Consumo de combustível aumenta quando o ar quente é ligado?

Você usa o ar quente de vez enquanto e pinta aquela dúvida: será que há alguma alteração no consumo como no caso do ar-condicionado?

Por Boris Feldman 19/09/20 às 13h00
ar quente e ventilacao carros nao equipados com ar condicionado
Ar quente automotivo (Foto | Shutterstock)

Leitor do nosso AutoPapo faz uma pergunta interessante: quando o ligo ar-condicionado para esfriar o carro nos dias mais quentes, eu sei que eu estou aumentando o consumo de combustível. E, quando eu ligo o ar quente, também aumenta o consumo?

Não, o ar frio exige que o motor do carro movimente um compressor igual ao da geladeira, do ar condicionado da casa da gente. Este compressor rouba potência do motor e aumenta o consumo. O ar quente já existe sempre no motor, quer você o direcione para dentro do carro, quer ele seja dissipado pelo radiador.

Aliás, este é um dos motivos pelos quais o nosso motor a combustão é considerado tão pouco eficiente, porque a maior parte da energia contida no combustível é transformada em calor. É por isso que dizem, brincando, que o motor do nosso carro é um ótimo aparelho de calefação, aproveitado, também, para movimentar o automóvel.

Detalhe-ar-quente-automotivo
Ar quente pode interferir no consumo de combustível?
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Ricardo Moreno 20 de setembro de 2020

    Esse cara é fera em conhecimento , e sempre ouço as dicas do auto papo , para que eu possa ter um aprendizado sobre mecânica, obrigado Boris .

  • Avatar
    JOSE DE ALMEIDA NETO 20 de setembro de 2020

    Me tira uma dúvida qual e a melhor opção entre a TRACKER e a T.CROSS para PCD

  • Avatar
    Paulo Henrique Fanfa 20 de setembro de 2020

    Bom dia, muito obrigado por essas informações, descrições bem claras o objetivas sobre ar-condicionado.

  • Avatar
    Bruno Marques 19 de setembro de 2020

    O Ar quente, diferente do Ar-condicionado funciona com o veículo ligado nos pós-chave. (Motor sem funcionar).
    Desconheço veículo que se utiliza de troca térmica vinda do motor para climatização da cabine. Isso é tecnologia restrita às aeronaves monitorada pela A.P.U.
    Nos veículos o aquecimento é feito pela resistência, resistor do ventilador.

    • Avatar
      Carlos Alberto 20 de setembro de 2020

      Que eu saiba,todos carros utilizam o ar quente proveniente da combustão do combustível. Se não ligar o motor,não vai aquecer nunca a cabine.

    • Avatar
      Lucas Dartora 20 de setembro de 2020

      Bruno, nós automóveis contemporâneos, o aquecimento do ar da cabine é feito via trocador de calor ar/água, sendo o ar aquecido numa espécie de “radiador” que troca calor com o líquido de arrefecimento que refrigera o motor.

    • Avatar
      Everton 20 de setembro de 2020

      O ar quente funciona com a Água do motor. No interior da caixa evaporadora tem um pequeno radiador por onde a Água vinda do motor circula.. a resistência só serve para graduar a ventilação. Não consome combustível.

  • Avatar
    SAMUEL COLUCCI 19 de setembro de 2020

    Na mesma linha do ar quente.
    Como funciona o ar “temperado” no ar condicionado?
    O compressor fica funcionando e o ajuste na temperatura vem com a água quente do motor ou o compressor fica ligando e desligando em função da temperatura? Reparo que se estou com o ar temperado e desligo o ar condicionado imediatamente sai ar quente.

    • Avatar
      Paulo 19 de setembro de 2020

      O ar condicionado não tem a inteligência de ficar ligando e desligando , quando vc liga ele gera “ar gelado ” numa única potência. Quando coloca o seletor numa posição intermediária o ar quente e jogado junto.

      • Avatar
        Rfc 20 de setembro de 2020

        Depende do veículo! Carros mais luxuosos tem dual zone e conseguem regular a temperatura desejada!

      • Avatar
        Danilo 21 de setembro de 2020

        Teria como aproveitar esse calor gerado da combustão para reciclar energia? Ou seja, transformá-la em energia elétrica em um carro híbrido por exemplo?

Avatar
Deixe um comentário