a água algo ridículo com apenas 2… Porém a queima de uma Célula Combustível gera água simplificando… Brasil tem condições de dar as cartas nesse quesito já há muitos anos mas nunca fez… Em 2008 li uma matéria de um notebook ligado por dias com apenas algumas gotas de metanol num protótipo de célula combustível! Tomara que avance… Torço por isso desde que li sobre as células 13 anos atrás.

Avatar
Valmir Pinheiro 29 de junho de 2021

Muito interessante a possibilidade, sou um intusiasta em energia renovável, inclusive eu e meu sócio estamos finalizando um projeto que já testamos em moto elétrica com sucesso e dentro em breve iremos começar os testes em um carro elétrico,fazendo-o ser alto suficiente sem a necessidade das tão questionadas recargas que limitam tais veículos e que tira o sono das montadoras. Estamos em busca de parcerias para agilizarmos ainda mais o projeto,mas enquanto as mesmas não vem vamos nós mesmos tocando o projeto. Um abraço.

Avatar
jaime melzzi 1 de julho de 2021

Boa tarde, você e de onde? Tenho interesse no projeto

Avatar
Alexandre José de Araujo 29 de junho de 2021

Com o preço que está o etanol? Mesmo assim terá a queima do combustível? Ou nao? As notícias mais recentes indicam que em um futuro não muito longe os preços dos carros elétricos tendem a cair.

Avatar
Ignácio 30 de junho de 2021

O projeto da Nissan nao tem nada a ver com combustão. Trata-se de motor elétrico, cujo hidrogênio extraído da quebra molecular do etanol alimenta células de energia que carregam as baterias. Ou seja, o etanol sendo usado de uma outra forma que não seja alimentar um motor de combustão interna.

Avatar
Mauro Teixeira 28 de junho de 2021

Porque não usar a água então pra extrair o hidrogênio?

Avatar
DIERIMI LUIZ FERREIRA DA SILVA 29 de junho de 2021

Para cada um litro de etanol vai ser preciso um litro de água

Avatar
Mauro Teixeira 30 de junho de 2021

Me referi ao porque não usar só a água pra extrair o hidrogênio?

Avatar
Nazur 30 de junho de 2021

Etanol C2H5OH e água é H2O. Quem tem mais átomos hidrogênio???

Avatar
JCO 30 de junho de 2021

Uma molécula de água tem 2 átomos de Hidrogênio, já no etanol cada molécula tem 6 átomos de hidrogênio! Então de qual fonte se extrai mais hidrogênio? Da molécula de água ou da molécula de etanol? É este o motivo.

Avatar
Mario stefani 28 de junho de 2021

Não entendi, por que não usar agua no lugar do etanol para retirada do hidrogênio?

Avatar
Sérgio Santos 1 de julho de 2021

Porque água não dá lucro, não paga dividendosos. :-)) 😁

Avatar
Felipe 19 de julho de 2021

Água mineral pra mover o veículo 😂😂😂😂 deve custar alguns reais…

Avatar
Paulo 28 de junho de 2021

Bom se objetivo e extrair o hidrogênio, isso e facilmente obtido da água que sua composição e H2O.Ou seja o objetivo e desencalhar o álcool, e em países capitalistas gerar ainda mais lucro para empresários

Avatar
Paulo 28 de junho de 2021

Água não, água só para beber! 🤔😀

Avatar
Clodoaldo Slovak 28 de junho de 2021

O melhor combustível e barato e o gás natural veicular.
Todos estão caro.
O gás natural está 2.80 o metrô cúbico.
Se colocar um cilindro de 15 metro cúbico consegue rodar 250 a 300 km.
O único problema é o preço do cilindro que é caro.

Avatar
Jorge Oliveira 29 de junho de 2021

O poblema e no brasil esse cilindros ja e obsoleto , na euro usa tanque redondo no luga do estepe, mais leve e mais acomodado , sobra todo espasso do bagageiro , no brasil e país fa da ditadura quem qiem manda e o grande a população ta no atraso ainda pensa em direito de voto e não sabe que são obrigado a vota ,então quando os brasileiros vão abri a pestana?

