Por que pisar no pedal da embreagem ao ligar o carro?

Por dois motivos deve-se pisar no pedal da embreagem antes de ligar o carro. Um é por conta da relação bateria-motor de arranque. E o outro?

Por Andre Willis18/06/20 às 21h31

Por que pisar no pedal da embreagem ao dar no arranque no motor do carro?

Por dois motivos:

O primeiro é que pisando-se no pedal da embreagem desacopla-se a caixa de marchas do motor. O que significa menos peso para a bateria e para o próprio motor de arranque. Mas o principal motivo é de segurança:

Em alguns países existe até uma exigência legal que o carro tenha um dispositivo que obrigue o motorista a pisar no pedal da embreagem ao ligar o motor. Caso contrário, ele não consegue acionar o arranque.

E quando se diz que esse é um fator de segurança, é porque se o motorista distraído deixar o câmbio engatado e der no arranque inadvertidamente, o carro pode dar um pulo para frente ou para trás com possibilidade de provocar um acidente.

Motorista acionando o pedal de embreagem do carro
Acionar a embreagem antes de ligar o carro é um fator de segurança (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Lázaro Baracy 22 de junho de 2020

    Ligar o carro de manha é para o óleo do motor aqueça e o carro fique mais leve.

  • Avatar
    Adenilton 20 de junho de 2020

    Tenho uma Strada 1 8 16v
    Quando eu dou na partida ele demora alguns segundos pra funcionar e tem vez q já liga de primeira e o mecânico falou q é normal

  • Avatar
    Rui gramkow 20 de junho de 2020

    A principio não faz muita força em cima da caixa ,porque só gira o eixo piloto que não pesa tanto assim é mais por segurança dos bons motoristas que não sabem usar corretamente o freio de mão, porque se esta engrenado o carro não sai do lugar ,outra coisa é fazer manutencão do freio de mão?

  • Avatar
    Luiz Ricardo 20 de junho de 2020

    Tenho um Ecosport cambio manual. Nova. Se não pisar na embreagem não dá partida, e na tela multimidea avisa para pisar na embreagem…

  • Avatar
    Adriano Gonçalves 20 de junho de 2020

    Um anos atrás escapei de ter meu carro roubado por conta disso, um Golf GL 1997, quando parei na porta de casa fui abordado por marginais e mandaram eu descer do carro e correr, foi minha sorte, pois não pisaram na embreagem e o carro não deu partida. Desistiram e saíram andando kkk.

  • Avatar
    Lucionirmoraes 19 de junho de 2020

    Sempre achei que pissar na embreagem deicharia mais pesado pelo o fator do rolamento empurrar a prensa isso daria um esforço maior pro virabrequim ???
    Sem o pe na embreag ele em neutro ja nao tem esforço nenhum.

    • Avatar
      Rubens 25 de junho de 2020

      Tenho o mesmo pensamento

  • Avatar
    alex schirm 19 de junho de 2020

    sempre faço isso no meu fusca, o velhinho agradece, melhor carro do mundo, mais bonito e com personalidade de um rei.

  • Avatar
    Fulano de Tal 18 de junho de 2020

    Como já dizia o Zigomar: Tá, falou !!!

    • Avatar
      Enoquis 20 de junho de 2020

      Quando ligar o carro pela manhã, é bom de8xar esquen5ar um pouco até chegar aos 90 graus??

      • Avatar
        Leandro 22 de junho de 2020

        Não precisa não, mas até ele esquentar pega leve nas aceleradas e ele vai aquecendo durante o trajeto.

  • Avatar
    Alex Knoxville 18 de junho de 2020

    Ah tá.

Avatar
Deixe um comentário