Concessionária ou manual: troco o óleo aos 5 mil ou 10 mil km?

Esclareço a dúvida de um leitor do AutoPapo que tem um Chevrolet Tracker 2018 e quer saber qual a quilometragem certa para sua troca de óleo

Por Boris Feldman05/05/20 às 08h30

Dono de um Chevrolet Tracker 2018 diz que está em dúvida à respeito da troca do óleo do motor. Pois no manual a recomendação é trocá-lo aos 10 mil quilômetros. Porém, a concessionária Chevrolet diz que a troca tem que ser feita aos 5.000. Então ele pergunta: “afinal, quem está certo?” E a resposta é depende.

Se você usa o Chevrolet Tracker em condições severas, o óleo tem que ser trocado aos 5.000. Caso contrário, siga o manual e troque aos 10 mil. Já sei: você quer saber o que são condições severas.

Poucos imaginam ser o carro que sai de manhã, roda alguns poucos quilômetros até o trabalho e de noite volta a rodar aqueles poucos quilômetros e ponto final. E essas condições são consideradas severas, pois o motor é desligado antes mesmo de atingir a sua temperatura ideal de funcionamento.

Mecânico trocando o óleo do motor do Chevrolet Tracker
O período para a troca de óleo do motor varia do modo em que o carro é usado (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário