Carro ”beberrão”? Conferiu a faísca na vela?

O consumo do seu carro aumentou de forma considerável e você não faz ideia do por que? Às vezes, isso não é um problema tão grave...

Por Boris Feldman 07/02/21 às 21h31
mecanico segurando vela carro consumo shutterstock 612251648
Velas podem influenciar diretamente no consumo do carro (Foto: Shutterstock)

Você anota cuidadosamente o consumo de combustível do seu carro e tem certeza de que ele andou crescendo. Foi numa oficina, ninguém detectou nada. Numa segunda, diagnosticaram um problema na vela: a faísca estava fraca e trocaram as quatro.

Mas o consumo continuou elevado…

Então, vai uma dica de que a faísca fraca na vela aumenta de fato o consumo do carro. Porém, se era bom o  aspecto visual da vela, a oficina deveria ter verificado também a bobina, responsável por essa faísca.

Apesar de a bobina durar muito mais que a própria vela, ela pode ter perdido sua eficiência e por isso a faísca está fraca. Mas, o que pode ter provocado a perda de eficiência da bobina?

Talvez o motor sofreu, por exemplo, por um superaquecimento e aqueceu exageradamente a bobina.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cláudio Martins 14 de fevereiro de 2021

Excelente explicação, valeu!!!!

Avatar
JOÃO JORGE MARTINS 13 de fevereiro de 2021

E normal o Corolla cri 2.0 fazer

5.5 km na cidade

Avatar
Braz Wilson 12 de fevereiro de 2021

O meu V8 Charger RT faz 7km por litro o tanque pega 70 litros não original mas acelero o bicho com vontade e ele anda não tem pra ninguém depois que substitui o carburador por eletrônico ficou mais nervoso em breve vou turbinar, não tô nem aí pro combustível quero me divertir e só uso aditivada da Shell

Avatar
José Basseto Filho 9 de fevereiro de 2021

O meu estava bebendo demais, consumindo, com o motor totalmente frio, tirei as velas, limpei varias vezes com lixa e Bombril, passei witlub, esperei, limpei novamente com um pano, passei o Aurélio nas conexões de velas e bobinas dos cabos que estavam oxidado, e antes coloquei 1 litro de querosene para um tanque, usei ate ficar 1/4, ficou perfeito, fui viajar e o ponteiro mal desceu.

Avatar
Márcio Tristão 13 de fevereiro de 2021

Me explica direito o que vc fez o meu Vectra elegance 8 válvulas flex está fazendo 5.7 k na cidade .tô usando álcool.pelo que entendi vc encheu o tanque de combustível e colocou um litro de querosene . E que e esse auerelio que vs passou .

Avatar
Reginaldo Estanislau 9 de fevereiro de 2021

O meu está desse jeito! Bebendo mais q eu, e falhando muito, tenho quase certeza que são às velas, pois uma vez estava assim e troquei e pronto resolvido o problema! Tenho q efetuar a troca o mais rápido possível, porém uma coisa sempre puxa outras…

Avatar
José Luiz da Silva 13 de fevereiro de 2021

Reginaldo, vc deve trocar o filtro de gasolina, as velas, os cabos de velas e nao esquecer também o filtro de ar que eu o pulmão do seu carro. Garanto que vc vera uma melhora consideravel no consumo de combustível de seu veículo..Tenho um crossfox 2011/2012 1.6 GII e estava consumindo fora do normal e depois que fiz limpeza de bicos,troca do filtro de gasolina e cabos de velas ele melhorou consideralvelmente .

Avatar
Deixe um comentário