Pneu pela internet? Acertar as medidas não é suficiente!

Precisa de pneus novos para o seu carro e quer comprar pela internet? Fique esperto, pois mesmo online é preciso conferir certos itens

comprar pneus internet online celular shutterstock 1341325862
Veja os cuidados e o que deve ser olhado ao comprar pneus pela internet (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
22 de janeiro de 2021 07:30

Cada vez se compra mais pela internet e automóvel definitivamente não está fora desse e-commerce. Sem problemas, os acessórios e equipamentos, mas cuidado ao comprar pneus pela internet.

Pois não basta conferir as suas medidas, mas também o índice de carga.

Quantos quilos ele deve suportar? Qual velocidade máxima para qual ele foi projetado? E também a aplicação: para picape, para automóvel, para SUV, para caminhonete?

Muita atenção também para o fabricante do pneu.

E uma característica mais do que importante, que eu jamais encontrei em site nenhum que eu consultei para comprar pneus: qual sua data de fabricação? Pois o pneu expira entre cinco e seis anos; e cuidado com conversa de vendedor!

Neste prazo, tem que se levar também em consideração o tempo que ele ficou estocado na loja.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fernando B 22 de janeiro de 2021

A única informação que não encontramos na internet sobre pneus é o DOT, o restante, pelo menos nos grandes sites, as informações sobre índice de carga, velocidade, aplicação etc. A etiqueta do INMENTRO às vezes não consta também, mas, nesses casos, basta jogar o modelo no Google e verificar.

Avatar
Ronaldo Lopes 22 de janeiro de 2021

Muito importante o TREADWEAR, que define a durabilidade do Pneu

Avatar
Robson Silva 17 de junho de 2021

Sim, em geral quanto maior o Treadwear maior sua durabilidade, entretanto para esse caso, não existe uma norma mundial, ou seja, cada marca de pneu trabalha com uma nomenclatura específica para sí, desta forma, um pneu da marca A pode ter um treadwear 320 e durar mais que o pneu de treadwear 350 da marca B por exemplo!

Avatar
Robson Silva 17 de junho de 2021

Vale salientar que mesmo que esteja como DOT esteja vencido, o pneu conta com garantia do fabricante da mesma forma, que passa a contar a partir da data da nota fiscal de venda para o consumidor, por isso é importante que se coloque o DOT na observação da nota fiscal! Entretanto pode haver um desgaste acentuado na banda de rodagem desse pneu, haja visto que está parado há muito tempo e a borracha pode se deteriorar caso não o pneu tenha sido devidamente guardado!

Avatar
Deixe um comentário