Avatar
edemir sousa 28 de junho de 2021

Pois é, hoje já existe tecnologia para extrair hidrogênio da água, mas isso seria da indústria do petróleo e dos combustíveis fóssil que só pensam em lucrar.

Avatar
Alex jr 27 de junho de 2021

São vários fatores a serem observados…com a privatização da PETROBRAS , que acontece nas escuras… não teremos combustível barato… com a privatização do setor elétrico, não teremos energia barata e ainda tem a questão do valor dessa tecnologia que ainda não é acessível a maioria dos brasileiros…mas de toda forma já é um avanço tecnológico para o meio ambiente e a sociedade… parabéns para toda a equipe que está envolvida no projeto.

Avatar
José Carlos Sá 27 de junho de 2021

A pergunta a ser respondida é: -um litro de etanol produz nitrogênio para rodar quantos quilômetros com um carro popular?

Avatar
JUBER ARAUJO NUNES 1 de julho de 2021

Em média 20 km litro etanol

Avatar
José Carlos Sá 27 de junho de 2021

A pergunta a ser feita: um litro de etanol resulta em quantos quilômetros rodados?

Avatar
Rhauder F. Alves 27 de junho de 2021

Porque não efetuar uma pesquisa em uma técnologia de bateria que não sejam agressivo ao meio ambiente, e estudar a opção de trocar a pintura do carro por células de energia solar, para ajudar no carregamento das baterias, e no final da vida da bateria, ser somente enviar para reciclagem para não acumular lixo pelo mundo

Avatar
Bob 22 27 de junho de 2021

Só sei de uma coisa, se tudo der certo,no fim estaremos fudi..s.

Avatar
JOSE PEREIRA DOS SANTOS 27 de junho de 2021

Tá etanol a 6reais o litro seria a coisa+ linda do mundo. Vamos esquecer combustão será coisa do passado muito em breve.

Avatar
Marcos vivas 27 de junho de 2021

Claro que não, vc esquece que a bandeira vermelha das contas de energia são para pagar as termoelétricas que geram energia pela queima de combustível fóssil. Ou seja, não se resolve o problema, apenas transfere de uma conta pra outra.

Avatar
ARI SOUSA BARRETO 28 de junho de 2021

O problema aqui não é esse, pq o carro a combustão é de baixíssima eficiência. Já as termoelétricas são de alta eficiência. No entanto, no Brasil quem manda são os oligopólios, não a lógica científica, econômica ou social.

Avatar
Jander 28 de junho de 2021

Calma…e as fotovoltaicas?

Avatar
Marcos Vivas 28 de junho de 2021

Concordo com a diferença de eficiência e oligopólios mas tem vários outros pontos, 40% do custo do Tesla são as baterias, o tempo de de recarga e principalmente reciclagem das baterias que ainda são metais pesados. Imagine um carro que com 5 anos vc tenha que gastar o valor atual dele em uma nova bateria. Não faz sentido

Avatar
João Carlos da Silva 28 de junho de 2021

no om dia …Brasil necessita urgente de um veículo assim ,,elétrico,,,híbrido…etc…e uma sacanagen tremenda o combustível ter reajuste de preços praticamente todo mês. Se as pessoas deixa-sem mais seus veículos em casa por um período de 1 mes os preços reduziram não custaria tentar ….# vamos boicotar

Avatar
Joni Rodrigues 29 de junho de 2021

Para eliminar combustão, sempre elevar a pesquisa no sistema de bateria do veículo elétrico, aproveitando a própria dinâmica do motor para o recarregamento automático. Assim não depender da carga elétrica.

Avatar
Michael oliveira de Souza 27 de junho de 2021

Seria uma ótima saída pois somos os maiores produtores em relação a cana de açúcar o que me preocupa e se pela questão de procura e oferta o etanol acabaria ficando mais caro que a própria gasolina que em nosso país e um abuso o preço praticado pelo produto oferecido

Avatar
Dary 30 de junho de 2021

Será um novo “proalcool”, que acabou pela ganância dos empresarios.

Avatar
Daniel Ferreira rosa 26 de junho de 2021

Porque não retiram o hidrogênio da água?

