Corolla Cross norte-americano. O mesmo, mas melhor

Com mais tecnologia e mecânica diferente, o Corolla Cross dos EUA está um passo à frente da versão disponível no Brasil.

Por Boris Feldman 14/06/21 às 21h30
O Corolla Cross dos EUA é como o do Brasil. Mas melhor!
O Corolla Cross dos EUA é como o do Brasil. Mas melhor! (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)

Quando, há cerca de dois meses, a Toyota lançou o Corolla Cross no Brasil, ela foi muito questionada a respeito da falta de componentes mais modernos neste seu primeiro SUV produzido no país. Alguns deles até presentes no próprio Corolla sedã, como por exemplo a sofisticada suspensão traseira do tipo multilink.

O diretor da Toyota retrucou e disse que não foi retirada essa suspensão do utilitário esportivo no Brasil, pois o projeto nasceu assim. Outros itens do Corolla Cross foram também criticados, como o freio de estacionamento acionado por pedal, um sistema antigo e já substituído, em modelos modernos, pelo comando elétrico.

VEJA TAMBÉM:

Mas a Toyota agora está em dificuldade para explicar porque o “mesmo” Corolla Cross acaba de ser lançado nos Estados Unidos com suspensão traseira multilink, freio de estacionamento acionado eletricamente e até, acreditem, transmissão 4×4.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
78 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Teles 21 de junho de 2021

Matéria comprada !!! As verões X e XE são eixo de torção nos EUA…só a versão XLE 4×4 que é multilink….como pode um jornalista ser tão tendencioso assim ??? pela matéria dá a entender que todas as versões dos EUA são multilink…. cadê a ética e compromisso com a verdade ????

Avatar
Marcelo C Guimaraes 21 de junho de 2021

A exemplo do corola Cross lançado recentemente no Brasil,com significativa diferença do seu irmão lançado nos EU podemos constatar que em outras marcas de veículos tbm ocorre a mesma coisa. Sempre vamos ter que conviver com essa descriminação.
Marcelo C Guimarães- João Pessoa-PB

Avatar
Teles 21 de junho de 2021

A grande diferença é o acionamento do freio de mão…o resto é tudo igual…lá eles tem uma versão 4×4 q é multlink e aqui temos versões hibridas….as demais versões são 4×2 com eixo de torção…essa matéria do boris é espetaculosa e super tendenciosa…..

Avatar
croqui 21 de junho de 2021

Matéria ideal para aqueles que não tem senso crítico e não leem outras fontes…ou seja acreditam em qualquer coisa….vão se informar !!!!

Avatar
Marcos Cardozo da Silva 20 de junho de 2021

Isso é bem feito e olha que tá vendendo que nem água já,o Boris já tinha feito uma crítica falando que esse modelo é um retrocesso mais o brasileiro bonzinho vai lá e compra toma seus trouxas o americano deve pensar que os idiotas daqui aceitam tudo de bom grado da Toyota.

Avatar
Augusto Sávio Parise 20 de junho de 2021

Esses Japas acham que gente é Índio,aceita qualquer porcaria, Eu não compro Toyota engana bobo👊👊👊

Avatar
Wilson Costa Filho 20 de junho de 2021

Assim que foi feito o lançamento, buscando informações sobre o produto, tais como itens de segurança, conforto, acabamentos, mecânica, consumo, o custo benefício e outros, desisti da aquisição. Com o lançamento americano então, só confirmou que acertei em minha decisão.

Avatar
Zezinho 20 de junho de 2021

É porque pagamos, somos idiotas.

Avatar
Ze mane 21 de junho de 2021

A TOYOTA NAO obriga ninguém a comprar o carro q eu saiba…muitos na ligam pra freio de mão que nem a maioria do fórum e preferem um carro q não quebra e tem 5 anos de garantia !

Avatar
Clzudivan Rodrigues Viana 19 de junho de 2021

Esse distrato com o consumidor não é só da Toyota não a Honda também vende o mesmo Civic lá no EUA com mais tecnologia do que eles vendem aqui no nosso país!

