A metálica não dá uma dentada no dono do carro

Correia dentada ou corrente metálica: qual delas é a mais duradoura e confiável? Veja aqui os pontos positivos e negativos de cada uma

Por Boris Feldman 19/11/20 às 07h30
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Corrente metálica no motor de um automóvel no lugar da correia dentada (Foto: Shutterstock)

“A correia dentada do meu motor arrebentou”, reclama um leitor do AutoPapo, “e muito antes da quilometragem prevista para troca”. E quer saber o que fazer: nada!

Além de assumir o prejuízo e procurar, na próxima, um carro que tenha corrente metálica, pois ela jamais se rompe.

Essa correia dentada de borracha pode até durar a quilometragem prevista, mas pode ir pro ‘beleléu’ muito antes, se o carro roda muito em região de minério ou de muita poeira.

Algumas fábricas jamais desistiram da corrente metálica, outras foram para a dentada e migraram de volta para a metálica.

Os únicos motores com correia dentada de longa duração são os da Ford, pois duram 250 mil quilômetros. Se a do seu carro é a dentada, fique de olho!

Corrente metálica no motor de um automóvel no lugar da correia dentada
Vai comprar ou trocar de carro? Priorize o que tenha corrente metálica (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
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    Rbt 19 de novembro de 2020

    Os carros da. Ford não usam correia dentada e sim corrente metálica

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      Lopes 20 de novembro de 2020

      Os motores ecoboost utilizam Correia dentada

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      Sergio 20 de novembro de 2020

      O Ka usa correia dentada.

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      Eu mesmo 20 de novembro de 2020

      Meu KA 2013 Zetec Rocam, usa corrente metálica.

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    Rento 19 de novembro de 2020

    Tem com resolver a questão da correia; é só comprar uma de qualidade e trocar as polias pq elas tbm desgastam;fica a pergunta_como um engenheiro diz que não tem como fazer nada?

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    Héctor 19 de novembro de 2020

    Absurdo! Pelo visto alguém não fez TCC, projetos de integração ou pelo menos um relatório descente na vida. Matéria sem fundamentação, vaga, e ainda. Fazendo que quem for leigo acredite nessa conversa fiada, correia dentada seca é usada nos motores sigma, a qual segundo o manual deve ser trocada ou substituída a cada 160000 km, motor 1.5, e não 250000 km.
    A correia dentada que deve ser trocada com km superior a 200000 km é a correia dentada embebida em óleo, mesmo assim a quilometragem para troca é 260000 km, motor 1.0 três cilindros. Consequentemente, as informações apresentadas na presente página estão completamente erradas.
    O que se espera de alguém que se diz ” engenheiro” é fundamentação e apresentação precisa sobre mecanismos de sincronismo ou outros.
    Dica: ler, se atualizar e ficar por dentro das novidades tecnológicas aplicadas a mecânica automotiva é dever do responsável que divulga as informações.
    Leiam!

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      João 20 de novembro de 2020

      Me admiro você querer vim dar lição de moral se não se deu nem o trabalho de ler o texto ou escutar o vídeo! Quem falou que Correia dentada seca dura mais de 200.000? Ele falou que a corrente dura 250.000 ou ora vida toda.

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        Héctor 20 de novembro de 2020

        A seguir coloco o texto da matéria que o seu mestre ou herói publicou:”Os únicos motores com correia dentada de longa duração são os da Ford, pois duram 250 mil quilômetros. Se a do seu carro é a dentada, fique de olho!”
        Recomendo que você leia direito e verifique as informações antes de debater, pois em tempos de acesso fácil a informação é no mínimo vergonhoso você defender informações incorretas. Se você não acredita no que eu escrevi, Tenta baixar o manual técnico da Ford. Lá você terá informações precisas.

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    Mendes 19 de novembro de 2020

    Como assim a corrente nunca rompe? Já fiquei na estrada com um CR-V que a corrente quebrou!

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    Marco 19 de novembro de 2020

    Reportagem sem corpo, ainda fez uma propaganda mentirosa das correias dentadas de carros da Ford. Pra quem não entende nada de mecanica, não serviu pra nada, pra quem conhece um poquinho também não serviu pra nada.

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    Pronca 19 de novembro de 2020

    Matéria ultra completa e realmente esclarecedora para os leigos. Ou isso foi só a primeira temporada ?!… Eu sei do que estão falando. Mas e os outros ?!… Completem isso aí… É algo muito importante pra parar onde pararam.

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