Avatar
Michael oliveira de Souza 27 de junho de 2021

Não sei de que região vc e mas aqui em São Paulo ano sim e outro tbm estamos passando por racionamento então vamos usar a água para nós mantermos e procurar outras saídas

Avatar
Marcelo Bertolucci 28 de junho de 2021

1 mol de etanol possui 3 moléculas de hidrogenio, também a energia para quebrar as duas pontes de hidrogenio que tem na água é muito maior, resumindo, com pouco álcool o rendimento do carro é maior que com água, sendo que a água para usar no carro não pode ser da torneira, pois tem muito cálcio e magnésio que inviabiliza a célula de hidrogenio.

Avatar
José Luiz do Espírito santo 26 de junho de 2021

A Aqua e a única energia limpa do planeta,o hidrogênio e a única saída,e só investir mais no hidrogênio estamos perto de acabar com a sacanagem e deixar este seguimento orroroso dançar, está e a saída que eles não querem,só que agora somos mais uma hora a casa cai,estamos cientes da nossa força

Avatar
Edilson Bolanho 26 de junho de 2021

Acharia interessante se o teto do carro pudesse captar a energia solar e recarregar as baterias do carro sem depender de outra forma de energia.

Avatar
Ari Carvalhal 26 de junho de 2021

O etanol, como combustível, foi desenvolvido para diminuir a poluição, diminuir o uso do petróleo, mas, agora, parece que nenhum governo está mais interessado por isso. Agora é a vez do carro elétrico. Em breve os consumidores residenciais vão “pagar o pato”.

Avatar
Paulo Henrique Araújo 26 de junho de 2021

NÃO ACHA MELHOR EXTRAIR A ENERGIA DO SOL EM VEZ DO ETANOL ?
ESSA NOTA SUA É MARAVILHOSA PARA AS USINAS DE CANA E PARA A PETROBRAS CONTINUAR ARRANCANDO NOSSO ESCASSO DINHEIRO !!

Avatar
SAM SAWAN 26 de junho de 2021

1100%% CORRETO !!!!

Avatar
Luis Carlos Godinho Daitx 26 de junho de 2021

Concordo plenamente cambada de desocupados

Avatar
Dider Vieira 27 de junho de 2021

Bom dia amigo, você acha que com o carro elétrico, ou até mesmos energia solar? vão parar de arrancar o nosso couro? A única vantagem que vejo é com o meio ambiente, enquanto não privatizarem o serviço publico e acabar com essa lei do funcionarismo, vão tirar do nosso couro para bancar essa farra.

Avatar
IVONER MONTEIRO DA SILVA 30 de junho de 2021

O problema está nos políticos que não tem nenhum interesse em perder seus privilégios.

Avatar
Paulo Sérgio Lopes Espinheira 26 de junho de 2021

O problema maior é manter um preço justo do etanol. Nesse país onde a maioria quer tirar proveito da situação o que ia aparecer de intermediário na cadeia de distribuição do metanol poderia tornar o produto tão caro quanto a gasolina. A solução na verdade seria criar um veículo alimentado a energia solar.

Avatar
HERMINIO MOURA FILHO 26 de junho de 2021

Não adianta ter um carro elétrico movido com etanol. Pois os mercenários os mercenários logo vai almentar o preço.

Avatar
Edson Rocha 26 de junho de 2021

O mais barato mesmo é o de botijão de gás, mas como ir de frente com interesses econômicos que se escondem atrás dos empregos gerados por eles.

Avatar
Pimentel 25 de junho de 2021

Parece que só tem imbecil. Diversificar é a solução. Ninguém esta falando que só existirá esse tipo de veículos

Avatar
JORGE DE VARGAS NETTO 25 de junho de 2021

Nois Brasileiro com muito orgulho mais uma vez Brasil mostrar solução para o futuro o problema tudo gira em torno da politicagem tende acabar com as mordomia políticas como auxílio etc.no mundo todo não existe mais essa politicagem

Avatar
edgar zangaro 25 de junho de 2021

Uai não dá na mesma?

Avatar
Marcos Antônio Costa Feitosa 25 de junho de 2021

O problema é um só, o meio ambiente.nao tem solo que aguente produzir tanto álcool. Só se um veículo tiver autonomia pra 1000km.

