Banco com airbag interno: pode revestir?

Carros com bancos de tecido e airbags laterais podem ser revestidos em couro ou isso ofereceria resistência a sua saída na hora do impacto?

Por Boris Feldman 05/04/21 às 07h30
airbag lateral etiqueta detalhe banco de couro
Muitos carros oferecem também os airbags de cortina e os laterais (Foto: Shutterstock)

Além dos airbags frontais obrigatórios no Brasil, muitos carros importados e até alguns modelos nacionais oferecem também os airbags laterais e os de cortina. Estes ficam embutidos nos dois bancos dianteiros.

E, no caso de um impacto lateral, essas bolsas são programadas para se inflarem entre o banco e a porta. Mas, um carro com bancos dianteiros de tecido e airbags internos podem ser revestidos em couro?

Sim, mas tem um problema delicado a ser resolvido: a costura do couro, no local onde a bolsa vai se inflar, tem que ser mais frágil e não opor resistência à sua saída.

Aliás, sair do banco ela vai de qualquer jeito, pela força do impacto. Mas ela poderá se desviar da posição final programada (entre o banco e a porta) e não proteger ninguém!

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 5 de abril de 2021

Pois é, não mande colocar couro no banco para economizar em veículos que já possuem airbag lateral, perde nao só ma garantia como a funcionalidade do airbag.

Avatar
Deixe um comentário