Vidros fechados compensam maior consumo com ar-condicionado?

De fato, o ar-condicionado aumenta o consumo de combustível do carro. Entretanto, manter os vidros fechados ajuda em alguma coisa?

vidros do carro fechados consumo de combustivel ar condicionado shutterstock 163423553
Vidros fechados diminui o consumo de combustível do carro? (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
04 de março de 2021 21:31

Existe um antigo mito em relação ao consumo de combustível quando o ar-condicionado está ligado, de que os vidros fechados melhoram a aerodinâmica e uma coisa compensa a outra.

É verdade ou é mentira?

É verdade que o ar-condicionado aumenta o consumo, pois ele rouba três, quatro, 5% da potência. Por outro lado, é verdade também que os vidros fechados melhoram a aerodinâmica e se reduz o consumo.

Só que tem um porém:

No trânsito urbano, a velocidade é muito moderada e os vidros fechados não influenciam em nada o consumo. À rigor, a melhor aerodinâmica com vidros fechados só vai influir no consumo com velocidades muito elevadas.

Não é 80 km/h ou 100 km/h, não… É rodando bem acima de 100 km/h!

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
45 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Henrique Albuquerque 18 de março de 2021

Tem a questão de sujeira externa … os vidros abertos o painel vira uma praia

Avatar
Geraldo Aparecido de Souza 12 de março de 2021

Bom sem defeito só Deus,que se lasque os reais à mais, importante é o conforto

Avatar
Orli Carlos 12 de março de 2021

Boa tarde…pra vc rodar em rodovia com os vidros fechado e ar ligado compensa pelo conforto, vidros aberto e o ar desligado vai gastar igual, elas por elas, então melhor o conforto de um ar ligado

Avatar
ALEXANDRE JOSÉ DE OLIVEIRA COSTA 12 de março de 2021

Já vi diversos testes e a partir de 60km/h já melhoria do consumo
Mas se vc t ar condicionado pq não usa Se não ligar regularmente ele tb pode apresentar defeitos e o reparo pode ser maior que os 5% maior de cpnsumo

Avatar
Robson Douglas Padilha 11 de março de 2021

Achei que a janela fechada era para atingir a temperatura programada do ar, assim desligando automaticamente o ar até a variação de temperatura, assim ligando novamente para atingir novamente a temperatura programada, e com a janela aberta nunca atingira essa temperatura, ficando assim ligado o tempo todo.

Avatar
Anderson Gonçalves 12 de março de 2021

Robson, no caso, a comparação é janelas abertas sem ar condicionado ou janelas fechadas com ar condicionado.

Avatar
Angelo R Victoria 11 de março de 2021

De acordo com o que li entendi dessa forma: o ar condicionado exige mais do motor e aumenta o consumo é óbvio, muita gente acha que andar com a janela aberta gera uma resistência aerodinamica que também gera um maior consumo
e que fechando os vidros e ligando o ar diminui o arraste e uma coisa compensa a outra, resumidamente, o que o autor explica é que p quem acha que o fato de o carro com vidros fechados com o ar ligado e com os vidros abertos com o ar desligado da na mesma se engana pq essa equiparação só dá algum resultado em altas velocidades.

Avatar
Manoel Fernandes Martins 11 de março de 2021

Valeu Daniel pela orientação,ainda não tinha pensado nisso, obrigado

Avatar
Marcus Vinícius 11 de março de 2021

Isso não é dica, é intriga, vai deixar os desavisados mais intrigados ainda! Edite seu blog ou mude o título. Que eu saiba ar condicionado e seu consumo, não tem muita ligação com aerodinâmica. Desconhecendo os Veículos elétricos e suas funcionalidades, não posso afirmar mas todos os compressores de ar condicionado, movem-se através de tração por correia, e seu movimento de embreagem pra movimento do gás se faz por contato elétrico através de relés. O tempo todo a polia do compressor fica girando no conjunto de correias do veículo, ao eletricamente ser acionado a embreagem do compressor entra em ação, trazendo um certo peso para o conjunto, isso faz com que os Veículos consumam mais combustível, mas não muda a aerodinâmica. A aerodinâmica vai mudar abrindo ou fechando janelas, de acordo com seu veículo e também com a pista e clima, o vento também influencia muito.

Abraços!

Avatar
Daniel Wiethorn 11 de março de 2021

É impressionante a capacidade de desinformar de alguns editores. A abordagem no título é objetiva. No entanto, o sujeito vem falar em aerodinâmica. Poxa…

E quanto a assunto em questão, da eficiência, e consumo do ar condicionado. É uma questão de raciocínio lógico e simples. ligue o ar no seu quarto, e mantenha a porta aberta,o ar ficará acionado constantemente, diferente de um ambie te fechado, que o equipamento acionará em pequenos intervalos de tempo. Mantendo os vidros fechados, é possível manter a temperatura mais baixa dentro do veículo. Logo, o tempo de acionamento do ar condicionado (que é automático) será menor, e com isso, um menor esforço do motor do veículo, bem como menor consumo de combustível.
Simples assim.
Quer manter o carro econômico. Ande com os pneus calibrados corretamente, faça alinhamento frequente seguindo indicação do fabricante. Substitua os filtros, faça as trocas de óleo no seu débito tempo, revise frequentemente o sistema de arrefecimento. Estes sim são fatores q fazem diferença. Não apenas no consumo, mas tbm no desgaste. E estará andando com segurança, Fica a dica.