Avatar
Emilio Rubens 25 de junho de 2021

Muda o que amigo??? O meio ambiente vai aguentar a contrução de um monte de baragens para alimentar o garegadores de baterias. Vc acha que o potencial que elimenta os garegadores vem do nada. Vem de barangens, termoeletricas, grupos geradores entre outros. O carro eletrico só é verde quando ele é pintado de verde, pois dependendo de como sua bateria é garregada (termo eletrica e grupo gerador) ele polui mais do que o carro a combustão, alem disso a cada 13 precisamos trocar a bateria que vira lixo eletronico.

Avatar
Joao Rodrigues Assis 25 de junho de 2021

Ah tá, com etanol a 5 reais o litro??? Grande vantagem!!! #soquenao…

Monopólio de combustíveis neste país é um entrave e prejuízo ao consumidor.

Avatar
Jorge 26 de junho de 2021

Concordo que realmente deva pagar R$5,00 o litro de Etanol.
Desta forma o carro vai andar o dobro da quilometragem, que andaria com o Etanol dos carros atuais

Avatar
Paulo carneiro 25 de junho de 2021

E o que dizer do Toyota francês que rodou 1.000km com um tanque de hidrogênio??

Avatar
Carlos 25 de junho de 2021

Por Sorte do Brasil, a tecnologia funciona bem,

Avatar
PAULO DE SOUZA JARDIM 25 de junho de 2021

W um absurdo. Ou é elétrico ou a combustão. Eles morrem de medo dos dono do petróleo. Monopolizaram TUDO alcon gasolina diesel GAZ de cozinha e por último o GNV.COMPRARO TUDO! A tecnologia ta toda aí mas estão sendo impedidos por uma força maior. Isto é no mundo todo!!

Avatar
Paulo carneiro 25 de junho de 2021

Bom dia cara,acho que o sr.nao entendeu a matéria, é simplesmente fantástico se de fato entrar em produção. O sr.tem ideia da autonomia que teria este carro? E quem disse que o futuro é os elétricos.carro elétrico gera muito lixo e lixo tóxico.nao adianta não-existência tecnologia 100% limpa.

Abraços

Paulo carneiro

Avatar
Joao Rodrigues Assis 25 de junho de 2021

Bem assim, penso da mesma forma. O PT deixou o monopólio dos combustíveis, alimentos e tal crescer e Bolsonaro endossou. Tudo pela hora da morte e com 14 milhões desempregados. É a treva!!!

Avatar
Dary 30 de junho de 2021

Muuu

Avatar
Maurício Silverio 25 de junho de 2021

Logo, essa famigerada Petrobrás e tudo o que a ela se agrega aos combustíveis aqui no Brasil, vão estar de joelhos no mercado nacional abarrotada de combustível, sem ter para quem vender e enquanto aproveita da sua posição impositiva de preço ao consumidor na realidade é o maior insentivador da transição do combustível fóssil para o elétrico.

Avatar
Lauro Becker 25 de junho de 2021

Só pessoas desinformadas criticam a Petrobras. O litro de gasolina sai hoje da Petrobras a +-R$ 2,50, a diferença que você paga na bomba é imposto…
Já viu governador reclamar do preço da gasolina? Não, nunca, porque só eles levam 30% de ICMS…Então parem de criticar quem não merece.

Avatar
Davi Cauan 26 de junho de 2021

2,50 já é caro amigo, vai estuar um pouco pra ver o real custo de cada litro para a Petrobrás, e veja por quanto ela vende o mesmo combustível para outros países, mal do brasileiro é a desinformação, e acaba sendo enganado e aceita sorrindo.

Avatar
Lauro Becker 26 de junho de 2021

Davi Cauan recomendo que – você- estude mais. Sabe o que é uma -commoditie-?
Petróleo e gasolina são commodities, e tem preço único e similar em todo o mundo.
Como eu disse, o que varia de país para país são impostos e outras coisas que incidem lá.
Nós EUA por exemplo, o litro custa hoje lá +-90 centavos de dólar, ou seja R$ 4,50…

Avatar
jorge luiz de campos dos santos 25 de junho de 2021

Só deixaram os trambolhoes mais caros do que ja são,um combustível pra acionar outro,ou elétrico alto carregável ou só álcool,mais barato claro.

Avatar
Mauro 25 de junho de 2021

Idéia seria boa mas o preço do álcool vai subir umas 100x mais aqui no Brasil não dá certo carro elétrico só na bateria mesmo

Avatar
Emilio Rubens 25 de junho de 2021

O vc acha que vai acontecer quando a frata de carros eletricos vão sendo colocados na tomada??? Vai aumentar a energia eletrica, alem terrão de ser contruidas um monte de barragens.

Avatar
Oliveira 24 de junho de 2021

Na minha modesta opinião o etanol como outros produtos quase 80% são adulterados e os combustíveis, sinto pelo uso pessoal é quase 90% adulterado

Avatar
Não importa o nome 24 de junho de 2021

Nesse nosso país tudo é uma ilusão, tudo é projetado como uma evolução que trará vantagens para o consumidor, mas tudo não passa de balela, mentiras. Nesta data 50% de toda riqueza que produzimos está nas mãos de 1% da população, pensa que isso irá mudar?! Se prepare para ser explorado cada vez mais até sua última gota de sangue.

Avatar
Jorge Fiquene 25 de junho de 2021

.. Concordo plenamente. No histórico do álcool foi assim : o Pró álcool viria pra baratear o custo do combustível, devido a guerra do Oriente médio em 1973, cujo preço do petróleo elevou – se a patamar alarmante mas não foi isso que aconteceu. O álcool tem seu preço balizado com o da gasolina, mesmo sabendo que o custo real dele hoje não é quatro reais

Avatar
Henrique Albino Pereira 24 de junho de 2021

O rendimento do carro movido a hidrogênio retirado do etanol será maior? Se a quilometragem for a mesma qual vantagem se queima o mesmo etanol?

Avatar
Ailton J S Junior 25 de junho de 2021

Os motores de teste possuem quase 30 km de autonomia por litro. Com melhor desenvolvimento da tecnologia, pode-se chegar a quase 40 Km/L. Vale a pena investir

Avatar
Henrique Albino Pereira 25 de junho de 2021

Aí começa a fazer sentido. Normalmente não explicam isso nas reportagens.

Avatar
Emilio Rubens 25 de junho de 2021

As reportans normalmente atendem interesses em manipulação. Ate inventam nomes bonitos. Chamam carro eletricos de verde. Como verde se a cada 13 anos produzimos uma bateria de lixo eletrônico. Se não carregamos a batria de dia com placas solares, em sim a noite quando a energia é produzida por termo elétricas e baragens. Neste caso apenas trnsferimos a poluição para outro lugares.

Avatar
Paulo carneiro 25 de junho de 2021

Henrique,

Leia matéria deste mesmo blog sobre o carro francês (Toyota yars)que fez 1.000km com um único tanque de hidrogênio, e o escape só solta água que só faz bem ao meio ambiente. O carro elétrico será a maior furada em termos de lixo

Avatar
Volnei Silva Rosa 24 de junho de 2021

Seria uma solução para os veículos nacionais se esta tecnologia se tornasse viável. Além de acabar com o problema da autonomia também diminuiria a poluição gerada na produção das baterias.

Avatar
Paulo A Franke 24 de junho de 2021

Etanol pode ser encontrado em qualquer posto, mas de qual planeta do sistema solar, amigo carapálida? Etanol é um combustível exclusivamente paulista, talvez também de 2 ou 3 estados vizinhos a SP. No resto do país é um parto fazer chegar etanol. Alguém precisa avisar a Nissan: se for com célula, vai ser com hidrogênio verde, produzido localmente, a partir de energia solar ou eólica local. E não com essa insana estupidez energética que é o etanol paulista. Planta tem ZERO a ver com combustível, não é para isso que planta existe.

Avatar
José Luiz do Espírito santo 26 de junho de 2021

No futuro todos nos seremos patos,veja só o burro que corre atrás de uma cenoura o tempo todo, nós estamos condicionados e vamos levar ferro o tempo todo,vamos botar fim nesta sugeira, somente a água e combustível limpo,pare o mundo temos que decer e sermos lavados,vamos viajar de hidrogênio de um planeta para outro,vamos acabar com este jogo de gato e rato,o conto da carochinha, o combustível viável do futuro e a Água,a única energia limpa do universo mais ar,mais saúde menos doenças

Avatar
Joe 24 de junho de 2021

Tem que ver quanto km por litro de etanol esse carro movido a célula de combustível consegue fazer

Avatar
Jose 24 de junho de 2021

Vocês vão ver o álcool, subitamente dispara os preço se brinca vai ficar mas caro do a casolina,. Aqui nesse país tudo é pocivel.

Avatar
Andre Rocha 24 de junho de 2021

O etanol já está praticamente o mesmo preço da gasolina. A ANP e produtores alegam que deve-se à entresafra de cana de açúcar mas, ao MEU ver o buraco é mais embaixo. Motivo simples: etanol não rende e não vende! Acredito que os preços estejam altos também devido à baixa venda de etanol (pois não nos dá grande autonomia), onde os donos de postos estejam colocando o preço lá em cima pra poder compensar o combustível que compraram e não vende, cobrir os investimentos já realizados. Claro que nesse meio tem os impostos, tem a tal da entresafra, tem as maracutaias políticas etc.

Avatar
Olavo 24 de junho de 2021

Até que enfim um pessoa que consegue vê o futuro. Jose, vc disse tudo. Essa tecnologia não vai a lugar nenhum. O brasil não é um país serio. Com certeza o preço do etanol vai ficar maior que a gasolina.

Avatar
Maurício Formiga 1 de julho de 2021

Pessoal, cientistas da Física e da Fisica Quântica dizem que a energia mais eficiente produzida é a FUSÃO de átomos de hidrogênio!
O maior exemplo é o nosso Sol!

O grande desafio é reduzir a escala! Paises que investiram em pesquisa e tecnologia, conseguiram produzir enormes quantidades de energia a partir da FISSÃO dos átomos de H: usinas nucleares; bomba H.

Apesar de ser economicamente viável, a produção de energia via FISSÃO tem um custo ambiental elevadíssimo, não só pelo tamanho das usinas mas e principalmente, pela contaminação radiativa!!!

Todas as formas de se inovar no desenvolvimento de altetnativas energéticas para consumo residencial, industrial, comercial e automotivo vai esbarrar nos interesses econômicos e geopolíticos dos oligopólios. Já foi dito aqui!

Gente, a força política e econômica desses grupos, é descomunal: eles influenciam a formação de preços globais e nacionais; financiam partidos políticos e ditam outras regras na dominação de mercados!

Hoje, a nação brasileira é refém de um mastodonte burocratico,com perfil de empresa, criado para que o país se libertasse do monopólio internacional do petróleo além outros besteiróis ufanistas que levaram-na a se afastar da sua finalidade inicial que era a de extrair, refinar e distribuir derivados do petróleo!

A estatal brasileira a partir dos anos 80′ cada vez mais passou a ser usada politicanente, fato esse que alterou sua estrutura administrativa e econômica!

Em vez de fortalecer e incentivar negócios privados na cadeia produtiva do petróleo, o governo aumentou a estatização via PETROBRÁS, de importantes segnentos económicos, alterando seus objetivos programáticos e suas estradegias setoriais!

Assim, surgiram muitas empresas sob o guarda-chuva da estatal, na área de fertilizantes, petroquímica, distribuição de GLP, entre outras, com seus penduricalhos de privilégios, empreguismo, corporativismo sindical…que drenam seus recursos e enfraquecem seus objetivos estratégicos!

Além de carregar o peso de ser gigante estatal, a PETROBRÁS se inseriu no mercado Internacional do petróleo com suas oscilações de preço; vendeu títulos em bolsas de valores; teve de se submeter à novas regras de controle externo e à concorrência das companhias petroleira privadas mais eficientes, mais produtivas e mais capitalizadas.

Internamente há outros desafios que é lidar com as bolsas de valores, com a expansão de novos campos; administrar as demandas do corporativismo sindical, de novas tecnologias, controle … fatos que levaram a PETROBRÁS a ser um conglomerado pesado e do ponto de vista económico reconhecidanente disperso!

Atualmente, tudo o que a PETROBRÁS produz, há no cenário econômico privado quem o faça com mais eficiência!

Então, por quê o álcool acompanha o aumento quinzenal dos derivados de petróleo se o mesmo é um combustível aqui produzido?
Resposta: a ANP simplesmente impõe aos distribuidores uma ‘paridade’ do preço do álcool com o preço da gasolina! Ou seja, o preço do álcool não pode ficar muito abaixo do preço da gasolina porque senão todos optariam por abastecer seus veículos com o mais econômico – o alcool! E aí, sobraria muita gasolina e a estatal estaria numa enrascada!

Registre-se que o custo do etanol e sua produção diversificada por regiões, mesmo sendo menos eficiente na combustão, é mais viável no contexto macroeconômico!

A explicação da ANP para os sucessivos aumento do álcool devido a entressafra, para muitos analistas, é conversa prá boi dormir!

Sabem quem está rindo dessa jogada? Os produtores de álcool: estão ganhando rios de dinheiro e formaram aqui, uma OPEP do combustível derivado da cana-de-açúcar! É o Brasil…sil…sil!

Avatar
ANTONIO GALVAO DE OLIVEIRA NETO 24 de junho de 2021

Ótima ideia! Tomara que o preço do carro não seja estratosférico como os que estão no mercado!

Avatar
Roberto da Silva Lima 24 de junho de 2021

O Nissan libera este carro depressa no mercado. Quero comprar

Avatar
Mister Gasosa 24 de junho de 2021

Ótima opção, pois as baterias do carro 100% elétrico tem vida útil que sejam 7 anos ou mais, mas o preço do jogo novo delas após 7 anos de uso devem ser inviável dependendo do preço do carro que depreciou 7 anos.
E tem gente que diz que o preço das baterias dos carros elétricos vai abaixar quando a maioria dos carros forem elétricos do que a gasolina/flex. Mas não acredito nisso, pois no Brasil carro a gasolina existe há muitas décadas e hoje é o auge deles e o preço aqui é caríssimo. Creio mais na lei da oferta e procura… quanto mais vende, mais fica caro.
Por fim, tem o problema do roubo de baterias de carro elétrico, já pensou o carro elétrico ser roubado e ser encontrado sem baterias, sendo que o carro não tem mais seguro contra roubo porque o preço ficou inviável após 7 anos de uso. Conheço muita gente que quando o carro chega a determidada idade não faz mais seguro porque é muito caro.

Avatar
Clesio Beninca 24 de junho de 2021

Bom dia aqui na america erra em torno 3500.00 dolar agora voce encontra por 800 00

Avatar
Mister Gasosa 24 de junho de 2021

E aí nos EUA quanto que é o jogo de um belo Tesla? Até chegar aqui terão os impostos de importação e tal…

Avatar
Jose Roberto Prado 24 de junho de 2021

Minha duvida sobre esse carro é sobre o destino do carbono presente na molécula do etanol, seria descartado como CO2, CO ou qual composto?

Avatar
Luiz AG 24 de junho de 2021

CO só é descartado em caso de queima incompleta. No caso da célula de combustível e extraindo hidrogênio do etanol o resultado é agua (H2O).

Avatar
Volnei Silva Rosa 24 de junho de 2021

Excelente questionamento!

Avatar
Volnei Silva Rosa 24 de junho de 2021

Pelo que pesquisei, gases residuais, como o monóxido de carbono, dióxido de carbono e metano são formados na reação catalítica. O metano pode ser reintroduzido no reator e reaproveitado. Porém, o monóxido e o dióxido de carbono ????

Avatar
Emilio Rubens 25 de junho de 2021

Resumindo tudo, qualquer forma que seja inventada de uma forma outra destroi a natureza.

Avatar
Idalio Ilmo Rabelo 24 de junho de 2021

Essa seria a melhor opção para nossa realidade, as baterias são caras, ocupam espaço, tem baixa autonomia e a grande questão é seu descarte pois não são reutilizáveis. Parabéns Nissan e Toyota 👍

Avatar
Paulo carneiro 25 de junho de 2021

Bom dia,o sr.foi direto na lata.faco minhas as suas palavras

Avatar
José Luiz do Espírito santo 26 de junho de 2021

A Aqua e a única energia limpa do planeta,o hidrogênio e a única saída,e só investir mais no hidrogênio estamos perto de acabar com a sacanagem e deixar este seguimento orroroso dançar, está e a saída que eles não querem,só que agora somos mais uma hora a casa cai,estamos cientes da nossa força

Avatar
Deixe um comentário