Correia banhada a óleo não permite economia

Peça tem a vantagem da durabilidade, mas exige que a manutenção siga rigorosamente as especificações técnicas definidas pela montadora

CORREIA DENTADA BORRACHA OLEO MANUTENÇÃO
Ao contrário da correia feita de borracha que exige troca a cada 50 mil ou 60 mil, a durabilidade da que é lubrificada com o óleo vai além dos 200 mil km (Foto: Shutterstock | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 30/04/2024 às 07h02

A correia dentada de borracha é um discutível avanço tecnológico em relação à corrente de aço. Essa substituição é baseada no duvidoso argumento de que ela faz menos ruído.

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Entretanto, a verdade é que ela é mais barata e mais problemática. A correia feita de borracha exige troca a cada 50 mil ou 60 mil km, mas, às vezes, ela rompe antes disso.

Já alguns motores têm essa correia dentada lubrificada com o óleo do próprio motor e sua durabilidade vai além dos 200 mil km. Por isso, quando aparece na concessionária um Chevrolet Onix ou Ford Fiesta com pouco mais de 100 mil km rodados e a correia arrebentada, a oficina já sabe qual é o problema.

Isso aconteceu porque o dono do carro, ao trocar o óleo, não seguiu a recomendação da fábrica e colocou um outro, um pouquinho mais barato e deu no que deu.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
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Edilson severo 1 de maio de 2024

Queria saber qual foi jumento quer inventou esse projeto

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Diego 30 de abril de 2024

Se as trocas são realizadas na concessionária e quebrou antes do recomendado no manual ao meu ver cabe um processo.

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... 30 de abril de 2024

E Se todas as trocas foram feitas na concessionária como óleo que colocou é mais barato próprio óleo recomendado está dando problema não só um mais varios relatos de mesmo todas revisões feitas na concessionária está dando problema

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João 30 de abril de 2024

Eu imagino que houve um erro na hora de escrever o artigo, o modelo Ford Fiesta Não utiliza correia banhada a óleo (Exceto na versão Ecoboost, que é até rara), creio que o modelo que você queria mencionar era o Ford KA

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