Avatar
Raphael 12 de março de 2021

Mas em algum momento ele falou pra usar o ar-condicionado com a janela aberta?
Faltou interpretação ai

Avatar
Paulo Merlini 12 de março de 2021

Fiquei sem chão. Analfabetos funcionais, um problema seríssimo em nosso país.

Avatar
Daniel Wiethorn 23 de março de 2021

Raphael. Quanto a sua indagação, ele falou em usar ar cond com as janelas abertas, já nas palavras iniciais do artigo. Fala em vidros abertos quando coloca um questionamento de maneira objetiva ao dizer
” manter os vidros fechados ajuda em alguma coisa?”.
Com isso, e considerando as duas situações possíveis p o estado em que o vidro possa se encontrar, aberto ou fechado. Logo, com um simples raciocínio lógico entendesse..
Quer que desenhe? .

Avatar
Márcio 10 de março de 2021

O que aumenta consumo do combustível já estava comprovado há tempos, o roubo através dos impostos criado por nossos Governantes!

Avatar
Manoel Fernandes Martins 9 de março de 2021

Porque os ar condicionado dos carros não são elétricos, acredito se fosse faria uma boa Economia, gostaria de ter uma resposta sobre esse assunto.

Avatar
Daniel Wiethorn 11 de março de 2021

Sendo movimentado atravéz do motor do veículo, ou acionamento por motor elétrico, o compressor do ar continuará tendo a mesma resistência no funcionamento. Sendo elétrico, vai gerar consumo no sistema elétrico do carro. Logo, o alternador ficará mais pesado, e com isso, recairá novamente no motor do veículo esse peso. Até o farol do carro ligado vai gerar mais consumo de combustível. Acredito que vc já reparou no inverno, algum veículo fazendo aquele assobio de correia após o primeiro funcionamento. Isso ocorre, devido a resistência do alternador repondo na bateria, a energia que foi utilizada ao acionar o motor frio. Que não é pouca. Enfim,em outras palavras, quem faz força sempre é o motor do carro. Inclusive a direção hidráulica. A força que o motorista não precisa fazer p movimentar a direção, é feita pelo motor. Tente movimentar a direção com o motor desligado q vc vai comprovar isso. Deixa os dados acessos com o motor desligado, logo a bateria ficará sem energia. Enfim. Como disse, o peso sobra sempre p o motor. A verdade é essa

Avatar
Henrique 8 de março de 2021

Boa tarde à todos tenho uma captiva andei 144 km com 43,00 reais o consumo médio e de 0.30 por quilômetro com ar-condicionado ligado está dentro da media ou consumindo muito desde de já agradeço

Avatar
Fabiano 11 de março de 2021

Acho que você está enganado com sua conta amigo, 43 reais com a gasolina a R$5.50 daria algo em torno de 7.8 litros . Logo sua Captiva estaria fazendo 18km por litro!!!!

Avatar
Adilson de Souza Lima 8 de março de 2021

Oq eu entendi e que vai depender muito da ocasião que vc está, certamente só a algum benefício em usar o ar-condicionado em estradas (e dependendo muito que tipo de estrada) isso é simplesmente uma troca entre andar com vidros abertos ou vidros fechados com o ar ligado,em alguns casos vai haver vantagem em outros não.

Avatar
Andre rocha 6 de março de 2021

Ar condicionado aumenta o consumo do veículo? SIM
Quando que um veículo compensa a perda de potência com o ar condicionado? Acima dos 100km/h
Mas acima dos 100km/h o veículo naturalmente já vai consumir mais combustível. A velocidade ideal para se andar com um veículo, em estrada, para se ter um ótimo consumo, é entre 80 e 90km/h.

Resumo da ópera: você vai gastar mais de qualquer jeito.

Avatar
Rone 6 de março de 2021

Não tindi nada……..

Avatar
Sir.Alves 8 de março de 2021

Calma Arnaldo não desista. O arrasto aerodinâmico provoca aumento de consumo com os vidros completamente abertos, a duvidas dos Arnaldos é se o ar-condicionado ligado e consequentemente com os vidros fechados compensaria o consumo do mesmo… acho que é trocar 6 por meia dúzia….

Avatar
Jonas 6 de março de 2021

Caro amigos na minha opinião os vidros fechado é melhor o carro anda mais leve e a parte interna fica o clima bem resfriado esta é a minha opinião

Avatar
Fernando B 6 de março de 2021

Matéria extremamente superficial e não coloca nenhuma explicação, apenas um dado ao vento. Andar a 100 km/h com os 4 vidros abaixados tbm aumenta o esforço do motor pq a cabine está recebendo peso externo (sim, o vento + velocidade resulta em peso, por consequência mais esforço do motor).