Avatar
Nilton Rodrigues da Silva 19 de junho de 2021

Infelizmente unico presidente brasileiro que chamou nossos carros de carroças foio Collor. Mas as montadoras quase todas nos tratam assim,vejam os modelos de carros semelhantes que aparecem em filmes americanos.Desaforo.Meu interesse por esse Corolla morreu!

Avatar
Geraldo Fernandes Baptista 19 de junho de 2021

Li vários comentários q nāo vai comprar mais, vou ver outro modelo. Será realmente q tem tantos CPFs com grana para isto? Memo com carnê tipo bíblia? Atualmente somente uns 250 mil CPFs compram carros zero no Brasil. Se continuar assim essas montadoras irāo cair uma a uma ou terāo q aumentar sua produçāo para exportação. Boris fale
sobre isto.

Avatar
Sérgio Aretakis 19 de junho de 2021

Estava até pensando em adquirir o novo corola cross mas diante deste absurdo, vou escolher outra marca.

Avatar
Moacir 20 de junho de 2021

Vou seguir no seu modelo,procurar outro carro no mesmo valor e melhor tecnologia.

Avatar
Adilson 19 de junho de 2021

Infelismente nos brasileiros somos tratados como pessoas que aceitam restos,não valorizam o povo brasileiro como deveriam valorizar,mas somos muito mais que isto que este tipo de atitude demonstra,seria o caso de boicotar e não comprar para eles sentirem realmente a nossa força,até estava analizando este veículo para comprar,mas já descartei,farei assim com outros que eu souber deste tipo de preferência,somos muito mais que isto que eles colocam (fora)….

Avatar
Patryk 16 de junho de 2021

Transmissão 4×4 é de doer.

Avatar
CICERO M. DE SOUSA JUNIOR 16 de junho de 2021

Como um apreciador de carros, a gente tem até admiração pela marca, mas infelizmente, a marca não está nem aí para o consumidor Brasileiro!A política de fabricação da marca é de o mínimo de gasto em equipamentos e o máximo de lucro que se possa arrancar do consumidor Brasileiro, lógico, oferecendo menos! A resposta pra isso é simples: aqui é o Brasil, onde eles mais lucram com os carros mais caros do mundo, com percentuais de lucros mais elevados e além disso, entregando bem menos qualidade! Não sei por quê, mais parece que essas figuras desses grupos empresariais aqui, assumem um comportamento mercadológico dos mais sanguessugas possível! É triste, somos aviltados de todos os lados, de um Governo GENOCIDA a CEOS de transnacionais sanguessugas!

Avatar
Joaquim da Silva 16 de junho de 2021

Ôhhh Boris, faz uma matéria sobre os modernos motores e câmbios que equipam o Corolla Cross ! Fala pro pessoal que eles são muito mais modernos e econômicos do que o powertrain do Compass e do Taos ! O 2.0 Dynamic Force tem duplo sistema de injeção (direta e indireta), gerenciamento térmico do motor é controlado por sensor e bomba dagua elétrica, tem corrente ao invés de correia dentada (não troca nunca), a sede das válvulas são cladeadas a laser, duplo comando de válvulas variável na admissão e na descarga e etc… associado a uma caixa de marcha cvt de 10 velocidades onde a 1º marcha de saída é uma engrenagem….esse powertrain da um banho no novo compass e no taos nem se fala já que o 1.4 tsi da VW é um muito bem velho…
OBS.: nem falei sobre os motores hibridos pq esse a concorrência nem tem…

Avatar
Teles 16 de junho de 2021

De acordo com a 4 rodas, o consumo do Corolla Cross 2.0 flex é 12 km/l na cidade e 15 km/l na estrada, pelo inmetro 11,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada….independente da fonte, é o SUV médio mais econômico de Brasil… na estrada ele é tão econômico quanto a versão híbrida…. e a potência de seu motor é 177 cv…para a potência do carro a economia é muito grande mesmo !!!

