Carro puxa para o lado: outras causas além do alinhamento

Calibragem desigual e problemas no freio também podem fazer com que o carro fique tendencioso para uma direção

Por Boris Feldman 12/05/18 às 12h58
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O automóvel estava desalinhado e o leitor da coluna diz que o mandou recentemente para o mecânico. O problema é que o motorista nota nitidamente o carro puxar para a esquerda ao tirar as mãos do volante.

Mesmo em ruas com um ligeiro caimento para a direita onde o carro deveria estar naturalmente puxando para este lado. Mesmo assim, puxa um pouco para a esquerda. Sua dúvida: o alinhamento terá sido mal feito e é preciso voltar à oficina ou levá-lo em outra? Talvez não.

O fato de o carro estar desalinhado e puxando para a direita ou puxando para a esquerda nem sempre significa um problema de alinhamento, de geometria da direção.

Outros motivos podem provocar este problema. Por exemplo, a pressão do pneu dianteiro esquerdo estar inferior à do direito pode “puxar” o carro para um lado. Basta calibrar os pneus.

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Se o freio da roda dianteira esquerda estiver prendendo um pouquinho, vai também provocar o carro puxar para esquerda. E até mesmo uma diferença de desgaste entre os pneus direito e esquerdo pode resultar neste problema. Em caso de dúvida, experimente trocar uma roda pela outra: se o carro passar a puxar para o outro lado, está determinada a causa do problema…

Carro puxa ao frear

Boris explica quais são os problemas que podem fazer com que o carro "puxe" para um dos lados, ainda que não esteja desalinhado.
Foto iStock | Reprodução

Talvez. Mas, por via das dúvidas, verifique se não se trata de um dos problemas mencionados acima: pneu descalibrado, um mais desgastado que o outro ou a direção desalinhada. O carro pode também ter puxado pois naquele lugar o piso estava molhado de um lado, seco do outro. Experimente frear novamente para ver se ele volta a puxar.

Se todos estes problemas foram verificados e nenhuma anormalidade registrada, então está na hora de levar o carro à oficina para verificar e reparar o sistema de freios.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
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Walter Aparecido de souza 2 de outubro de 2020

É que eu tô negociando uma perua Escort sw 1.8 16 valvulas gostaria de saber se estou certo nada melhor perguntar a quem entende do assunto e aí é um bom carro ou não diz aí um abraço

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Almir 29 de agosto de 2020

Assisti um vídeo no qual mostrava que o funcionamento de retorno da direção se dá pela ajuste do caster. O ajuste mal feito não poderia interferir nesse puxado no volante?
Desde já, agradeço a atenção.

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Rose 10 de junho de 2020

Tenho Peugeot 206 tá puxando lado direito foi feito tudo alinhamento trocado as rodas de lado pra trás e ainda continua puxando, só que fica um vip quando ligo carro e uma luz vermelha acende já levei na elétrica mecanico e ainda com mesmo problema é tá fazendo barulho quando uso freio agora voltou pra oficina espero que descubram motivo

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Almir 29 de agosto de 2020

Rose, assisti um vídeo que mostrava que o funcionamento do retorno da direção se dá pelo ajuste do caster. Acho que vale a pena investigar. Espero ter ajudado. Fique com Deus

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George Martins 3 de novembro de 2020

O motivo é ser um Peugeot. Troque por Honda ou Toyota e vá ser feliz.

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Marcos antonio Rodrigues 16 de fevereiro de 2021

Para de ser trouxa, temos o que temos condições de comprar.

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José Antônio monteiro 5 de junho de 2020

Comprei 2 peneu remold zero coloquei os dois na frente .fiz alinhamento e balaciamento mais o carro continua puchando .voltei na loja eles tiraram o peneu da esquerda epuserao na direita .mesmo assim o carro continua puchando para a esquerda .o peneu e remold mederao 2anos de garantia eu posso ir lá trocar mais não foram eles que está larao no carro .eu comprei e levei para um particular colocar .eu perdi agarantia o que faço

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Almir 29 de agosto de 2020

José, assisti um vídeo que mostrava que o funcionamento do retorno da direção se dá pelo ajuste do caster. Acho que vale a pena investigar. Fique com Deus.

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