Avatar
Karter Sousa 8 de março de 2021

É física o carro apartir de 60 por hora com os vidros abetos especialmente sedans( malas maiores) consumirá mais como já explicado velocidade+ vento+ carga de arrasto ideal seria utilizar nessa velocidade um truque as janelas laterais de um dos lados ficam abertas enquanto do outro lado permanecem fechadas o vento fará um efeito circulatório( centrífuga ou centrípeta) natural entrando por uma janela e saindo por outra ventilando o carro e sem causar o efeito bolsa no fundo do veículo
Sugiro 1- qua as janelas fechadas sejam sempre as do lado esquerdo.2- As janelas abertas sejam a meia altura
3- acima de sem deixem as janelas Apenas 10 centímetros abertas
Faz um barulho mas funciona estará.

Avatar
Cicero Augusto da Silva 12 de março de 2021

Pronto Fernando esclareceu tudo agora eu creio que está tudo resolvido.o carro enche de vento e fica mais pesado com os vidro fechado e o ar ligado fica mais leve .aí fica 6 por 6 dúzia.pronto..

Avatar
Bernardo 5 de março de 2021

Matéria superficial e mal escrita.

Avatar
Rene Ricardo Pereira de Lima 5 de março de 2021

Pra que eu vou comprar um carro com ar condicionado pra rodar com esse calor .se até pra ter cavalo vc precisa dar milho farelo purina sal mineral cana capim animal bem cuidado da mais gasto do que carro sem dizer que veterinário faz todo cuidado médico dando vacina e td mais

Avatar
Ivan Carvalho Dos Santos 5 de março de 2021

Olá boa tarde sou reparador de ar condicionado. A sim um consumo de combustível. A cada litro gasto de gasolina se calcula 50 ml pro ar condicionado..tem que trocar o gás uma vez por ano..pro bom funcionamento.

Avatar
Geraldi Mielle Chagas de Oliveira 6 de março de 2021

Tem que trocar gaz uma vez por ano não,vc troca gaz da sua geladeira uma vez por ano? Isso é mito,só e colocado gaz se tiver vazamento .E recomendado a cada 5 anos

Avatar
thiers 9 de março de 2021

boa,kkk,tbm o Conselho vem de um reparador de ar.Igual perguntar pra garagista qual melhor carro,vai de enfiar os que não vende

Avatar
Marcus Vinícius 11 de março de 2021

Tem razão Geraldo, mas em conversa com um técnico em ar-condicionado aqui de vitória ES, ele disse que os gases usados hoje, devem ficar até o fim da vida dos equipamentos, salvo um evento de vazamento.

Avatar
Leo 12 de março de 2021

Que piada kkk

Avatar
Leonardo 5 de março de 2021

Eu esperava ver números, ou uma experiência que comprove a afirmação, mas enfim…

Avatar
Bill 5 de março de 2021

A explicação não foi muito clara.

Avatar
Gilmar Fernandes 5 de março de 2021

Verdade que alguém não entendeu???
Ficou bem explicado.
Obrigado!!

Avatar
Mário Nelson Lima Oliveira 5 de março de 2021

Resumo, andar com Ar-condicionado realmente gasta mais e as janelas abertas não compensam para reduzir os gastos rodando na cidade.

Avatar
Marcello 5 de março de 2021

Li o comentário do Boris, li os comentários dos leitores, e tive de reler tudo para tentar entender o que eles não compreenderam. Para mim ficou claro: o ar condicionado aumenta sim o consumo de combustível, e para este consumo extra ser compensado pelo fato de andar com as janelas fechadas, o carro teria de andar apenas em estradas, a velocidades muito acima dos limites estabelecidos. Portanto, a afirmação que uma coisa compensa a outra é falsa. Onde ficou alguma dúvida?

Avatar
Ayrton 6 de março de 2021

Considerando quem compra carro com este requisito deve está ciente dos custos. Entretanto, esse acessório eleva o preço final do bem. Outrossim, quem quer conforto deve está preparado. Enfim, cabe selecionar o que está no orçamento.

Avatar
Anderson Lima 5 de março de 2021

No que eu entendi compensa andar no ar acima dos 100km/h pq aquele barulho de vendo chato pra caralho tbm, se for a mesma coisa compensa andar de vidro fechado mesmo!!

Avatar
Manoel 5 de março de 2021

Ola boris , bom dia !
Gosto muito dos seus vídeos ,
Mais nesse em específico vc foi muito superficial.
A chamada não se reflete na matéria .

Avatar
Felipe 4 de março de 2021

Depois dessa matéria esclarecedora, até me animei a comprar um carro sem ar… (ironia mode on)

Avatar
Emanuel 5 de março de 2021

É aquele tipo de matéria que o cara lê a manchete e diZ: “AGORA EU TIRO MINHA DUVIDA DE VEZ!” Aí quando termina de ler, a dúvida piora.

Avatar
Sgt Dias 5 de março de 2021

Concordo!

Avatar
Daniel Wiethorn 23 de março de 2021

Falou tudo Emanuel

Avatar
Deixe um comentário