Avatar
jorge sucupira 16 de junho de 2021

Caramba, o carro com o dobro do motor consome igual a um VW Gol 1.0 !!!! Pode isso Arnaldo ?

Avatar
Wilson de Oliveira Sousa 20 de junho de 2021

Pode não , infelizmente é utopia. A maneira que a 4-rodas, faz avaliação é fantasia, eles conduzem o carro numa pista de testes e fazem a simulação de parada, obstáculos e sinais, aí eles obtém o consumo instantâneo e dizem que é o que o carro consome. Só valoriza às montadoras e maléfica com nós consumidores. Eu quero é ver eles fazerem de maneira original e objetiva e honesta. Abastecer o carro no clik e abrir a Km parcial e ao reabastecer no clik verificar o km e dividir pela quantidade de combustível, aí vc terá o consumo real e honesto e benéfico ao consumidor. Digo mais esse SUV faz no máximo 7,90 a 8,10 /km/litro . Infelizmente. Veja na página da 4Rodas a página de ranking de consumo é vergonhoso o que eles divulgam, sou assinante deles mas fico corado de tanta utopia com relação a consumo, quanto as matérias deles são 10000.

Avatar
Wilson de Oliveira Sousa 20 de junho de 2021

Complementando , a avaliação do Inmetro fica também a desejar, infelizmente.

Avatar
Teles 21 de junho de 2021

Vc pode até duvidar da 4 rodas e o inmetro, mas não pode discordar que é o SUV mais econômico da categoria !!!!

Avatar
Mcoe 19 de junho de 2021

Esse não é o sentido da coisa. Acho que vc não entendeu.

Avatar
Totonho 16 de junho de 2021

US Corolla Cross:
Built based on the TNGA-C platform, the Corolla Cross has a wheelbase of 2,640 mm, which is the same as the C-HR. However, it is slightly larger, measuring 4,460 mm long (+100 mm compared to the C-HR), 1,825 mm wide (+30 mm) and 1,620 mm tall (+ 55 mm). It also loses out on the double wishbones suspension for the rear, and is equipped with a torsion beam setup instead.

Avatar
Tintin 15 de junho de 2021

Matéria Mentirosa !!! Corolla Cross americano tem eixo de torção na traseira ! Somente a versão XLE 4×4 que tem suspensão multilink !

Avatar
Glauco Almeida 15 de junho de 2021

Toyota é Toyota. Não tem melhor, mas o Corolla Cross é uma piada, o tradicional é bem superior, não só em mecânica como em beleza. O Cross além de inferior é feio.

Avatar
teles 15 de junho de 2021

Corolla sedan é carro de velho, vovô….O cross tem uma pegada bem mais esportiva e jovem, além de um design que impressiona quando vc vê o carro ao vivo.

Avatar
Moacir 19 de junho de 2021

Como é bom ser velho…(vovô) com dignidade e ter o dinheiro para comprar o Corolla sedan!

Avatar
Alex 19 de junho de 2021

Pois é.
Carro de velho que faz 16km/l na estrada e que pisando anda muito bem. Com espaço, controle de estabilidade e 7 air-bags.
Carro e bem de consumo para levar do ponto a ao b.
Sei lá, prefiro um carro assim do que um 1.0 chique.
Mas é questão de gosto ou falta de.

Avatar
Gerson 15 de junho de 2021

Chega a ser vergonhoso a altura do solo, 1,3cm mais alto do que o corolla sedan.

Avatar
Teles 15 de junho de 2021

Quer comprar carro alto, compra uma SW4.

Avatar
Santiago 15 de junho de 2021

Não conheço qualquer montadora que ofereça aqui nos países emergentes aquilo que ela oferece lá nos países ricos.
Portanto, em matéria de lançamentos, sempre estamos ao menos um passo atrás. É a lógica de mercado das grandes montadoras, gostemos ou não.
Assim mais vale compararmos o que as diferentes montadoras nos oferecem aqui em nosso mercado.

