Dá para trocar a correia dentada por uma corrente metálica?

Corrente é melhor do que correia dentada? Leitor do AutoPapo quer saber se é possível substituir a borracha pela metálica no motor do carro

Por Boris Feldman 29/12/20 às 07h30
correia dentada borracha troca corrente metalica motor carro
Leitor do AutoPapo quer substituir a dentada de borracha pela corrente metálica; é possível? (Foto: Shutterstock)

Um leitor do AutoPapo diz que me ouviu comentando sobre o motor com correia dentada de borracha ao invés da corrente metálica. Que as vantagens da correia de borracha não compensam suas desvantagens.

Seu principal problema é ter de ser substituída…

Ela não tem durabilidade quase eterna, como a corrente metálica. E o que é pior: se o carro roda num ambiente de minério ou de muita poeira ou terra, a correia dentada de borracha se rompe numa quilometragem inferior àquela prevista pela fábrica para sua substituição e faz um estrago no motor.

A pergunta do leitor: “posso trocar a correia de borracha do meu carro por uma metálica? Resposta: infelizmente é impossível pois, ou o motor foi projetado para metálica, ou para a de borracha. Teria que mudar o motor inteiro!

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
AIRTON OLIVEIRA 23 de maio de 2021

GOSTARIA DE SABER SE A TOYOTA RAV 4 2011A 2012 JA VEM COM A CORRENTE METALICA.

Avatar
José Roberto Maestro 30 de dezembro de 2020

Corretíssimo!
O motor com corrente metálica possui um reservatório de óleo que é dedicado a lubrificação da corrente e adjacentes,o mesmo óleo do motor. E é protegido de poluentes.
Então o desgaste é mínimo.

Avatar
OpalaSemCaneco 20 de maio de 2021

👏🏻👏🏻

Avatar
OpalaSemCaneco 20 de maio de 2021

Excelente

Avatar
Breno faria 29 de dezembro de 2020

Excelente resposta e isso queria aprender pois nao sabia !!!!!!!
Parabens obrigado!!!!
Breno.

Avatar
Osgood Fernandes Teixeira 29 de dezembro de 2020

Ele deve ter pensado que era fácil como em motos. Em motos têm muita gente fazendo a alteração, mas no sentido contrário. Troca-se a corrente por uma correia, que dá menos manutenção e dura bem mais que as relações com corrente metálica.

Avatar
Breno 29 de dezembro de 2020

Acredito que não pois o barulho e o desgaste devido o atrito da correia e as engrenagens seriam muito grande. Simples assim!

Avatar
Costa 29 de dezembro de 2020

Em um motor com corrente de comando essa fica sendo permanentemente lubrificada pelo óleo que está no cárter um compartimento selado interno ao bloco do motor. Já a de correia dentada fica resposta na parte externa do motor protegida por um graça pó. Ficaria difícil a substituição por esse motivo a lubrificação intensa que a corrente exige.

Avatar
Joao paiva de Queiroz 29 de dezembro de 2020

gostaria de saber onde fica alocalização do destrubuidor das velas do automático ano 2013/14 PREVILEGE 1 6 16valulas porque nao tenho resposta seja tem ou nao é o sandero aguardo resposta do Boris

Avatar
OpalaSemCaneco 20 de maio de 2021

A correia do 1.0 fire da fiat tem a frente protegida por uma tampa de plástico, mas só a frente mesmo kkkkk da pra ver ela rodando quando se olha o motor de frente na diagonal

Avatar
Deixe um comentário