Flex sem tanquinho: qual é o “pulo do gato”?

Problemas para ligar o seu carro flex nesses dias de temperaturas mais baixas? Eu te ajudo a resolver esse problema

Por Bernardo Castro 22/07/21 às 21h32
O tanquinho auxiliar de gasolina para partido a frio está sendo abolido pelas fábricas
O tanquinho auxiliar de gasolina para partido a frio está sendo abolido pelas fábricas (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)

Já comentamos neste portal a dificuldade de se fazer funcionar o motor do carro flex abastecido com etanol nos dias mais frios.

A maioria desses automóveis ainda tem sob o capô aquele famigerado tanquinho auxiliar de gasolina para partida a frio. Um dispositivo “quebra-galho” lançado com o carro flex em 2003 e que ainda existe, por incrível que pareça. Causa tanto problema e aborrece tanto o motorista que já foi abolido por algumas fábricas, mas permanece em outras.


Automóveis mais modernos já abandonaram esse sistema obsoleto e muitos motoristas questionam como se liga então o motor do carro flex abastecido com etanol e sem o tanquinho.

VEJA TAMBÉM:

Então, qual é o “pulo do gato”? São dois:

  1. Aquecer o etanol quando chega ao motor (nos bicos injetores), pois aí ele se vaporiza e não há problemas para o motor funcionar.
  2. Sistema nenhum: o motor que tem injeção direta de combustível não precisa de nenhum dispositivo específico, pois a bomba exerce tamanha pressão sobre o combustível no momento da injeção, que o etanol se vaporiza em qualquer temperatura
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
João 30 de julho de 2021

O brasileiro é preguiçoso,tem preguiça de abrir o cofre do motor pelo menos uma vez por semana pra verificar! troquei de carro há 3 mês e de lá pra cá abasteci o tanquinho de partia a frio uma vez olhei ontem tá cheio ainda e nunca bato mais que uma vez na chave e olhe que só ando no álcool.

Avatar
José Ferreira da Silva Filho 28 de julho de 2021

Pode-se também abastecer o tanque de combustível com um pouco de gasolina para misturar ao etanol facilitando assim a partida

Avatar
Ivan keocheguerian 26 de julho de 2021

Conversa mole.meu carro é Voyage 2014. não pega.tive que abastecer o tanque de gasolina . Nunca tinha colocado.

Avatar
Rodrigo MARTINIANO 24 de julho de 2021

A solução é aquecer a parte final do sistema de admissão (‘flauta’, ‘bicos’, coletor e câmara / esta “por tabela”), simulando uma manhã quente. A VW já faz isto desde 2016 (ou 2017, não tenho certeza sobre o ano), chama o invento de PARTIDA ELÉTRICA. O aquecimento opera nas partidas em temperaturas abaixo de 20ºC (não tenho certeza sobre os 20ºC), e desliga quando o motor ‘pega’. O motor com esse invento, abastecido com álcool (etanol), ‘pega’ até no Polo Sul / ou no Polo Norte. E as velas de ignição? Elas sempre se aqueceram (se aquecem) só de ligar o motor, antes da partida.

Avatar
Polvo 23 de julho de 2021

Esse tanquinho eu nem uso mais, faz anos. Quando chega o inverno eu simplesmente passo a usar somente gasolina. Antigamente ficava sofrendo pra ligar o carro com etanol em dias muito frios, ao sair com o carro, ele ia soluçando até esquentar, outras vezes a bateria é que ia embora com mais frequência. Depois que passei a usar somente gasolina no inverno, adeus problemas.

Avatar
Jhonathan Silva 23 de julho de 2021

Tenho um Fox Highline 2016, não tem o tanquinho. Quando tá no etanol tenho que deixar o carro ligado por uns 5 min até aquecer, isso é muito chato!

Avatar
jose 23 de julho de 2021

Eu tenho o tanquinho. Toda vez que viro o motor a gasolina dele é usada ou ela fica lá apodrecendo, visto q só todo na gasolina e não uso etanol???

Avatar
Guinaldo Reis Mendes 23 de julho de 2021

Abasteça o “tanquinho”, com gasolina PODIUM, da Petrobrás a ÚNICA que tem maior validade, assim como você eu também só abasteça meu carro com gasolina, até pedi ao meu mecânico lavar o tanquinho, porque o antigo proprietário usava e estava com resto de gasolina.

Avatar
Fernando B 23 de julho de 2021

Faltou esclarecer que nesse sistema sem tanquinho é necessário abrir a porta e aguardar cerca de 30 segundos para que o sistema “esquente” o álcool para realizar a partida, coisa que no sistema de tanquinho não é necessário.

Avatar
Andre Rocha 24 de julho de 2021

De onde você tirou essa idéia estapafúdia? Tenho um Ford Ka 2018 com o sistema de aquecimento do combustível e não precisa nada disso! Só virar a chave, aguardar alguns segundos pro óleo circular e lubrificar, e sair…

Avatar
Fernando B 25 de julho de 2021

Volte ao seu manual. Leia que o procedimento de aquecimento se inicia quando vc entra no carro. Aguarde 20 a 30 segundos ao entrar no carro para dar a partida.

Avatar
Marcelo Viotto 22 de julho de 2021

A resposta é ridícula – basta adicionar compulsoriamente 15% de gasolina-C ao etanol hidratado de maio a outubro. Aliás, motor flex tem que ser obrigatoriamente banido – eficiência ridícula e maior custo.

Avatar
Andre Rocha 24 de julho de 2021

Já ouvi falar que motor flex nada mais é que um motor a etanol com uma taxa de compressão menor para poder suportar a gasolina. Concordo que deveriam ter veículos somente a gasolina. Minha tia possui um Honda Fit 2007 somente a gasosa. O bicho anda bem e é muito econômico. Já os modelos flex, só Jesus na causa.

Avatar
Deixe um comentário