Carro flex: ‘voltinha’ ao trocar o combustível virou coisa do passado

Os carros flex modernos - com turbo e injeção direta - já reconhecem o combustível antes de ele ser queimado e acabam com um problema antigo

sensor de linha portal
Sensor de linha para reconhecer o combustível muda rotina nos carros flex (Foto: Bosch | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 28/11/2022 às 20h02

É verdade que se você tem um carro flex com gasolina no tanque e aí abastece etanol você não deve guardá-lo imediatamente em casa, porque se estiver frio na manhã seguinte o motor não reconhece o etanol e vai ter dificuldade em pegar.

VEJA TAMBÉM:

E a dica é rodar alguns quilômetros antes de estacionar o carro à noite. Isso porque uma sonda lambda lá no escapamento é o que identifica se está vindo do tanque gasolina ou etanol.

Mas isto está deixando de ser verdade nos automóveis mais modernos com turbina e injeção direta que exigem uma adequação imediata do motor para o tipo de combustível.

Então nesses motores, ao invés da sonda lambda lá no escapamento, quem percebe o que está chegando do tanque é um sensor de linha, colocado na linha de combustível ajustando a regulagem do motor antes mesmo do combustível chegar nos bicos injetores.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário