Catalisador dura 80 mil km, 5 anos ou a toda a vida útil do motor?

Devido ao seu alto custo, tem oficina irresponsável que sugere sua substituição por um pedaço de cano. Fique de olho nessa PI-CA-RE-TA-GEM!

Por Boris Feldman 16/05/19 às 06h15
catalisador automotivo shutterstock 1154533054

Você já ouviu falar do catalisador que está no escapamento do seu carro? Ele reduz – quase elimina – a nocividade dos gases que saem do motor. Como o óxido de nitrogênio, monóxido de carbono e os hidrocarbonetos.

Para exercer essa nobre função, ele contém metais nobres: platina, paládio e ródio e, por isso, tem um custo muito elevado. Preste atenção: apesar de sua garantia ser para 80 mil quilômetros ou cinco anos, sua durabilidade pode ser muito maior, quase que a própria vida útil do carro.

Mas pode se danificar se receber combustível adulterado ou combustível em estado líquido, na tentativa de fazer o motor pegar no tranco. Devido ao seu alto custo, tem oficina irresponsável que sugere sua substituição por um pedaço de cano. Fique de olho nessa PI-CA-RE-TA-GEM!

Catalisador
Catalisador (Foto Shitterstock | Reprodução)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ELDER DAWID DE SOUZA BRITO 22 de agosto de 2019

Posso passar uma fita termica de alta temperatura no catalisador do celta vche?

Avatar
Deixe um comentário