Como aumentar a segurança ao descer uma ladeira muito íngreme?

Estas recomendações são simples e práticas e ensina como dirigir e aumentar a segurança ao encarar longos trechos íngremes

carro estrada descida
Carro descendo longo trecho íngreme na estrada (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 19/06/2020 às 07h30
Atualizado em 26/11/2020 às 11h35

A maioria dos motoristas não respeita, não se sabe por quê, uma recomendação muito importante ao estar descendo uma ladeira com seu automóvel. No caso de uma longa descida na estrada, por exemplo, a dica é engatar para descer a mesma marcha que se usaria morro acima.

Então, se a subida exige uma segunda marcha, engate a mesma segunda na descida. Para poupar os freios e evitar o seu superaquecimento – o perigoso fenômeno do fading, que deixa o carro sem freio.

Outra dica é:

Em cidades de topografia muito complicada, ao chegar no alto de uma dessas ladeiras muito íngremes, não confiar só no freio. Por via das dúvidas, engate uma primeira marcha e… de olho no freio de mão!

Como dirigir o Carro descendo longo trecho íngreme na estrada
Como dirigir em trecho íngreme? Engate marcha forte e fique de olho no freio de mão (Foto: Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
henrique Silva 17 de março de 2023

Em carros automáticos c câmbio CVT e aletas que ‘emulam’ marchas, como devo proceder em descias muito íngremes? Tenho um Corolla Cross 2023. Devo passar o câmbio p o mecânico e escolher a 2ª marcha? Ou ele faz o redução da marcha calculando a inclinação???

Avatar
Jucemara 21 de julho de 2021

Estou tirando a carta de motorista, rodei porque o examinador pediu para eu descer com a terceira marcha ele falou que era para não precisar usar o freio. E na primeira vez rodei ele pediu para desenvolver marcha na mesma subida, bem ingrime.

Avatar
Johnny Marques 28 de junho de 2021

Entendi… Mas em relação aos freios, vou dando pequenos toques para controlar a velocidade, ou deixo para frear de vez no final da ladeira, tendo em vista que a rotação fica muito alta?

Avatar
Leandro 22 de junho de 2020

Em carro automático tb posso usar o D3 e D1 do câmbio para simular esse freio-motor?

Avatar
Diego 21 de junho de 2020

Pergunta: Ficar usando somente o freio-motor numa descida muito forte pode prejudicar o motor (visto que as rotações começam aumentar)? Obrigado!

Avatar
Samuel 21 de junho de 2020

Não. Durante o freio motor, como a rotação do motor está controlada pela transmissão, o sistema eletrônico entende que não precisa injetar combustível. Ou seja, há economia de combustível, redução de emissões e , devido não haver combustão nós momentos de alta rotação, a temperatura do motor chega até a diminuir. Tem só benefícios.

Avatar
Diego 22 de junho de 2020

Obrigado!

Avatar
Helio 20 de junho de 2020

O mesmo conceito que uso no superarticulado em descidas freio motor e no cambio conjugado reduz o desgaste de freio em descidas.no carro de passeio marcha baixa e rotaçao de motor média segurando o carro mantendo velocidade .para não perder as calotas kkk

Avatar
Deixe um comentário