Chip derruba Onix do pódio

Afetada pela crise mundial dos chips semicondutores, Chevrolet vê as vendas do Onix, que dominava o mercado, irem ladeira a baixo

A Chevrolet foi uma das montadoras mais prejudicadas pela falta de chips semicondutores
A Chevrolet foi uma das montadoras mais prejudicadas pela falta de chips semicondutores (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
23 de julho de 2021 07:32

O pódio dos mais vendidos no primeiro semestre sofreu muitas distorções pela falta de componentes, principalmente os semicondutores ou chips. O Chevrolet Onix, que vinha liderando as vendas no nosso mercado durante anos, está com sua produção interrompida desde março. Foi o que mais sofreu por conter grande quantidade de dispositivos eletrônicos. E, despencou no ranking.  Quem assumiu sua posição?

Não foi um automóvel, mas uma picape, a Fiat Strada. Em segundo lugar, o automóvel mais vendido, o Hyundai HB20.  Dificilmente a GM reverte esse quadro ainda este ano, pois só prevê voltar a produção do Onix dentro de dois meses.

VEJA TAMBÉM:

Este problema não é apenas no Brasil e atinge fábricas no mundo inteiro. A Peugeot, na França, por exemplo, para não paralisar a produção do 308, está dando desconto de Є 400 (cerca de R$ 2.500) caso o freguês concorde em recebe-lo sem o painel digital. E sem direito a trocar depois pelo novo.

Diga-se de passagem, o dispositivo é uma das maiores novidades do modelo este ano.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo Roberto Bittencourt 25 de julho de 2021

Boris Feldman, respeitosamente um excelente domingo! Acompanho sua carreira há bom tempo e me sinto seguro em te perguntar; tenho 67 anos, gosto muito de automobilismo e carros. Estou iniciando um novo ciclo em minha carreira/vida de médico.
Sinceramente, começo a sentir certa dificuldade na pilotagem com câmbio manual ou CVT. Por segurança, preciso de um carro hatch compacto totalmente automático, tanto para estrada como para cidade. Acaso possa, gostaria que me respondesse qual marca/ modelo adquirir: Honda Fit, HB20 ou o Onix 1.0 ?
Att,
Paulo Roberto Bittencourt.

Avatar
Valentim Sanches Serafim 24 de julho de 2021

Estou com pedido do Onix plus automático há 180 dias,sou(P.C.D) e dependo 90% do carro por deficiência.A Chevrolet deveria fazer como a peogeout ou seja:Propor ao cliente, um desconto(considerável) assim se resolve o “problema” da fábrica e cliente,caso haja concensso.Att,

Avatar
Ruberlandio 24 de julho de 2021

Materia mal feita nem procura informações o anúncio da GM é para voltar um turno em agosto e dois turnos em setembro. Isso em Gravataí onde produz o onix vão procurar se informar primeiro.

Avatar
argo 24 de julho de 2021

VAI SER DIFÍCIL VOLTAR A LIDERANÇA. ESTIMA-SE QUE EM TORNO DE 120 MIL CARROS NÃO FORAM VENDIDOS NESTE PERÍODO… A FIAT VEM APROVEITANDO E VENDENDO O ARGO QUE NEM ÁGUA, POIS OS COMPRADORES DO ONIX ACABARAM OPTANDO POR NÃO ESPERAR E COMPRAR O QUE JÁ SE TINHA EM MÃOS… UM DESAFIO GIGANTE PARA GM AGORA… TORÇO PARA QUE VENHAM COM TUDO E FAÇAM ALGO MELHOR DO QUE ANTES PARA ACELERAR AS VENDAS

Avatar
Fabio Uchoa 23 de julho de 2021

Realmente uma pena, ando com o Onix Plus LT turbo e o carro é sensacional na economia e no desempenho, carro bem achado e confortável com bastante requinte em tecnologia.

Avatar
Lafayette Magalhaes 23 de julho de 2021

A verdade é que o Ônix é melhor e quando voltar após uma paralização desta ordem deverá voltar com uma força que os demais não poderão acompanhar

Avatar
Gideone Lima 23 de julho de 2021

A GM pretende voltar a fabricação dia 3 ou 16 agosto. Estou esperando o meu e liguei 3 vezes já pra montadora e fui informado assim. Além de ter visto em outros sites e também na TV.

Avatar
Anderson Silva 24 de julho de 2021

Segundo informações publicadas está prevista para o dia 16 de Agosto, caso não haja novo adiamento. Também estou aguardando o retorno da produção desse Onix!!

Avatar
LEONARDO DA SILVA GARCIA 23 de julho de 2021

Kkkkk.

Avatar
Gideone Lima 23 de julho de 2021

A GM pretende voltar com a fabricação dia 3 ou 16 de agosto. Estou esperando o meu e liguei pra própria montadora já 3 vezes e fui informado assim.

Avatar
Deixe um comentário