Computador de bordo mede o consumo de combustível corretamente?
Muitos motoristas têm dúvidas se podem confiar 100% na medição do computador de bordo, quando o assunto é o consumo de combustível. Mas, podem mesmo?
Muitos motoristas têm dúvidas se podem confiar 100% na medição do computador de bordo, quando o assunto é o consumo de combustível. Mas, podem mesmo?
Se o motorista pretende ter uma ideia mais precisa do consumo de combustível do carro, o que é mais confiável: os dados do computador de bordo ou ele fazer as contas em cada abastecimento? Lembrando que se o cálculo for feito pelo próprio motorista, ele terá que verificar quantos quilômetros o carro rodou e quantos litros são necessários pra completar o tanque. Aí ele terá quantos quilômetros o carro rodou por litro.
O problema do computador de bordo é que, em sua primeira geração, os dados registrados não eram confiáveis. Porém, agora, eles são muito precisos, pois o computador sabe exatamente quantos quilômetros foram percorridos e quantos litros foram consumidos, segundo a segundo.
Já o problema do motorista fazer as suas próprias contas são as divergências entre um abastecimento e outro, a inclinação do carro ou do piso do posto. Para que elas sejam confiáveis, é necessário estabelecer uma média entre vários desses abastecimentos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Uma dúvida irritante… abasteço na mesma bomba do mesmo posto… os litros consumidos nunca batem com o informado
na bomba em relação ao informado no painel. Posso estar sendo enganado pelo estabelecimento?
TENHO UM MERCEDES BENZ A 180d QUANDO METO O MOTOR A TRABALHAR O CONSUMO FICA NO MAXINO, QUANDO COMEÇO A ANDAR BAIXA E SOBE, ESTACIONO FICA NO MAXIMO QUE SERÁ OBRIGADO
Pela forma que escreve mal, sua Mercedes é um ônibus kkkkk
Cara eu ja fiz o teste varias vezes, tire 10% do q indica o computador de bordo, bate em cima do pedido
Informação errada.
Fazer os cálculos na bomba não é garantia de precisão, e pode dar uma falsa ideia de que o marcador do painel está errado. Tem muitos fatores na hora de completar o tanque para tirar as médias, desde a inclinação do piso, o momento em que a bomba parou, temperatura e muitos outros fatores.
Boa tarde. Como se diferenciam as duas gerações da referida tecnologia?
Obrigado.
Geralmente há um desvio de 10% a mais em relação ao consumo real.
Concordo plenamente, não há como saber exatamente quando se considerar que o tanque cheio do 2o abastecimento está igual ao 1o abastecimento. Falam que é no primeiro click, mas não há como ter certeza que as bombas, mesmo sendo a mesma do 1o abastecimento, irá parar no mesmo ponto do considerado “cheio”.