Carro usado: melhor na loja ou particular?

Os dois tipos de transação na compra de veículos seminovos têm vantagens e desvantagens, cabe ao comprador analisar

CARRO USADO CARRO NOVO
Cada uma das compras pode apresentar suas vantagens (Foto: AdobeStock | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 02/04/2024 às 18h02

Quais são as vantagens de comprar um carro usado de um particular ou adquirir em uma loja?

VEJA TAMBÉM:

Em primeiro lugar, no caso de uma compra particular, se o comprador e o vendedor são conhecidos, normalmente é um negócio bem vantajoso. As duas partes conhecem o histórico do automóvel e o preço pode ser um pouco melhor do que na loja.

Isso acontece porque nesse tipo de transação não se paga imposto, já a loja tem que colocar um sobrepreço, pois ela tem despesas e o negócio tem que dar lucro. Mas, por outro lado, comprar um automóvel usado numa loja, com pessoa jurídica, tem uma grande vantagem: a garantia de três meses para todo o produto estabelecido pelo código do consumidor.

O negócio entre pessoas físicas não é considerado uma relação de consumo. Por isso, no caso de qualquer problema, o comprador teria que recorrer à justiça normal, sem a cobertura do código, para ser indenizado pelo vendedor.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo 3 de abril de 2024

O problema dos lojistas é a supervalorização dos seus veículos, até muito acima da Fipe, mesmo o veículo não estando em ótimo estado de conservação, então é melhor garimpar bem um usado de particular levando um bom mecânico para analisar a compra…

Avatar
Deixe um comentário