Consumo: a prova dos nove

Algumas condutores acreditam que os carros com menor potência são os que podem lhe oferecer o maior consumo de combustível. Será verdade?

2022 vw jetta x 2021
Motor do novo Jetta é mais potente e econômico em relação à versão anterior (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
28 de outubro de 2021 21:32

Muitas ideias de antigamente ainda persistem e muitos motoristas acreditam, até hoje, que se o carro tiver motor mais potente, ele inevitavelmente terá também maior consumo de combustível.

Mas, uma boa prova de que isso não passa de besteira está no novo Volkswagen Jetta, que acaba de ser lançado nos Estados Unidos.

O alemão vem agora com motor 1.5 TSI ao invés do 1.4 TSI. Sua potência é de 160 cv, contra apenas 150 cv da antiga versão.

VEJA TAMBÉM:

Boa hora para a prova dos nove:  mesmo com os 10 cv a mais, o consumo oficial do motor 1.5 é menor que o do 1.4, pois roda 14,9 km por litro, enquanto o 1.4 chega a apenas 14 km/litro.

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
marcos cavalcanti pimenta 2 de novembro de 2021

Boris, acho desempenho e o consumo da S10 flex 2.5 excelentes. Faço constantemente médias acima de 10km/l na cidade e acima de 12km/l na estrada (versão manual). Para um carro com tal porte, acho incrível. E esse motor é infinitamente mais potente que o motor anterior da S10, que bebia muito mais.

Avatar
Virgilio Pereira Junior 1 de novembro de 2021

Não esqueça Boris que a Gasolina Americana e Gasolina de verdade. Enquanto a nossa??? Você conhece melhor que eu.

Avatar
Eudy 30 de outubro de 2021

Trocar maior por menor (ou melhor) e corrigir Algumas -> Alguns no texto abaixo do título:
“Algumas condutores acreditam que os carros com menor potência são os que podem lhe oferecer o maior consumo de combustível. Será verdade?”

Avatar
Deixe um comentário