Qual é a medida certa: acelerar antes de ligar ou de desligar o motor?

Nenhuma dessas duas alternativas está correta: motor não se acelera quando liga e, muito menos, quando desliga!

Por Boris Feldman 18/11/20 às 18h00
Ligar o carro
chave na ignição (Shutterstock)

Muitos motoristas discutem, sabe, nessas rodinhas de gente que fala sobre automóvel? Alguns dizem que toda vez que se liga o motor tem que acelerar, dar uma acelerada. Já os outros dizem: não, está errado, acelera é quando vai desligar. Antes de desligar, dá um acelerada e desliga. Qual deles está certo?

Ninguém está certo, não tem que acelerar nada! Nem quando liga e nem quando desliga. Porque quando você liga o motor é a hora mais crítica, de maior atrito entre as partes móveis, porque o óleo ainda não chegou para lubrificar todo o motor. Ele ficou parado a noite inteira, horas, durante o dia. Então, o atrito é enorme.

VEJA TAMBÉM:

Então, liga, deixa em marcha lenta, pelo menos, vinte  a trinta segundos até a lubrificação chegar em  todas as partes móveis.

Também quando você  desliga, nada de dar uma acelerada antes  de desligar. Porque você acelera, enche de combustível o motor, e você desliga… E aquele  combustível que ficou lá dentro? Aquela mistura de gasolina ou de etanol, ela não vai queimar, vai escorrer pelas paredes dos cilindros e vai  chegar lá no óleo no cárter, o que é extremamente  prejudicial.

Então, motor não se acelera nem quando liga e muito menos quando desliga!

Ligar o carro

Foto: Shutterstock

1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    MARCUS HENRRIQUE FERNANDES RAMOS 18 de novembro de 2020

    Mas quem é que já ouviu falar disso? Coisa de burro!

Avatar
Deixe um comentário