Deixar o carro muito tempo parado na garagem exige certos cuidados

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, só ligar o motor durante alguns minutos a cada 10 ou 15 dias pode ser prejudicial

Por Boris Feldman 28/08/19 às 06h15
carro parado garagem capa shutterstock

Seu carro vai ficar parado quase um mês, ou até mais do que isso, na garagem? E você então tomou o cuidado de pedir alguém para ligar o carro a cada dez ou quinze dias e deixou o tanque de combustível quase vazio? Então você fez tudo errado!

Primeiro porque não adianta ligar o motor durante cinco a dez minutos. O carro tem que sair para dar uma voltinha e movimentar todos os seus componentes mecânicos. E diga-se de passagem: só ligar o motor durante alguns minutos pode até contaminar o óleo lubrificante.

Deixar o tanque vazio, porque a gasolina perde a validade, também não é uma boa dica. Pois o ar dentro do tanque contém umidade, e esta acaba virando água. Melhor ideia é deixar o taque cheio com combustíveis de maior durabilidade, como a gasolina Podium ou o etanol, se o seu carro for flex.

Se você não tem ninguém para ligar o carro e dar uma voltinha nele, é preferível aumentar bem a pressão dos pneus e desligar os cabos da bateria.

Como ligar o carro
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Silvia Regina Caldeira Fachini 16 de novembro de 2020

Meu Moby 2020 ficara parado por 10 dias,precisa ser ligado?

Avatar
salatiel 10 de abril de 2020

boa tarde

Vou deixar um Nissan kicks ano 2019 parado por dois meses. Quais cuidados devo tomar?

Avatar
Odair Bodaneze 1 de novembro de 2019

vou deixar um fiat freemont parado por uns 30 dias oque devo fazer alem de deixar o tanque cheio devo desligar os cabos da bateria

Avatar
Mister Gasosa 28 de agosto de 2019

Além a gasolina podium (premium), a gasolina aditivada Shell V-Power também possui o antioxidante que aumenta o prazo de validade da gasolina:
“Nos tanques dos veículos a validade da gasolina comum varia de 2 a 3 meses, dependendo do nível dentro do tanque – quanto menor, mais contato com o oxigênio e menor dissipação de calor. Já as gasolinas aditivadas possuem agentes redutores de oxidação, que é a reação do combustível com o oxigênio. No carro, Shell V-Power Nitro+ tem validade de mais de 10 meses, pois os agentes antioxidantes têm muita estabilidade”.

Avatar
Deixe um comentário