Avatar
Renato Gioseffi Soares da Cunha 16 de junho de 2021

A Jeep e a Honda…

Avatar
Geraldo Lima 16 de junho de 2021

Jeep??? Honda???? Lá fora o Renegade tem o moderno motor 1.3 turbo e também uma versão híbrida, assim como o Compass. E boa parte da linha Honda (Fit, City, Civic e HR-V) está uma geração a frente da produzida aqui.

Avatar
Teles 16 de junho de 2021

Vc bebeu o que hoje ? Jeep nos EUA é uma das marcas que mais tem reclamação e de menor confiança e a honda sempre está com uma geração a frente no exterior em relação a geração dos carros no brasil … sem noção esse rapaz…

Avatar
Olavo 20 de junho de 2021

Subaru diminou o seguimento por longos anos e acho que ate hoje

Avatar
Renato Gioseffi Soares da Cunha 16 de junho de 2021

Jeep nós EUA tem reclamações? O 1.3 Turbo estará disponível para o ano que vem. Este ano teremos novos Honda iguais aos de fora. Tirando o freio de mão eletrônico o Corolla brasileiro é igual ou melhor que o americano. Agora se vocês falassem dos carros da VW eu até concordaria. E não sou sem noção não!

Avatar
Raymundomarkezan 15 de junho de 2021

Isso tem nome: preconceito com o brasileiro. Ia comprar o Corolla Cross, desistir por conta disso.

Avatar
Francisco 15 de junho de 2021

Toyota só entra em oficina pra trocar óleo !!!

Avatar
Sir.Alves 16 de junho de 2021

No geral, as peças da toyota são as mais caras do mercado de reposição,… Ate na Argentina(onde eh fabricada a Hilux), a Toyota eh muito criticada quanto a isso. Quem pega a bomba depois de 5 ou 6 anos de uso…. sofre amigo,

Avatar
Jonas Carraro 15 de junho de 2021

Fico vendo o Boris criticando a Toyota e o Corolla Cross e exaltando o Jeep Compass…dá vontade até de chorar…tive um jeep compass que com 30 mil km deu aquele problema da água no cambio ( tem vários vídeos no youtube sobre esse problema ) gastei 18 mil reais pra consertar o cambio…carro mais de 2 meses na oficina…. deu problema logo que saiu da garantia pra variar…jeep nunca mais… não recomendo a ninguém…

Avatar
Amaro 15 de junho de 2021

Queria ver o Boris fazer uma matéria sobre todos os problemas embarcados do JEEP COMPASS… no you tube tem monte de vídeo sobre isso…é pane eletrônica, água no cambio, injeção defeituosa, start/stop com problema….a lista é grande… to de olho !

Avatar
Marivaldo 19 de junho de 2021

Mesmo esse Corolla Cross brasileiro, inferior ao americano nós brasileiros compramos assim mesmo é por isso que eles não nós respeitam, se não vendesse eles melhoravam a qualidade. Mas muita gente acha isso normal se dizer que os carros aqui ainda é mais caro que lá fora.

Avatar
JOCA 15 de junho de 2021

Os fanboys ficam focados no freio de mão do carro, mas esquecem que o motor é mais moderno e mais econômico do que o do seu concorrente, sua caixa de marcha tem 10 velocidades, sua carroceria é ligeiramente maior e pesa 150 kg a menos, seu porta-malas é maior, o carro tem 5 anos de garantia e pra enterrar o Compass ele é um Toyota, sinônimo de confiabilidade e durabilidade e baixa desvalorização… quanto a questão de vendas já é difícil superar o jeep compass por causa da VENDA DIRETA (desconto de quase 25% pra pessoa jurídica e frotistas)…se vc tirasse a venda direta, o Corolla Cross em junho já seria lider….lembrando que a Toyota não dá desconto para pessoa jurídica…

Avatar
Antonino 15 de junho de 2021

É por isso que nas locadoras de carro só tem Jeep Renegade e Compass… Dificilmente vc verá um Toyota em locadora…

Avatar
Sir.Alves 16 de junho de 2021

Mas vc esqueceu um detalhe…. corola cross nao eh concorrente direto do jeep compass, e sim do renegade. Nao sou fanboy nem de uma nem de outra… mas temos que ser justos… o acabamento da toyota eh porco demais, banco de couro que rasga como tempo… alias,…falta muito couro no toyota pelo preço… o c.cross eh crossover de shopping,o jeep tem força e apelo off road verdadeiro com motor diesel.

