Dá para trocar a correia dentada por uma corrente metálica?

Corrente é melhor do que correia dentada? Leitor do AutoPapo quer saber se é possível substituir a borracha pela metálica no motor do carro

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Leitor do AutoPapo quer substituir a dentada de borracha pela corrente metálica; é possível? (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 29/12/2020 às 07h30

Um leitor do AutoPapo diz que me ouviu comentando sobre o motor com correia dentada de borracha ao invés da corrente metálica. Que as vantagens da correia de borracha não compensam suas desvantagens.

Seu principal problema é ter de ser substituída…

Ela não tem durabilidade quase eterna, como a corrente metálica. E o que é pior: se o carro roda num ambiente de minério ou de muita poeira ou terra, a correia dentada de borracha se rompe numa quilometragem inferior àquela prevista pela fábrica para sua substituição e faz um estrago no motor.

A pergunta do leitor: “posso trocar a correia de borracha do meu carro por uma metálica? Resposta: infelizmente é impossível pois, ou o motor foi projetado para metálica, ou para a de borracha. Teria que mudar o motor inteiro!

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
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Alexandre Tourinho 23 de agosto de 2021

Tive no passado um Corcelzinho que danificou o motor por que a correia -metálica- se danificou. Nunca tive esse problema com veículos com correia dentada. Basta fazer as revisões corretamente.

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Agostinho Benedito Sabino 23 de agosto de 2021

Olá boa tarde tenho uma TR4 2005 a gasolina mecânica,4×4, instou pensando em trocar por uma mais nova de 2012.a 2015 automática a minha dúvida as TR4 e de quatro macha na estrada de Auta velocidade e vantagem. obrigado aguardo a resposta

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AIRTON OLIVEIRA 23 de maio de 2021

GOSTARIA DE SABER SE A TOYOTA RAV 4 2011A 2012 JA VEM COM A CORRENTE METALICA.

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José Roberto Maestro 30 de dezembro de 2020

Corretíssimo!
O motor com corrente metálica possui um reservatório de óleo que é dedicado a lubrificação da corrente e adjacentes,o mesmo óleo do motor. E é protegido de poluentes.
Então o desgaste é mínimo.

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OpalaSemCaneco 20 de maio de 2021

????

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OpalaSemCaneco 20 de maio de 2021

Excelente

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Breno faria 29 de dezembro de 2020

Excelente resposta e isso queria aprender pois nao sabia !!!!!!!
Parabens obrigado!!!!
Breno.

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Osgood Fernandes Teixeira 29 de dezembro de 2020

Ele deve ter pensado que era fácil como em motos. Em motos têm muita gente fazendo a alteração, mas no sentido contrário. Troca-se a corrente por uma correia, que dá menos manutenção e dura bem mais que as relações com corrente metálica.

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Eder 15 de outubro de 2022

Não deve confundir oo propósito de colocar Correia na ” transmissão da moto e correia na sincronização do motor, pois são coisas diferentes.

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Breno 29 de dezembro de 2020

Acredito que não pois o barulho e o desgaste devido o atrito da correia e as engrenagens seriam muito grande. Simples assim!

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Costa 29 de dezembro de 2020

Em um motor com corrente de comando essa fica sendo permanentemente lubrificada pelo óleo que está no cárter um compartimento selado interno ao bloco do motor. Já a de correia dentada fica resposta na parte externa do motor protegida por um graça pó. Ficaria difícil a substituição por esse motivo a lubrificação intensa que a corrente exige.

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Joao paiva de Queiroz 29 de dezembro de 2020

gostaria de saber onde fica alocalização do destrubuidor das velas do automático ano 2013/14 PREVILEGE 1 6 16valulas porque nao tenho resposta seja tem ou nao é o sandero aguardo resposta do Boris

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OpalaSemCaneco 20 de maio de 2021

A correia do 1.0 fire da fiat tem a frente protegida por uma tampa de plástico, mas só a frente mesmo kkkkk da pra ver ela rodando quando se olha o motor de frente na diagonal

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