Boris Responde #82 | Qual é a diferença entre monobloco e chassi?

Posso usar óleo de tambor? Diesel S10 em picapes mais velhas é problema? Tanque cheio faz consumir menos? Essas e outras, Boris responde

capa portal boris responde 82
Boris Feldman (dir.) responde as dúvidas dos leitores (Foto: AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 28/10/2021 às 20h14

Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês pelo email borisresponde@autopapo.com.br. Participe e se inscreva no nosso canal no YouTube e nos siga em nossas redes sociais (Facebook e Instagram).

Óleo de tambor em concessionária GM

Concessionárias GM estão utilizando, sem conhecimento dos clientes, “óleo do tambor”, como se fosse o lubrificante genuíno da marca. Esse tal óleo é transportado dentro da oficina um balde sem tampa, sujo e sem qualquer identificação sobre a especificação. Porém, o produto é cobrado como se fosse de embalagem lacrada. Estamos sendo enganados dentro da própria concessionária? (Jorge Schneppel)

Potência máxima do motor

Li que os veículos alcançam a potência máxima em determinada rotação. Por exemplo, meu carro tem 143 cv a 5000 giros, mas nunca forço tanto assim o motor. Então, jamais usufruirei da potência máxima? (Paulo Machado)

Diferenças entre ABS e SRS

Eu já tive carro com ABS; atualmente tenho um carro com o sistema SRS: qual é a diferença? (Ernandes Lacerda)

Diesel S10

Tenho uma Chevrolet S10 2003 com motor projetado para trabalhar com diesel comum. Posso usar diesel S10? (Alexandre Tersetti)

Qual é a diferença entre monobloco e chassi?

Qual é a diferença entre monobloco e chassi? Quais são as vantagens das picapes que usam chassi? (Thiago Congrossi)

Como se prevenir contra as “portadas”?

Tenho um Renault Clio que possui diversas marcas de “portadas” de outros carros, geralmente maiores (SUVs). Qual a melhor maneira de ajeitar essas batidinhas? E como evitar esse prejuízo em locais onde as vagas são todas “uma ao lado da outra”? (Rafael Ceotto)

Calibrador recomendado pelo Boris Feldman

Qual calibrador de pneu você recomenda? Pode ser qualquer um? (Fernando Guimarães)

Desgaste do pneu

Recentemente vi um vídeo do AutoPapo sobre o Mustang Mach 1 e notei que os pneus traseiros dele têm medidas maiores na banda de rodagem. Isso pode ser ruim para o carro? Quais deles vão se desgastar mais com o tempo? (João Vidal)

Controle de estabilidade no SUV

Estava com o meu SUV a 100 km/h, em uma rodovia, quando o pneu traseiro estourou: senti o volante tremer, e o carro pareceu desacelerar espontaneamente, mas consegui parar sem problema. O sistema 4×4 e o controle de estabilidade atuaram, mantendo a trajetória? (Vitor Hugo Faria)

Tanque cheio faz consumir mais?

Quinzenalmente faço uma viagem “bate e volta” entre o Espírito Santo e Minas Gerais, totalizando 600 km. Quando ando com o tanque cheio, parece que o carro consome mais combustível. Essa impressão pode estar relacionada ao maior peso do tanque quando há mais combustível? (Gabriel Guimarães)

Motor diesel: como saber se ele está bom?

Procuro um carro a diesel com quilometragem mais alta. Para saber se o motor está em bom estado, fui orientado a olhar se ele “cospe” gotas de óleo pelo canal da vareta de medição enquanto funciona. Isso procede? (Gustavo Maia Garcia)

Calibragem dos pneus

Os pneus do meu Renault Sandero têm características originais. Porém, quando calibro de acordo com o manual, eles ficam muito murchos: os motoristas chegam a buzinar alertando. Por isso, coloco 35 libras, seguindo a recomendação de amigos. Por que o manual determina uma calibragem tão baixa? O que pode estar errado? (Gleyson Matias)

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mister Gasosa 29 de outubro de 2021

* Corrigindo o texto:
“Por isso se deve selecionar a marcha adequada a velocidade e elevar a rotação até a potência máxima, devidamente especificada no manual do proprietário”.

Avatar
Mister Gasosa 29 de outubro de 2021

Se usa potência máxima sim, isso é necessário para ter o menor tempo nas ultrapassagens em rodovias de mão dupla e faixa pontilhada.
Nesta caso quanto menor o tempo de ultrapassagem mais segura é a manobra.
Por isso se deve selecionar a marcha adequada elevar a velocidade e elevar a rotação até a rotação de potência máxima, devidamente especificada no manual do proprietário.

Avatar
Mister Gasosa 29 de outubro de 2021

Em complemento, vejam o que eu disse nas palavras do Bob Sharp aos 6:45s do vídeo do Youtube:
Chevrolet Onix LTZ manual no uso com Bob Sharp – AUTOENTUSIASTAS
* veja aos aos 6:45s

Avatar
Deixe um comentário