Avatar
Antonino 16 de junho de 2021

O compass parece uma caixa de sapato ! Design muito simples…

Avatar
Geraldo Lima 16 de junho de 2021

Me desculpe mas o Corolla Cross concorre sim com Compass e também VW Taos (todos tem praticamente as mesmas dimensões). …quanto ao”banco de couro rasga com o tempo” isso pode acontecer com qualquer carro de qualquer marca. tudo tem um prazo de validade..

Avatar
Fernando Miranda 15 de junho de 2021

Eh absurdo. Mas eu ainda sou cliente da marca pela confiabilidade. O que adianta ir de Tracker (por exemplo) se o carro sai da loja cheio de defeitos e a GM finge que não é com ela? Enquanto as demais lancarem carros micados eu vou preferir pagar mais caro num Toyota.
Obs: não sou fã de marca de carro, de celular, de político….é apenas minha opiniao.

Avatar
teles 15 de junho de 2021

Amigo, vc entra no youtube e vê um monte de vídeos de defeitos ocultos de carros de diversas marcas, a jeep é campeã nesses vídeos… Se vc conversar com mecânicos, vc verá que Toyota é a que dá menos problema…

Avatar
teles 15 de junho de 2021

A matéria é um pouco parcial, pois o Corolla Cross americano só tem suspensão multilink a versão XLE que é AWD… as demais versões (L e XL) também são eixo de torção e não são 4×4. As duas diferenças são mesmo o freio de estacionamento e o porta-malas, em compensação lá eles não tem aro 18 e lá eles não tem versão híbrida por enquanto…

Avatar
IVAN VASCONCELLOS 15 de junho de 2021

Ôoo Boris, me conta uma novidade…

Avatar
Iver cg 15 de junho de 2021

Também achei um absurdo esperava mais do interior e de tecnologia nesse carro mas decepção já fiz encomenda de un jepp compas que está mais bonito e tem mais tecnologia e ainda é diesel

Avatar
Aroldo Alves 15 de junho de 2021

Jeep Compass***

Avatar
CLAUDIO ORTMANN 15 de junho de 2021

Toyota é uma marca confiável, mas vem perdendo mercado assim com a Honda, por não modernizarem seus carros.Desing antigo,falta de tecnologia embarcada, fazem com que percam mercado até para os chineses,que aliás são a bola da vez.

Avatar
Soares 15 de junho de 2021

Também esperei e fiquei decepcionado, parece que foi fabricado na China este Corolla Cross, vou de Taos.
Gosto mais da VW que Jeep, já tive Compass, e esperava um modelo mais confiável. Mas este junta junta da Toyota não vai rolar não….

Avatar
Alter Ego 15 de junho de 2021

Até tú TOYOTA??? Que vexame!!!

Avatar
Gilberto 15 de junho de 2021

Mas a Toyota sempre fez isso. E pior: fazia com itens de segurança, como Corolla com controle de tração e estabilidade lá fora e um botão “sport” no lugar aqui no Brasil. Ainda tem os recalls que eles fazem lá fora e se recusam a fazer aqui. Ou seja: a vida do brasileiro, para a Toyota, não vale nada.

Meu primeiro carro foi um Toyota e, de fato, nunca me deu dor de cabeça. Mas existem outras coisas que também são importantes num carro e na empresa que o fabrica e, pelo que expus, pretendo nunca mais comprar um Toyota na vida.

Avatar
Álvaro Fernandes Pereira 15 de junho de 2021

É porque encontra otários pra comprar.
Eu mesmo pretendia comprar mas, só por causa do freio de estacionamento ultrapassado, vou Jeep Compass.

