Carro roda “direto”: desgaste do motor é maior ou menor?

Rodar grandes percursos por horas ou trajetos mais curtos em pouco tempo. Em qual condição há um maior desgaste do motor? Eu te conto!

Ao contrário do que muitos pensam. Rodar muito tempo com o carro não resulta em um grande desgaste do motor
Ao contrário do que muitos pensam. Rodar muito tempo com o carro não resulta em um grande desgaste do motor (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
14 de setembro de 2021 21:32

Leitor faz uma pergunta curiosa: quer saber se colocar o carro na estrada e dirigir quase o dia inteiro ininterruptamente, durante mais de dez, doze horas, só parando para abastecer, pode danificar de algum jeito o motor.


E essa dúvida é de muitos motoristas que têm noção errada sobre o desgaste de motor, o contrário que o intuitivo. Na verdade, se o motor funciona sem desligar horas e horas, o desgaste será muito menor que o “liga-desliga” repetidas vezes. Por quê?

VEJA TAMBÉM:

O motor que se liga depois de parado algumas horas, vai funcionar alguns segundos com deficiência de lubrificação. Ou seja, até o óleo chegar nas partes mais altas, vindo do cárter, o que significa atrito (e desgaste…) das partes móveis.

Outro problema é o motor rodar “frio” durante alguns minutos, pois os gases da combustão podem contaminar o óleo lubrificante.

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Adriano Cesar de Assis 15 de setembro de 2021

Eu moro na fronteira com o Paraguay, e gostaria de saber se a gasolina que é vendida no Paraguay é confiável ou não?

Avatar
Walter Mercado 17 de setembro de 2021

La garantia soy yo, cumpadre!

Avatar
Deixe um comentário