Cuidado com as dicas ‘furadas’ sobre o ar-condicionado

Hoje em dia, o ar-condicionado é controlado pela central eletrônica do carro. Isso faz com que ele trabalhe de forma mais autônoma e inteligente

ar condicionado jeeprenegadetrailhawk vermelho27
ar condicionado Jeep Renegade Trailhawk (Foto Jeep | Divulgação)
Por Boris Feldman
18 de novembro de 2020 19:30

O ar-condicionado está virando equipamento padrão na maioria dos nossos automóveis. E quanto maior sua presença, maior também a quantidade de conselhos e dicas, principalmente pela internet.

E entre as dicas, algumas corretas, mas muitas furadas, sem nenhum fundamento técnico. ‘Não ligue o ar se você estiver em alta velocidade‘, ‘não importa a temperatura que o motorista estabelece, o consumo de combustível sempre será o mesmo’.

Pois então saiba que o ar-condicionado hoje é completamente controlado pela central eletrônica. E o motorista pode acioná-lo com o carro parado ou em movimento, tanto faz. Se o pedal do acelerador é acionado até o fundo, a central sabe que precisa de mais potência e desliga o ar-condicionado durante alguns segundos. E também o desliga se perceber um superaquecimento do motor. Porém, quanto mais frio o motorista quiser no interior do carro, maior sim o consumo de combustível.

ar-condicionado-Jeep-Renegade-Trailhawk
Ar-condicionado do Jeep Renegade Trailhawk – Foto Jeep | Divulgação

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário