Carro flex só aceita outro combustível após esvaziar o tanque?

Para abastecer o carro flex com etanol ou gasolina, independente da ordem, é necessário esperar o tanque esvaziar totalmente? É verdade isso?

Por Boris Feldman 06/05/20 às 08h30
VW Gol o primeiro carro flex vendido no Brasil
Carro flex aceita etanol, gasolina ou a mistura dos dois (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Se o motorista sempre foi sujeito a receber as mais desencontradas informações e dicas sobre o seu automóvel, então quando surgiu o carro flex foi, e continua sendo, um verdadeiro festival de besteiras e dicas sem nenhuma base técnica.

Uma delas é de que se o tanque está abastecido com etanol, você pode passar para a gasolina, mas tem que esperar o tanque esvaziar para então mudar de combustível. E vice-versa: esperar a gasolina ir até o final se quiser passar para o etanol.

Tem algum fundamento essa informação? Nada, zero!

Ninguém se lembra de que o motor do carro flex foi projetado para rodar com qualquer combustível em qualquer proporção. O tanque ainda está com metade de etanol e você quer colocar gasolina? Pois vá em frente!

Bocal do tanque de abastecimento do carro flex
Não caiam nas besteiras sobre como deve se abastecer o flex (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
JOSE PEREIRA SILVA SOBRINHO 6 de agosto de 2020

TIVE UM CRUZE DEPOIS D E VIAJAR 250 KM COM ÁLCOOL COMPLETEI COM GASOLINA E GUARDEI NA GARAGEM, NO OUTRO DIA DEU UM TRABALHO PRA PEGAR DE MANHA E BATIA TUDO DENTRO DO MOTOR , ATE AQUECER ELE NÃO TINHA FORÇA PRA SAIR DA GARAGEM, O MECÂNICO DA CHEVROLET RELATOU QUE O CHIP (USOU ESSE TERMO) , NÃO LÊ ESSA MISTURA.

Avatar
João Granado 28 de setembro de 2020

Um mecânico me disse que esse problema acontece mais com Wolkswagem, mas quando trocar o combustível rode por pelo menos 5 Km para fazer a leitura por que se abastecer e guardar o carro quando der a partida acorrera esse problema.

Avatar
Edmilson 9 de maio de 2020

Eu estou com meio tanque de etanol posso por gasolina

Avatar
Luiz 7 de maio de 2020

Carros fabricados pela Fiat. Não tem esse problema., Pode usar o combustível em qualquer proporção.

Avatar
José Carlos Moreira 6 de maio de 2020

Não é bem assim..a central de leitura de combustível serve pra que então??sou mecânico.,tem carros que Ñ conseque fazer a leitura de troca de combustível sozinho…por defeito no sensor…ai entramos com raster pra atualizar a mudança de combustível..

Avatar
João Gilberto 7 de maio de 2020

Depois de abastecer, se misturar, tem carro que regula rápido outros rodando 10 minutos sem desligar ele regula, se caso misturar e rodar pouco e desligar e não quiser pegar carro automático, pisa no freio acelerador e deixa a chave ligada por 10 segundos que abre a grade de regulagem, só desligar e dar partida normal

Avatar
Guilherme 6 de maio de 2020

Esse vô acho que nunca fez troca brusca de combustível no posto mais perto de casa e não conseguiu dar partida no dia seguinte, matéria sem nexo.

Avatar
Fernando costa 7 de maio de 2020

O Boris Feldman conhece muito sim talvez vc não entendeu bem a matéria, ele está certo em dizer que o carro flex vc pode abastecer em qualquer proporção o que as vezes ocorre é que tem gente só abastece com um combustível a muito tempo e quando troca dá algum erro as vezes não abastece o tanquinho do flex com gasolina aditivada ou não troca a gasolina dele quando está velha por está só na gasolina a tempos a forma de como se opera esta situação é que talvez pode dar algum erro não o carro flex em si.

Avatar
Vitor 6 de maio de 2020

Na teoria é tudo muito lindo. Na pratica muda. O carro nao entende a proporção certa que esta o combustível, ja que quem faz esse papel é a sonda lambda que nao faz nem a leitura do combustível, e sim da quantidade de oxigênio nos gases do escapamento. Com isso voce misturando combustíveis o carro tem grande probalidade de ter dificuldade para pegar de manha principalmente em dias frios e principalmente a linha Fiat!

Avatar
ALEXANDRE MESA CASA 6 de maio de 2020

Concordo com seu relato. Tenho um grad Siena e aconteceu isso comigo pra pegar de manhã e muito difícil…

Avatar
Luiz 7 de maio de 2020

E só encher o tanquinho com gasolina de primeira qualidade., Trocar as velas a cada 30.000 km.

Avatar
Geraldo Garcia de Oliveira 7 de maio de 2020

Já tive problema com a troca de combustível Tava usando etanol mudei para gasolina não pegava mecânico falou não tava reconhecendo combustível módulo da injeçõo

Avatar
Deixe um comentário