Citroën C3 e AirCross: nova geração com motor… Fiat!

Os carros da Citroën C3 e AirCross já contam com geração ultrapassada e serão completamente renovados pelo Grupo Stellantis; entenda

citroen c3 novo 2020
Novo Citroën C3 utilizará plataforma do atual Peugeot 208 (Foto: reprodução | Internet)
Por Boris Feldman
Publicado em 25/01/2021 às 07h30
Atualizado em 01/02/2021 às 13h59

Pensando em comprar um carro novo este ano? É importante saber quais estão chegando, mas também quais estão escorregando do telhado e vão sumir do mercado. Entre esses carros, o Citroën C3 hatch e o Aircross.

Ambos de uma geração já ultrapassada e que já tiveram substitutos lançados em outros países.

A nova linha Citroën C3 terá um hatch e, naturalmente, um SUV. E foi projetado usando a mesma plataforma Peugeot 208, já que a empresa é a mesma.

Aliás, se a plataforma será do Peugeot, o motor será da Fiat; o 1.0 Firefly turbo.

Ou você se esqueceu que a FCA – Fiat Crysler e PSA, Peugeot Citroën, já estão juntas e formaram a quarta maior marca de automóveis do mundo, a Stellantis?!

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
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Ademir Vieira Campos 27 de janeiro de 2021

Tenho um carro Air Cross o que muda no Novo? O meu e duro os freio e péssimo, o ar e bom os bancos são confortáveis Eu acho que vcs tem que trabalhar na suspensão do carro não no motor pois a velocidade máxima é 120 não é 240 fica aí a dica.

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Andre 26 de janeiro de 2021

O EP6FDTX de 5a geração – que nao veio pro Brasil – atende Euro6 e gera 210CV…

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Eduardo Teixeira Kull 25 de janeiro de 2021

Se vier com o Firefly turbo, o que eu duvido que aconteça agora, a Citroen deve ficar no lucro com a medida. O problema é que o modelo a ser lançado aqui não será o belo hatch francês da foto, mas uma versão “emergente”, que ao menos nas projeções até agora divulgadas, não empolga muito não.

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Junior 25 de janeiro de 2021

Lindo no carro

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ARMANDO JIRO TANAKA 25 de janeiro de 2021

Acho engraçado que quando é para “criticar” montadoras franceses, este sr. faz de tudo !!! A Autolatina (Ford/VW) intercambiava tudo entre seus modelos, Maserati usava motor da Ferrari, Suzuki SX4 é um modelo da Fiat, grandes montadoras se unindo para construir carros elétricas … então qual o problema da 4ª maior mondadora do planeta Stellantis usar tecnologias das marcas que a compõe. Ah tá a PSA vai utilizar os motores da FIAT, ok, e quanto a plataforma CMP (208, Corsa) da PSA que custa várias vezes mais que o desenvolvimento que um motor e que será utilizado dentro do grupo. Ué, um dos motivos da FORD sair do Brasil é que não compensava desenvolver uma nova plataforma para os compactos. Então Sr. Boris, não precisa mais comentar sobre montadoras franceses, só faça uma matéria dizendo que para o Sr. montadoras francesas não prestam !!!

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Zeca Urubu 25 de janeiro de 2021

Não entendi seu ponto, pois não vi nenhuma crítica na matéria, vc realmente leu ou pelo menos assistiu o vídeo?

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GIANCARLO MARQUES 26 de janeiro de 2021

É estes caras estão acostumados a andar de carroça durante décadas. Agora, querem criticar que esta fazendo a diferença. Na verdade, eles acostumaram os brasileiros a comprarem um pé-de-boi, a preço de ferrari. Carros sem nenhuma tecnologia. VEM ENTÃO A PSA, INOVANDO. E SABEM O QUE AS 4 MAIORRS MONTADORAS FIZERAM DIRANTE ANOS? NADA.
SIMPLESMENTE COMPRAM MATÉRIA NAS MAIORES REVISTAS AUTOMOTIVAS DO BRASIL, PARA DESTRUIR A IMAGEM DA PSA E DE OUTRAS QUE SE ATREVERAM, A INICIAR NO MERCADO BRASILEIRO.
FUSCA, GOL, BRASÍLIA, POLO, ESCORTE, VOYAGE, FIESTA, PÁLIO, UNO WAY KKKKKKK…SO CARROÇA.
SEM SEGURANÇA NENHUMA…ISSO DURANTE ANOS, ACABOU COM O BRASIL…

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Laucídio Dias da Silva 25 de janeiro de 2021

O motor tem que ser o 1.6 turbo THP

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Victor Berger 25 de janeiro de 2021

Muito bom Laucídio.O motor deveria ser o competente e confiável e robusto 1.6 turbo THP.

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Sidney Verdandi 25 de janeiro de 2021

Apesar do motor 1.6 THP ser muito bom, o moderníssimo motor GSE T4 da Fiat, pode gerar acima de 180 CV; foi muito elogiado na Europa e EUA.

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AmarildoFilhp 26 de janeiro de 2021

Na França tem motor 1.6 THP (modelo mais atual que do BR) que gera mais de 210cv!

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