Cor influi em conforto e segurança?

Cor do carro: algumas fazem mais sucesso que as outras. Entretanto, a tonalidade pode influenciar no conforto e segurança ao dirigir?

Por Boris Feldman 11/02/21 às 21h31
cor do carro paleta shutterstock 401082700
Cor do carro faz coisas... (Foto: Shutterstock)

Na compra de um carro zero, a cor é apenas aquela que mais te atrai? Ou você parte para o racional? Sim, porque existem dois aspectos relacionados com a cor do seu automóvel: conforto e segurança.

O conforto tem a ver com a temperatura interna, principalmente num país tropical, onde o carro fica às vezes, várias horas, sob o sol. E neste caso, quanto mais escura a cor, mais ele vai se aquecer internamente.

Quanto mais clara, mais os raios solares serão refletidos e a temperatura estará um pouco mais amena.

A cor está relacionada também com a segurança, pois algumas são mais visíveis. Entre elas, o amarelo, o branco e o vermelho. E uma pesquisa já apontou que carros dessas cores estão menos sujeitos a se acidentarem

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rogério Venturella 16 de fevereiro de 2021

Brasileiro compra carro pensando em vender! Não curte cor, tem medo de encalhar com o carro amarelo, laranja. Interior tem que ser preto!!! Porque suja!!! As fábricas por outro lado, pequenas series (lançamento) com cores chamativas ( promarca/modelo ) e depois ficam no prata, preto, branco, cinza, vermelho, azul… é um verde escuro… e deu!

Avatar
Deixe um comentário