Carro flex 0 km: 1º abastecimento deve ser com etanol ou gasolina?

O flex não para de render assunto: afinal, qual o combustível deve ser usado no carro zero ao sair da concessionária? Existem regras?

Por Boris Feldman 05/05/20 às 06h15
bomba de combustivel gasolina etanol tampa tanque de combustivel carro flex prata shutterstock 1
Carro zero flex sendo abastecido no posto de combustível (Foto: Shutterstock)

Apareceu agora na internet uma controvérsia meio sem sentido a respeito do primeiro abastecimento do tanque de um carro flex. Porque alguém disse que ao retirar o seu carro 0 km na concessionária, o vendedor recomendou que o primeiro abastecimento deveria ser com etanol.

E um outro contestou: disse que ao receber o carro 0 km na concessionária, de uma outra marca, ouviu uma outra recomendação: de abastecer as quatro primeiras vezes com gasolina. E que depois poderia usar qualquer dos dois combustíveis.

Uma controvérsia absolutamente sem sentido, pois o carro flex pode ser abastecido desde que deixa a concessionária com qualquer dos dois combustíveis, etanol ou gasolina ou até uma mistura dos dois. Se ele é flex, tem que funcionar bem com qualquer um deles.

Dono do carro zero flex em dúvida de qual combustível abastecer
Qual deve ser usado o primeiro combustível para abastecer um carro zero flex? (Foto: ilustração Fabiano Azevedo | AutoPapo)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ROGERIO JAMMAL FUED MATTAR 6 de maio de 2021

Bom dia . Tenho um Jeep Compass Longitude 2021/2021 Flex .Está fazendo na cidade , com etanol 3,1 km/litro .A concessionária Jeep Amazonas disse que preciso rodar 6000 km para o carro adquirir o DNA do motorista …

Avatar
luis pacheco 10 de janeiro de 2021

MEU FIORD KA Zero Km, saiu da concessionária e enchi de gasolina, assim como nas próximas 4 vezes.
Ontem enchi com 48 litros de ETANOL pela primeira vez e rodei 63 km com o tanque cheio.
Hoje pela manhã ele NÃO PEGAVA de jeito nenhum….tive q chamar um mecânico, q BOMBEOU umas 10 vezes o acelerador até o carro, dificilmente, pegar !!!!

Avatar
Pereira 17 de outubro de 2020

Tirei meu voyage okm da concessionaria coloquei alcoole andei bastante coloquei gasolina e ate hoje ponho alcool ponho gasolina metade de gasolina e outra de alcool nunca deu problema algima experiencia propria,se ele e flex pode abastecer com quqlquer um.

Avatar
marco 25 de junho de 2020

por questão de amaciamento do motor novo, usar se gasolina pela sua melhor lubricidade que o etanol nao tem

Avatar
Luiz Henrique Bodart 6 de maio de 2020

Tenho um C3 18/19 que quando abastecido no álcool começa a “engasgar”. A concessionária em Uberaba-MG na revisão de 10.000 disse não ter notado nada de diferente, apesar da minha reclamação.
No uso da gasolina, o veículo funciona suave.
E aí? Um carro Flex não teria que rodar suave nas duas opções?

Obrigado!

Avatar
Lu 7 de maio de 2020

O meu new fiesta mexicano q peguei zero Eu abastecia só com álcool… qdo eu colocava gasolina o bichinho até engasgava igual ao seu 😂😂😂😂

Avatar
Jorge paiva 5 de maio de 2020

O problema nesse país é a nossa justiça que não serve de nada. Não tem força pra coibir abusos,ladroisse,falcatruas e adulteração.
É uma praga se viver num país como esse

Avatar
Leigo 5 de maio de 2020

Eu também sou adepto do manual do veículo… O manual deve ser sempre usado como referência em caso de dúvidas…

Avatar
Aliomar 5 de maio de 2020

Sigo a orientacao que tiver no manual do veículo. Se não tiver, entendo que poderá ser abastecido com gasolina ou álcool.
Parto do princípio, que quando é feito o projeto de um automóvel, gasta-se muito dinheiro em vários testes e portanto o fabricante sempre sabe muito bem o que está dizendo. Sou “fechado” com o manual, e tenho dito.

Avatar
WILSON CARDOSO FREDERICO 5 de maio de 2020

Bom Dia ,

O que acontece e o seguinte muitos veículos vem programado de fabrica para um tipo de combustível toda vez que for resetado a central ele escolhe um combustível que já está programado pois bem .
O que acontece eh que o vendedor pede para colocar o combustível que já está no tanque que está reconhecido, muitos casos o cliente não e orientado que ao trocar de combustível ele precisa rodar um período para gastar o que tem nas mangueiras e entrar o combustível novo do tanque isso precisa ser feito após a primeira partida após trocar o combustível. E se não rodar o suficiente muito provável do motor no dia seguinte quando esfriar não entrar em funcionamento .

Avatar
Marcos Bergamini 5 de maio de 2020

É impressionante a ignorância do ser humano. Já encheu o saco esta discussão sobre abastecer primeiro gasolina ou etanol em carros flex. Se vendedor fosse engenheiro, não seria vendedor. Carro flex pode ser abastecido com qualquer um dos dois ou a mistura de ambos, por isto é flex. A eletrônica do carro entende qualquer um. Então pare de ser ignorante e ficar perguntando a mesma coisa ano após ano.

Avatar
JOSÉ CARLOS MARTINS LEITE 5 de maio de 2020

Parabéns Marcos é isso mesmo …Histórias de Mecânicos

Avatar
Fernando B. 25 de agosto de 2020

Apenas lembrando, ao trocar de combustível, rode pelo menos 15 minutos para que a central identifique a mudança, do contrário na manhã seguinte terá problemas na partida.

Avatar
Pereira 17 de outubro de 2020

Troco o combustivel ando nem 5 min. Paro o carro e dou partida depois de 2 ou 3 dias e pega normal nu ca tive problemas

Avatar
Deixe um comentário