Avatar
Z_H 15 de junho de 2021

Ou seja: vc é um otario!!!

Avatar
REGINALDO Lim 14 de junho de 2021

A toyota sempre foi assim e sempre será eu trabalhei na empresa conheço o sistema interno japoneses sempre dizem brasileiro reclama mais compra

Avatar
JOSE CARLOS FERREIRA 15 de junho de 2021

Infelizmente tenho que concordar com os japoneses,já é o segundo mais vendido, perdendo de lavada para o compass..

Avatar
REGINALDO ALVES LIMA 18 de junho de 2021

Eu não concordo infelizmente brasileiro tem a oportunidade de fazer uma mudança neste quesito mas infelizmente se rebaixa a tudo e todos por isso que ninguém respeita a gente por ficarmos sedendo a tudo que nos que vivem nos oferecendo

Avatar
Alessandro C Moraes 16 de junho de 2021

Tae! Coisa que só brasileiro faz!!!

Avatar
Renan Cezário 14 de junho de 2021

La no USA a qualidade dos veiculos tem que ser boa se não o produto não vende a comcorrencia é melhor que no Brasil eu comprei um NIVUS e não gostei irei comprar um COMPASS esse Corolla Cross jamais entrará na minha garagem com essa qualidade que esta.

Avatar
Alessandro C Moraes 16 de junho de 2021

Qual a cor do seu nivus? Versão?

Avatar
Jose Júlio Anacleto Filho 14 de junho de 2021

Eu estava ansioso aguardando o lançamento do Corolla Cross para adquirir um, mas me decepcionei com altura do carro, saiu muito baixo, acho que deveria ser ao menos igual aos concorrentes.

Avatar
Raul gaviria Avelino 15 de junho de 2021

Fecho contigo. Aguardava ansioso o lançamento, fizeram um Frankenstein, sem altura do solo, suspensão pior e mais barata, freio que retrocedeu no tempo. Vou para Compass.
Respeitem o cliente!!!

Avatar
Antonio carlos 14 de junho de 2021

Tenho Toyota,mas acredito que um desrespeito,com os consumidores do nosso país,apesar que sempre foi assim para nós sempre o pior,fora daqui tudo de bom.

Avatar
Zequinha 14 de junho de 2021

Tenho dó da probre alma que vai gastar uma fortuna pra comprar essa carroça

Avatar
Z_H 15 de junho de 2021

…é… quem tem essa grana para gastar num carro é uma pobre alma mesmo…….

Avatar
Gabriel Nunes de Oliveira 14 de junho de 2021

Simples, tem que boicotar e não comprar.

Avatar
Renan Cezário 14 de junho de 2021

Eu concordo plenamente,não irei comprar issa coisa irei para JEEP.

Avatar
Moises f macedo 16 de junho de 2021

vou de Corolla cros já comprei um amo os carros japonês morei nos Estados unidos por 5 anos lá só tem valor usado carros japonês jeep GM Ford usado só de graça

Avatar
Z_H 15 de junho de 2021

Claro!
O problema do preço alto se resolve assim, né Zé?
Aí a empresa fecha a fábrica, demite todo mundo e se manda… Ford manda um abraço… o Papa errou: o problema do Brasil não é a cachaça, é falta de estudo…

Avatar
Gilberto 15 de junho de 2021

Ora, meu amigo, qual a sua proposta? Comprar a qualquer custo qualquer porcaria por medo de fecharem a fábrica? Se não entregarem um bom produto por um bom preço, se não agirem de forma ética e honesta, tem que boicotar sim. Só vai levar prejuízo se não voltar atrás e continuar desrespeitando o Brasileiro. Fechar a fábrica não é a única opção.

Avatar
Augusto Sávio Parise 20 de junho de 2021

Isso aí, eu não compro esse desrespeito com o Consumidor, Toyota longe da minha garagem

Avatar
Deixe um comentário