Quanto duram a correia dentada e outros itens de vida útil limitada?

Correia dentada de borracha, pneus, amortecedores e embreagem: você sabe qual a durabilidade dessas peças do carro? Eu explico aqui:

pecas do carro componentes duracao
Determinadas peças do carro tem durabilidade estimada e outras não; veja (Foto | Shutterstock)
Por Boris Feldman
21 de janeiro de 2021 21:31

Dono do carro sempre quer saber quanto duram aquelas peças do carro, os componentes de vida limitada. E é praticamente impossível responder, por exemplo, qual a duração de uma correia dentada, dessas de borracha.

Porque, embora haja recomendação da fábrica de trocá-la a tantos quilômetros, depende da atmosfera do ar por onde o carro anda. O ambiente contaminado pode reduzir, e muito, sua vida útil.

Outra encrenca entre essas peças do carro e sua durabilidade é o amortecedor: pode durar 10 mil km, como pode chegar aos 200 mil km. Depende dos buracos, do tipo de piso, do peso carregado e vai por aí…

Pneus? Mas como saber se rodaram calibrados? Se a suspensão estava alinhada ou não? Além de outros fatores. E, nem pense em perguntar quanto dura uma embreagem, pois sua durabilidade é rigorosamente proporcional aos cuidados do motorista ao acioná-la.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ângelo Gaspar de Castro 23 de janeiro de 2021

Dizer que o Sr.Boris não diz nada com nada…ou a pessoa e super informado ou sabe bem pouco.
Eu tenho um bom conhecimento e já aprendi muita coisa com ele.

Avatar
Sunda 22 de janeiro de 2021

Que horas começa oq foi noticiado?

Avatar
Gustavo 21 de janeiro de 2021

Detesto essa coluna. Toda vez estou lendo e descubro que não tem informação alguma e o texto parece que foi cortado logo no início.

Avatar
Fábio florentino 22 de janeiro de 2021

Esse é disparado o pior site sobre carros que tem no Brasil, chega ser ridículo, coisa de amadores, não falam nada com nada.

Avatar
Mail 22 de janeiro de 2021

Crie seu próprio site de noticias automotivas. E chame o Fábio Florentino para seu par!

Avatar
Deixe um comentário