Carro flex 0 km: 1º abastecimento deve ser com etanol ou gasolina?

O flex não para de render assunto: afinal, qual o combustível deve ser usado no carro zero ao sair da concessionária? Existem regras?

Por Boris Feldman 05/05/20 às 06h15
bomba de combustivel gasolina etanol tampa tanque de combustivel carro flex prata shutterstock 1
Carro zero flex sendo abastecido no posto de combustível (Foto: Shutterstock)

Apareceu agora na internet uma controvérsia meio sem sentido a respeito do primeiro abastecimento do tanque de um carro flex. Porque alguém disse que ao retirar o seu carro 0 km na concessionária, o vendedor recomendou que o primeiro abastecimento deveria ser com etanol.

E um outro contestou: disse que ao receber o carro 0 km na concessionária, de uma outra marca, ouviu uma outra recomendação: de abastecer as quatro primeiras vezes com gasolina. E que depois poderia usar qualquer dos dois combustíveis.

Uma controvérsia absolutamente sem sentido, pois o carro flex pode ser abastecido desde que deixa a concessionária com qualquer dos dois combustíveis, etanol ou gasolina ou até uma mistura dos dois. Se ele é flex, tem que funcionar bem com qualquer um deles.

Dono do carro zero flex em dúvida de qual combustível abastecer
Qual deve ser usado o primeiro combustível para abastecer um carro zero flex? (Foto: ilustração Fabiano Azevedo | AutoPapo)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Pereira 17 de outubro de 2020

Tirei meu voyage okm da concessionaria coloquei alcoole andei bastante coloquei gasolina e ate hoje ponho alcool ponho gasolina metade de gasolina e outra de alcool nunca deu problema algima experiencia propria,se ele e flex pode abastecer com quqlquer um.

Avatar
marco 25 de junho de 2020

por questão de amaciamento do motor novo, usar se gasolina pela sua melhor lubricidade que o etanol nao tem

Avatar
Luiz Henrique Bodart 6 de maio de 2020

Tenho um C3 18/19 que quando abastecido no álcool começa a “engasgar”. A concessionária em Uberaba-MG na revisão de 10.000 disse não ter notado nada de diferente, apesar da minha reclamação.
No uso da gasolina, o veículo funciona suave.
E aí? Um carro Flex não teria que rodar suave nas duas opções?

Obrigado!

Avatar
Lu 7 de maio de 2020

O meu new fiesta mexicano q peguei zero Eu abastecia só com álcool… qdo eu colocava gasolina o bichinho até engasgava igual ao seu 😂😂😂😂

Avatar
Jorge paiva 5 de maio de 2020

O problema nesse país é a nossa justiça que não serve de nada. Não tem força pra coibir abusos,ladroisse,falcatruas e adulteração.
É uma praga se viver num país como esse

Avatar
Leigo 5 de maio de 2020

Eu também sou adepto do manual do veículo… O manual deve ser sempre usado como referência em caso de dúvidas…

Avatar
Aliomar 5 de maio de 2020

Sigo a orientacao que tiver no manual do veículo. Se não tiver, entendo que poderá ser abastecido com gasolina ou álcool.
Parto do princípio, que quando é feito o projeto de um automóvel, gasta-se muito dinheiro em vários testes e portanto o fabricante sempre sabe muito bem o que está dizendo. Sou “fechado” com o manual, e tenho dito.

Avatar
WILSON CARDOSO FREDERICO 5 de maio de 2020

Bom Dia ,

O que acontece e o seguinte muitos veículos vem programado de fabrica para um tipo de combustível toda vez que for resetado a central ele escolhe um combustível que já está programado pois bem .
O que acontece eh que o vendedor pede para colocar o combustível que já está no tanque que está reconhecido, muitos casos o cliente não e orientado que ao trocar de combustível ele precisa rodar um período para gastar o que tem nas mangueiras e entrar o combustível novo do tanque isso precisa ser feito após a primeira partida após trocar o combustível. E se não rodar o suficiente muito provável do motor no dia seguinte quando esfriar não entrar em funcionamento .

Avatar
Marcos Bergamini 5 de maio de 2020

É impressionante a ignorância do ser humano. Já encheu o saco esta discussão sobre abastecer primeiro gasolina ou etanol em carros flex. Se vendedor fosse engenheiro, não seria vendedor. Carro flex pode ser abastecido com qualquer um dos dois ou a mistura de ambos, por isto é flex. A eletrônica do carro entende qualquer um. Então pare de ser ignorante e ficar perguntando a mesma coisa ano após ano.

Avatar
JOSÉ CARLOS MARTINS LEITE 5 de maio de 2020

Parabéns Marcos é isso mesmo …Histórias de Mecânicos

Avatar
Fernando B. 25 de agosto de 2020

Apenas lembrando, ao trocar de combustível, rode pelo menos 15 minutos para que a central identifique a mudança, do contrário na manhã seguinte terá problemas na partida.

Avatar
Pereira 17 de outubro de 2020

Troco o combustivel ando nem 5 min. Paro o carro e dou partida depois de 2 ou 3 dias e pega normal nu ca tive problemas

Avatar
Deixe um comentário