Carros x bicicletas: o que diz a lei?

Está cada vez mais comum dividir a faixa com veículos menores como bicicletas. Você sabe como proceder nestas situações?

ciclista andando ao lado de um carro portal
Tem distância mínima também (Foto: Shutterstock )
Por Boris Feldman
Publicado em 22/08/2023 às 18h02

Quase nenhum motorista brasileiro conhece alguns artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que dizem respeito à velocidade do veículo estar compatível ou não em determinadas situações. E entre elas, a que diz respeito aos ciclistas.

VEJA TAMBÉM:

Carros x bicicletas

  • O Art. 220, por exemplo, diz que o automóvel tem que estar em uma velocidade compatível ao circular próximo a uma bicicleta.
  • Entretanto, o critério para ser esta essas velocidades compatíveis pode dar margem a controvérsias.
  • Mas este mesmo Art. 220 é muito objetivo ao estabelecer que o automóvel deve se manter a uma distância mínima de 1,5 metro do ciclista.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 24 de agosto de 2023

Parece que muitos ciclistas por aí precisam ser avisados que os pedestres e os veiculos também têm o direito de circular.
Aliás tem virado moda que grupos de cicloativistas invadam as Marginais Tietê e Pinheiros à noite, transitando em diferentes faixas de rolamento – e não apenas nas pistas locais. Aí fica difícil…

Avatar
IVAN VASCONCELLOS 23 de agosto de 2023

Sou da opinião que ciclista para trafegar em uma via onde há veículos a motor deveriam precisar de algum tipo de habilitação e deveriam também sofrer autuação por comportamento inadequado. Praticamente nenhum ciclista sabe que deve trafegar na mão e próximo ao meio fio, o que mais se vê são ciclistas na conta-mão e cruzando entre os carros. Mas se algo der errado sempre vai sobrar pro motorista, né?

Avatar
Andre Rocha 22 de agosto de 2023

Sempre andei de bike em rodovias e sempre procurei andar o mais DISTANTE possível da pista de rolagem, ou seja, o mais próximo possível do meio fio. Porém o que vemos hoje é o ciclista, com todo o acostamento a seu dispor, andar próximo à pista de rolagem, praticamente em cima da linha divisória pista/acostamento, e pior, fazendo zigue zague! Aí depois são atropelados e o pessoal vem com essa lei de ter que manter a 1,5m de distância. Quer dizer, NÓS motoristas de automóveis temos que manter 1,5m de distância do ciclista, mas o ciclista não pode trafegar o mais distante possível da pista de rolagem, por que?

Avatar
Deixe um comentário